Quando ir a Santarém?

Santarém ficou conhecida por ter praias de águas cristalinas que lembram as do Caribe. E, assim como a região do continente americano, a cidade paraense exige que o viajante pesquise antes de decidir quando ir.

Porém, ao contrário de algumas partes do Caribe, Santarém pode ser visitada durante o ano inteiro. O que mudam mesmo são as atrações que você encontrará por lá em cada momento.

Saiba mais nesse post!

Afinal, quando ir a Santarém?

Clima

Esqueça a noção de que passamos por quatro estações ao longo de um ano. Em Santarém, acontecem apenas o verão e o inverno amazônicos, que se diferenciam pela chuva. Por isso, é muito importante saber quando ir a Santarém, para aproveitar ao máximo tudo que a cidade tem para oferecer.

O verão amazônico vai de agosto a dezembro e é considerado a estação seca. As temperaturas transitam entre as casas dos 20 e dos 30 graus, com mínimas de 24ºC e máximas de 35ºC.

O inverno amazônico vai de janeiro a julho e é considerado a estação chuvosa. Os índices pluviométricos podem passar dos 120 mm por mês, mas é bem difícil chover o dia inteiro. As temperaturas continuam altas.

Por ficar no coração da floresta amazônica e ser banhada por rios, Santarém é uma cidade bem úmida o ano inteiro. No entanto, também há uma boa incidência de ventos, o que ajuda a refrescar um pouco.

Alta, média e baixa temporada

Embora Santarém conte com alta, baixa e média temporada, cada um desses períodos tem algo de interessante a oferecer. Então, você precisa escolher os passeios que parecem mais atraentes ou visitar a cidade em períodos diferentes!

Alta temporada

A alta temporada em Santarém compreende os meses de novembro a fevereiro. É quando as águas do Rio Tapajós tendem a recuar, revelando uma faixa de areia extensa que os turistas aproveitam bastante.

Certamente, essa é a melhor época do ano para curtir as praias de Alter do Chão. Também é quando há mais ofertas de hospedagem, alimentação e passeios. Mesmo assim, não é tão caro.

Média temporada

Para quem deseja conhecer um pouco de cada lado de Santarém e/ou aproveitar a cidade com mais tranquilidade, os melhores meses para viajar são março, agosto e outubro.

Baixa temporada

Na baixa temporada, que acontece entre os meses de abril e julho, o Rio Tapajós pode subir até 7m. Assim, as praias são escondidas pelas águas e o turismo adormece. Inclusive, os poucos passeios disponíveis costumam ficar mais caros.

Nesse período, uma das atividades mais concorridas é a da floresta encantada. Trata-se de um passeio de canoa entre as copas das árvores submersas em que é possível observar a fauna e a flora. Imperdível!

Eventos

O primeiro grande evento do calendário anual de Santarém é promovido pela Igreja da Paz no mês de julho no Estádio Colosso dos Tapajós. São três dias de música, dança e teatro.

Porém, o principal evento de Santarém é o Sairé, que é realizado em setembro em Alter do Chão. Durante cinco dias, diversas manifestações folclóricas e religiosas animam os turistas. Os preços tendem a aumentar.

Entre os meses de novembro e dezembro acontece o Círio de Nossa Senhora da Conceição, que é considerada a padroeira da cidade. Esse evento é composto por festas e procissões.

Como não poderia deixar de ser, Santarém é uma cidade bastante procurada no Réveillon e no Carnaval. Normalmente, o agito acontece na orla da cidade e, é claro, em Alter do Chão.

Esperamos que esse post ajude você a decidir quando ir a Santarém! Depois é só passar no site da MaxMilhas e comprar as suas passagens aéreas com desconto.

Deixe um Comentário

Tags: