Saiba o que fazer em São Paulo com nossas dicas de passeios e pontos turísticos

Não sabe o que fazer em São Paulo? A cidade conta com opções para todos os gostos. Vem conferir tudo o que você pode conhecer. 

Sem tempo para ler este texto? Ouça no player abaixo!

A cidade de São Paulo é o grande centro urbano do Brasil. Por lá, passam pessoas que querem visitar a cidade, que estão a trabalho ou que estão fazendo escala para outros lugares do Brasil e do mundo. Seus moradores vêm de todos os cantos do país e mesmo de outros países em busca de oportunidades e de uma nova vida.

Com tanta diversidade, não é de se admirar que a terra da garoa seja um prato cheio para quem busca diversão, entretenimento, cultura e gastronomia. Sempre há o que fazer em São Paulo, por isso, uma visita nunca será igual à outra.

Para você que está planejando uma visita à cidade, preparamos este post com dicas de o que fazer em São Paulo. São indicações de lugares imperdíveis, passeios e pontos turísticos que você pode conhecer na capital paulista. Vamos nessa? 😉

Principais pontos turísticos de São Paulo

A famosa Avenida Paulista

Avenida Paulista, São Paulo

Inaugurada em 1891, a Avenida Paulista foi mudando de função na cidade, mas nunca perdeu sua importância e seu reconhecimento nacional. Onde costumavam ficar elegantes residências de famílias importantes, hoje fica o centro financeiro e um dos principais pontos culturais da cidade.

Além de visitar as muitas lojas da avenida, você pode conhecer o Museu de Arte de São Paulo (MASP), que falaremos mais para frente. Também é possível apreciar as muitas formas de arte que os artistas de rua locais apresentam.

Nos domingos, a avenida fica fechada para carros e se torna um parque no meio do asfalto, perfeito para passear, praticar esportes e se divertir com a família e os amigos.

Que tal comer no Mercado Municipal?

Mercado Municipal, São Paulo

Toda capital brasileira tem um mercado municipal. Porém, o Mercadão de São Paulo continua sendo o mais famosos entre eles. Você pode pegar o metrô na estação Trianon-MASP, próxima ao museu, e chegar nesse lugar em que os paulistanos fazem suas compras e comem algumas das delícias locais.

No piso superior do mercado você pode encontrar o famoso sanduíche de mortadela que, apesar de sua simplicidade, se tornou um dos lanches mais famosos da cidade. Depois, desça e descubra o que cada banquinha do mercado tem a oferecer. Um passeio imperdível para quem tem dúvidas de o que fazer em São Paulo.

Passar a noite na Vila Madalena

Vila Madalena, São Paulo.

Quando a noite chega, onde você pode curtir a noite em São Paulo? Na Vila Madalena. O bairro é repleto de lugares descolados, como cafeterias temáticas e lojas vintages, que podem ser aproveitados mesmo à luz do dia.

Mas, quando a noite chega, os bares da Vila Madalena são o melhor lugar para quem quer beber alguma coisa, se deliciar com alguma comidinha e ouvir música boa.

Visitar o bairro Liberdade

Bairro Liberdade, São Paulo

Um pedaço da Ásia em São Paulo: esse é o melhor jeito de descrever a Liberdade. Apesar de a população do bairro ser majoritariamente de imigrantes e filhos de imigrantes japoneses, é possível encontrar restaurantes chineses e coreanos no local. Além disso, você pode encontrar outros produtos originários desses países que só se encontram na Liberdade.

Nos finais de semana, a feirinha na Praça da Liberdade oferece uma grande variedade de trabalhos artesanais – roupas, calçados, enfeites, brincos, colares, canecas… O lugar perfeito para comprar uma lembrancinha para quem ficou em casa. Se bater aquela fome, algumas barraquinhas vendem tempurá, gyoza, yakissoba e outras delícias orientais.

Ir à Estação da Luz

Estação da Luz, São Paulo

Aberta em 1901 com estruturas trazidas da Inglaterra, a Estação da Luz é mais do que uma estação de trem ou metrô: ela é uma construção de valor histórico e arquitetônico incomparável, logo um dos principais pontos turísticos de São Paulo. Depois dessa visita, você pode atravessar a rua e conhecer a Pinacoteca do Estado, outro museu que falaremos por aqui.

Principais museus de São Paulo

Por ser uma cidade cosmopolita, São Paulo conta com inúmeras atrações culturais. São vários museus espalhados pela capital que, de forma única, são capazes de contar as histórias que acontecem por ali.

MASP

Ícone da cidade de São Paulo, o MASP abriga 8 mil peças de pinturas ocidentais, englobando grandes nomes da arte mundial, como Picasso, Van Gogh, Montegna, Botticelli, Monet e Rafael. Dentre os ilustres brasileiros destacam-se Portinari, Di Cavalcanti e Anitta Malfatti.

Seu edifício foi tombado como patrimônio histórico, sendo um importante centro cultural de São Paulo, em que, além das exposições fixas, recebe eventos culturais e exposições de outros países com frequência. Além disso, o museu é um ponto de encontro de várias tribos da cidade.

Pinacoteca

O museu de artes visuais mais antigo da cidade de São Paulo abriga obras únicas do modernismo, fazendo parte do Circuito Internacional de Exposições. Como importante polo cultural, a Pinacoteca recebe anualmente 500 mil visitantes, além de ser sede de diversos eventos culturais de renome na cidade.

Museu do Ipiranga

Mais um ponto turístico de São Paulo dos representantes artísticos da cidade, o Museu do Ipiranga faz parte do conjunto arquitetônico do Parque da Independência e é considerado um dos mais importantes museus da Universidade de São Paulo. Seu edifício possui estilo arquitetônico eclético, rico em detalhes e faz parte da história de São Paulo com seus lindos jardins e acervo com mais de 125 mil artigos.

A “selva de pedra” por outro olhar

Além de todo o fluxo comum de uma capital movimentada, São Paulo conta com pontos de fuga para quem quer ter paz ou uma experiência diferente em meio a correria que faz parte do DNA da cidade. Quer ver?

O verde do Parque do Ibirapuera

Parque Ibirapuera, São Paulo

Em meio a cidade, um reduto de descanso, paz e lazer. Esse é o Parque do Ibirapuera, onde estão localizados a Fundação Bienal, o Museu Afro Brasil e o Museu de Arte Moderna. Além destes recintos o Parque do Ibirapuera conta com aluguel de bicicletas, pista para skate e patinação.

Na Praça da Paz ocorrem shows periódicos e no Auditório do Ibirapuera ocorrem grandes apresentações nacionais e internacionais.

Rock na Augusta

Para quem aprecia o Rock, a noite de São Paulo pode ser bem aproveitada ao som deste estilo musical na Rua Augusta, uma das principais ruas do centro de São Paulo.

Que tal ver São Paulo do alto?

Esse é outro programa que super vale a pena em nossa lista de o que fazer em SP, principalmente ao anoitecer: as luzes da cidade são realmente impressionantes.

Alguns lugares são privilegiados. Você pode escolher entre o Banespão (Edifício Altino Arantes); o Edifício Itália; o Edifício Martinelli (todos no Centro); o Museu de arte Contemporânea; o Skye Bar, no terraço do Hotel Unique; ou o The View Bar, às margens da Paulista.

Mas não pense que Sampa só tem concreto a oferecer. Lá do alto do Horto Florestal, você mal vai reconhecer a cidade em meio a tanto verde.

São tantas opções que não falta o que fazer em São Paulo! Com tamanha diversidade, você poderá escolher o melhor passeio para você.

Então, agora que você já sabe o que fazer em São Paulo, o que está esperando para conhecer essa metrópole brasileira? Veja as passagens mais baratas para São Paulo no nosso site e garanta sua viagem! 😉

Deixe um Comentário