Vai viajar? Saiba tudo sobre como renovar passaporte

Tudo pronto para sair do país? Atenção aos documentos! Veja como renovar passaporte e bombar nas suas viagens internacionais!

Ter a documentação em ordem na hora de viajar para o exterior é fundamental para que nada atrapalhe seus planos. Por isso, atenção à data para renovar passaporte, mas também aos procedimentos necessários.

A questão é que desde dezembro de 2017 há novas regras. Ficou mais fácil, é verdade, mas ainda pega muita gente de surpresa. Como a MaxMilhas não quer que nada atrapalhe sua trip, a gente separou um verdadeiro passo a passo, com todos os detalhes que você precisa ficar atento.

Passo a passo para renovar passaporte

Não precisa deixar o documento vencer para renovar passaporte. Por isso, fique atento à data. Os passaportes emitidos depois de 2016 têm validade de 10 anos, mas para os anteriores esse prazo é de 5 anos.

No entanto, programe-se e prepare-se, porque, na verdade, renovar passaporte significa emitir um novo documento após a data de validade do antigo. Assim, todo o procedimento é o mesmo de quem vai tirar passaporte pela primeira vez.

1 – Preencha o formulário no site da Receita Federal

O primeiro passo, então, é preencher um formulário de solicitação de passaporte no site da Receita Federal, que você pode acessar clicando aqui. O requerimento pede várias informações, por isso deve ser preenchido com cuidado.

Além dos dados básicos de identificação, como CPF, identidade e título de eleitor, os homens com mais de 19 anos devem também apresentar o número do Certificado de Dispensa de Incorporação, documento que prova o alistamento e a liberação no Exército.

2 – Pague o GRU

O passo seguinte é, no próprio site da Receita Federal, emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU). Esse boleto, que deve ser impresso e pago, tem valor de R$ 257,25.

Você só vai conseguir agendar um horário para renovar passaporte depois que o boleto for pago. Isso porque o sistema de agendamento só é liberado após a confirmação do pagamento.

3 – Faça o agendamento para renovar passaporte

Depois de efetuado o pagamento, volte ao site. Na última aba do formulário, ou aqui, você vai escolher a unidade da Polícia Federal na qual deseja ser atendido e agendar um horário de acordo com a disponibilidade. Se não houver posto de atendimento na sua cidade, basta fazer o agendamento na unidade mais próxima.

Dependendo da época do ano, pode levar um bocado para conseguir horário livre. Basicamente, quanto mais próximo da alta temporada, mais gente procura renovar passaporte. Também há variação de acordo com a região e a procura em cada cidade. Por isso, não deixe para a última hora.

4 – O que levar no dia do atendimento

Chegue no Posto da Polícia Federal pelo menos 15 minutos antes do horário marcado. Os documentos pedidos devem estar em bom estado, já que rasurados ou muito velhos provavelmente serão recusados. É preciso levar documento de identidade, CPF e o passaporte antigo, em caso de renovação.

Até dezembro de 2017, era preciso levar ainda o título de eleitor e comprovante da última eleição, além de comprovante de quitação de serviço militar. Agora, no entanto, é feita uma consulta online dessas informações, na hora do atendimento. Tenha certeza de que está tudo certo.

O retrato que vai constar no documento é feito na hora, assim como são colhidas assinaturas e digitais. Depois é só esperar a data de entrega do novo passaporte, que leva em média uma semana pra ficar pronto. Ele só pode ver retirado pessoalmente, mediante documentos de identificação, e podem ser cancelados se não forem retirados em 90 dias.

Se o passaporte antigo ainda tiver visto válido, não esqueça de levá-lo junto na próxima viagem com a MaxMilhas!

Agora que você já sabe tudo sobre como renovar seu passaporte, já pode se programar e comprar sua passagem aérea mais barata! Vem com a gente e descubra como a MaxMilhas ajuda você a dar a volta ao mundo!

Deixe um Comentário