Guia de viagem para a Inglaterra

Quer conhecer a Inglaterra? Este guia reúne tudo o que você precisa saber: como chegar, quando ir, o que fazer, como se preparar e muito mais!

A Inglaterra é uma nação única e encantadora. É conhecida por ser a terra da rainha, apresentar as famosas cabines telefônicas vermelhas, contar com a grande torre do Big Ben, ser o berço dos Beatles, ter a tradição do chá das cinco, abrigar lindos castelos, ser palco de diversas batalhas antigas, conter o cenário megalítico de Stonehenge e oferecer inúmeras universidades de ponta. O que não faltam são motivos para viajar para esse país.

Integrante do Reino Unido, a Inglaterra é considerada uma das grandes potências da Europa. O país guarda uma beleza ímpar e uma cultura milenar, além de ter um caráter multifacetado, que reúne traços cosmopolitas.

O ar tradicional e moderno, ao mesmo tempo, é o que mais atrai os milhares de turistas que desembarcam todos os anos para conhecer esse local incrível. Além disso, o destino é um dos preferidos dos estudantes quando o assunto é intercâmbio. Afinal, a língua oficial do país é o inglês.

Quer saber como viajar mais e conhecer esse destino encantador? Então, você está no lugar certo. Este artigo funcionará como um verdadeiro manual, onde você conhecerá melhor sobre a Inglaterra e as principais características desse país.

Boa leitura!

Como viajar para a Inglaterra?

A relevância turística da Inglaterra é extremamente alta. Todos os anos, o país recebe milhares de viajantes de todas as partes do mundo. Nesse sentido, existem diversas maneiras de chegar até esse destino. Mas é claro que a principal forma continua sendo o tradicional avião.

Opções de voo

A Inglaterra tem um território com grande extensão. Por isso, existem diversos aeroportos espalhados pelo país, como Heathrow, Gatwick, Stansted e Luton (em Londres), além de outros situados nas principais cidades, como Manchester, Bristol, Newcastle, Liverpool, East Midlands etc.

É possível encontrar voos diretos do Brasil — saindo de São Paulo e Rio de Janeiro — para as principais cidades inglesas. Da mesma forma, é comum achar passagens aéreas com escala em outros destinos europeus muito mais em conta. Tudo depende da companhia pela qual você optará na hora de comprar os bilhetes para a viagem.

Nesse sentido, a British Airways costuma oferecer trajetos diretos saindo do Aeroporto Internacional Tom Jobim  Galeão (Rio de Janeiro) e do Aeroporto Internacional de Guarulhos (São Paulo) diretamente para Londres (Aeroporto de Heathrow), sem paradas.

Por sua vez, a LATAM faz a rota para Londres somente saindo do Aeroporto de Guarulhos.

Entretanto, caso você queira conhecer um pouco alguma outra cidade europeia, pode optar por outras companhias, como EasyJet, TAP Air, Ryanair, Vueling, Norwegian e Transavia.

Seja qual for o aeroporto de chegada escolhido na Inglaterra, o turista encontrará comodidade. Todos os terminais do país apresentam uma excelente infraestrutura e estão bem conectados com os centros das cidades que atendem.

É possível sair do aeroporto e pegar o transporte público com tranquilidade e segurança (trem, metrô e ônibus, principalmente). Entretanto, é preciso consultar com antecedência os horários de partida e chegada dos carros para não perder a hora e ter que aguardar a próxima condução com malas pesadas.

Por falar nisso, evite o horário de pico, pois os vagões podem estar lotados e você pode passar alguns apertos com a bagagem em voos internacionais.

Via terrestre

Caso você já esteja na Europa, pode chegar até a Inglaterra de trem. A rota é oferecida pela companhia Eurostar. Os trajetos mais comuns são Paris-Londres (trata-se de uma emocionante viagem subterrânea pelo Canal da Mancha que custa cerca de £ 40) e Bruxelas-Londres (custa cerca de £ 40). Durante todo o passeio, o turista encontra conforto e sofisticação.

Via marítima

Também é possível chegar ao país pelo mar graças aos ferry-boats. A Inglaterra apresenta uma estrutura portuária de alta qualidade e os seus principais portos (Portsmouth e Dover são grandes exemplos) oferecem trajetos pelo continente europeu.

Por que viajar para a Inglaterra?

Se você quer curtir adrenalina, visitar castelos, fazer uma imersão na cultura inglesa, apreciar lindas paisagens, conhecer culturas diferentes e provar pratos típicos de uma deliciosa gastronomia, então a Inglaterra é o destino certo para você.

Apresentaremos, a seguir, alguns pontos turísticos que você não deve deixar de visitar durante a sua viagem por esse lindo país.

Hyde Park

Hyde Park, Londres, Inglaterra

Esse imenso parque fica em Londres e tem cerca de 150 hectares de área verde. É comum ver os turistas e moradores descansando e fazendo piqueniques sobre a grama, principalmente no verão. Além disso, o espaço abriga diversas obras de arte centenárias.

Castelo de Windsor

O castelo está situado bem próximo da capital inglesa (cerca de 40 km) e é considerado um dos mais belos de toda a Inglaterra, servindo como residência de verão da família real.

O local conta com lindos jardins floridos. O turista pode conhecer alguns cômodos do interior do castelo por meio de visitas guiadas. Além disso, famosa a troca de guarda oficial acontece por lá também.

Stonehenge

Situado em Salisbury, esse monumento erguido em formato de círculo concêntrico com pedras contendo cerca 5 metros de altura e pesando mais de 50 toneladas ainda é um dos grandes mistérios em terras inglesas.

Apesar da formulação de várias teorias, a origem e função desses megalíticos permanece incerta. Vale muito a pena conhecer o local!

Estádios de Manchester

Se você curte futebol, adorará conhecer os estádios da cidade de Manchester, berço de dois times gigantes da liga inglesa: Manchester City, com o Eithad Stadium, e Manchester United, com o Old Trafford, conhecido também como Teatro dos Sonhos.

London Eye

London Eye, Londres, Inglaterra

A London Eye é uma roda gigante com 122 metros de altura que oferece uma linda vista panorâmica de Londres para os visitantes. Se estiver pela cidade, não deixe de subir nessa atração e conhecer a capital inglesa de cima.

Big Ben

O sino situado na torre do relógio mais famoso do mundo é um dos principais cartões-postais da Inglaterra. Infelizmente, a estrutura está em processo de restauração e tem previsão para ficar pronta somente no final de 2020.

Palácio de Buckingham

A residência oficial da rainha Elizabeth II impressiona pela sua grandiosidade. Se você visitar Londres no verão, não deixe de reservar algumas horas no seu roteiro para apreciar o interior dessa linda construção e conhecer mais sobre a realeza britânica.

Observatório de Greenwich

Trata-se do marco que representa o famoso Meridiano de Greenwich, ou seja, é ali que passa a linha geográfica que divide o globo terrestre em ocidente e oriente.

Catedral de Winchester

A Catedral de Winchester começou a ser construída no século XI e foi terminada no século XVI. Serviu de mosteiro para monges beneditinos e foi palco para diversos eventos memoráveis, como a coroação do rei Eduardo e o casamento da rainha Maria I da Inglaterra e do rei Filipe II da Espanha. O local também guarda os restos mortais de diversas figuras religiosas, políticas e culturais famosas.

Universidade de Cambridge

Famosa por ter sido frequentada por grandes nomes da ciência, como Charles Darwin e Isaac Newton, a universidade está situada em uma imponente construção datada do século XI. Vale a pena conhecer esse belo monumento arquitetônico medieval.

Abbey Road

Cidades do Rock - Abbey Road, Londres, Inglaterra

Esse cruzamento ficou famoso após ter servido de cenário para a icônica capa do CD de mesmo nome dos Beatles nos anos 60.

Seven Sisters Cliffs

Esse conjunto de falésias beirando o Canal da Mancha forma um penhasco e cria uma verdadeira paisagem cinematográfica. O local fica situado entre as cidades de Seaford e Eastbourne, na região sul da Inglaterra.

Lake District National Park

O parque situado no condado de Cumbria fica em uma região montanhosa e descampada que abriga diversos lagos e florestas.

Ali se encontra a maior montanha do território inglês, o Pico Scaffel, com 978 m de altitude.

Qual é a melhor época para viajar para a Inglaterra?

Localizada no hemisfério norte, a Inglaterra fica na parte noroeste da Europa, fazendo fronteira com a Escócia ao seu norte e com o País de Gales ao seu oeste. Além disso, ela é banhada pelas águas do Mar da Irlanda (noroeste), do Mar Celta (sudoeste), do Mar do Norte (leste) e do Canal da Mancha (sul).

Por conta dessa localização, a Inglaterra apresenta um clima predominantemente temperado oceânico. Isso significa que há a incidência de muitas chuvas de caráter moderado a fraco ao longo do ano. Da mesma forma, as variações de temperatura são grandes entre as estações.

Nesse sentido, é comum nos depararmos com um inverno com temperaturas com graus negativos (-5ºC, por exemplo), enquanto no verão, o termômetro chega a marcar mais de 30ºC. De forma geral, a média de temperatura gira em torno de 15ºC.

Mas afinal, qual é a melhor época para tirar férias e ir conhecer os principais destinos da Inglaterra?

O outono e a primavera (média temporada) apresentam um clima mais ameno e agradável. Assim, se você não quer pegar um inverno rigoroso, mas também não quer sofrer com o verão europeu, considere visitar a Inglaterra no final de meses como abril e agosto.

O inverno (fim de dezembro, janeiro, fevereiro e primeira quinzena de março) é a baixa temporada na Inglaterra. O país fica bem frio e chuvoso, com grandes chances de geadas e neve durante períodos curtos do dia. Além disso, os dias são muito curtos e as temperaturas negativas são bastante comuns.

Por sua vez, o verão (fim de junho, julho, agosto e setembro) apresenta temperaturas mais altas, entre 20 a 30 º C, e menos umidade do ar. Os dias são longos — costuma amanhecer às 4 horas e anoitecer somente a partir de 21 horas. Durante essa estação, as cidades ganham mais vida e alegria. Os moradores aproveitam para curtir atividades ao ar livre. Os pontos turísticos ficam abertos até tarde e são organizados diversos festivais de música, culinária e eventos culturais nesse período.

Quais são as principais cidades turísticas da Inglaterra?

O país conta com diversas cidades de grande importância cultural, econômica e histórica. Conheça, a seguir, as mais famosas, que devem ser incluídas no seu roteiro de viagem à Inglaterra.

Londres

Londres é a cidade inglesa mais famosa. Trata-se de uma metrópole globalizada, que recebe turistas e imigrantes de várias partes do mundo.

A capital é envolta por um ar de mistério, com castelos e palácios que misturam o estilo gótico e medieval às construções modernas e aos grandiosos arranha-céus.

Além disso, existem inúmeras lojas e shoppings para quem deseja fazer compras no exterior e aproveitar as liquidações de época. Existem numerosas opções de lazer e entretenimento na cidade, como:

  • Catedral de St. Paul;
  • St. James Park;
  • National Gallery;
  • Abadia de Westminster;
  • museu de cera Madame Tussauds,
  • Museu de Londres;
  • Palácio de Buckingham;
  • Trafalgar Square;
  • Tower Bridge;
  • Torre de Londres;
  • Palácio de Kensington.

Dover

Dover é o ponto do território inglês mais próximo da Europa continental. De lá, saem barcos para países como a França.

A cidade representa uma verdadeira porta de entrada da Inglaterra para o Canal da Mancha. Conheça algumas atrações interessantes por lá:

  • Castelo de Dover;
  • penhascos brancos de Dover;
  • ruínas de Western Heights of Dover;
  • St. Mary’s Church;
  • Pencester Gardens.

Oxford

Oxford fica às margens do Rio Tâmisa. Fundada em 1542, a cidade é famosa pelo investimento na área acadêmica. Atualmente, abriga diversos campi estudantis, como a tradicional Universidade de Oxford. Veja a nossa lista com algumas atrações para conhecer pela região:

  • Universidade de Oxford;
  • Ashmoleam Museum of Art and Archaeology;
  • Museum of History of Science;
  • passeio pelo Rio Tâmisa;
  • St. Michael’s Church;
  • Bodleian Library;
  • Radcliffe Camara;
  • University Church of St. Mary the Virgin;
  • Carfax Tower (St. Martin’s Tower).

    Liverpool

    Liverpool está no noroeste da Inglaterra e ficou famosa mundialmente como a cidade natal dos Beatles. Nesse sentido, oferece diversas atrações que envolvem a extinta banda, como o Albert Dock (exposição sobre o quarteto) e o The Cavern Club (bar onde eles tocavam antes da fama). Além disso, há muitas opções de cultura, como:

    • The Walker Art Galery;
    • Tate Liverpool;
    • Bluecoat Building;
    • World Museum Liverpool;
    • Yellow Duckmarine;
    • região de Strawberry Field.

    Windsor

    Windsor é uma cidade à sudeste do país e ao oeste de Londres, banhada pelo Rio Tâmisa. Veja algumas atrações que você deve conhecer:

    • Castelo de Windsor;
    • Avenida The Long Walk;
    • parque infantil Legoland;
    • Alexandra Park.

    Manchester

    Manchester é um verdadeiro polo industrial inglês e centro financeiro do país. O desenvolvimento econômico contrasta com as construções góticas do período medieval. Veja algumas atrações da cidade que você não pode perder:

    • Albert Square;
    • Biblioteca Central de Manchester;
    • Biblioteca John Rylands;
    • Shambles Square;
    • National Football Museum;
    • ruínas romanas de Castlefield;
    • Museum of Science and Industry;
    • Imperial War Museum North;
    • Ancoats (“Oficina do Mundo”).

    Cambridge

    Cambridge é uma famosa cidade universitária situada a cerca de 80 km do norte de Londres. Parte considerável da população é composta por estudantes: eles representam cerca de 20% do total de habitantes. A região conta com diversas bibliotecas e vários campi universitários da Universidade de Cambridge. Veja algumas atrações:

    • Fitzwilliam Museum;
    • The University Botanic Garden;
    • King’s College Chapel;
    • Trinity College;
    • Museu Fitzwillian;
    • Pub The Anchor;
    • Castle Mound;
    • Great St. Mary’s Church.

      Brighton

      Brighton apresenta uma vibe alternativa e hippie, além de ser considerada a cidade mais LGBT friendly de toda a Inglaterra. Tem uma praia bem tranquila, com um píer ideal para tirar excelentes fotos. Além disso, as ruas são puro charme, com um estilo retrô e colorido bem fofo. Saiba o que visitar por lá:

      • Queen’s Road;
      • Brighton Palace Pier;
      • West Pier;
      • Sea Life Brighton;
      • Royal Pavilion.

      Bath

      Bath é uma autêntica cidade inglesa situada no condado de Somerset. Foi considerada um patrimônio da humanidade pela Unesco em 1987 devido ao templo construído pelos romanos para adorar a deusa Minerva.

      Além disso, a região é bastante conhecida pelas diversas termas oriundas de três nascentes que dizem conter água com propriedades milagrosas.

      Veja a lista com as principais atrações de Bath:

      • Roman Baths;
      • Bath Skyline;
      • Pulteney Bridge e Pulteney Weir;
      • Bath Abbey;
      • The Circus;
      • Royal Crescent;
      • Queen Square.

      Bournemouth

      A cidade está situada no condado de Dorset, no litoral sul do país. A região é bem conhecida pelos ingleses devido às praias de águas calmas e à vista cinematográfica do belo litoral.

      Por isso, Bournemouth recebe muitos turistas e moradores durante o verão. Além disso, há muitos parques, cafés e opções de restaurantes na cidade.

      Conheça algumas atrações:

      • Pavilion Theatre;
      • Bournemouth International Center;
      • Old Christchurch Road;
      • Lower Gardens, Central Gardens e Upper Gardens;
      • Bournemouth Oceanarium.

      Quais são os requisitos para viajar para a Inglaterra?

      Os brasileiros que desejam visitar a Inglaterra para fins de turismo não encontram grandes dificuldades. Nesse sentido, são permitidas viagens com duração máxima de três meses. Se essa será a sua primeira viagem internacional, fique atento a todos os detalhes.

      Documentação

      A entrada em território inglês é controlada por meio do serviço federal de imigração. Portanto, é necessário reunir alguns documentos e apresentá-los ao guarda:

      • passaporte válido e com data de vencimento superior a seis meses;
      • landing card (formulário de preenchimento obrigatório exigido para os cidadãos que não são europeus);
      • comprovante de vínculo com o Brasil, ou seja, algum documento que ateste que o turista não tem a intenção de permanecer no país (carteira de trabalho, folha de pagamento, holerite etc);
      • comprovante financeiro (extrato bancário e contracheque, por exemplo);
      • comprovantes de turismo (passagem de retorno, reserva de hotéis para viagem, planejamento do roteiro etc).

      É importante reunir toda essa documentação em viagem internacional e levar consigo durante o tempo fora do Brasil.

      Pode até ser que o agente da imigração não a solicite. É uma situação imprevisível e que depende somente do funcionário do aeroporto. Portanto, é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?

      Vacinas

      A Inglaterra, a princípio, não impõe nenhuma comprovação de imunização para autorizar a entrada do turista brasileiro em seu território.

      Câmbio

      A moeda do país é o pound ou, simplesmente, libra esterlina (GBP).

      É importante trocar o real pela libra antes de chegar na Inglaterra para aproveitar um câmbio mais favorável, pois a nossa moeda não é muito valorizado por lá.

      Se preferir, você pode utilizar cartão de crédito. As bandeiras Visa e Mastercard são aceitas em estabelecimentos por todo o país.

      Quais comidas provar na Inglaterra?

      A culinária inglesa reserva muitas surpresas positivas para os turistas. Estes são os principais pratos típicos ingleses:

      • fish and chips (peixe empanado, frito ou temperado com fritas);
      • roast beef (carne assada com molhos à gosto);
      • yorkshire pudding (bolinho de massa tradicional no país);
      • toad in the hole (salsicha acompanhada de cebola roxa com molho madeira);
      • bangers and mash (salsichão com purê de batata);
      • cornish pasty (assado de carne com batata, cebola recheada e molho picante);
      • steak and ale pie (torta de carne com cerveja e acompanhada de bacon);

      Como comprar passagens para conhecer a Inglaterra?

      É possível conseguir passagens baratas para Londres!

      Isso graças às passagens inteligentes. Existem plataformas que vendem bilhetes com desconto que foram emitidos por meio de milhas acumuladas de outros viajantes que são usuários de programas de fidelidade. Nesse sentido, um exemplo bem famoso é a MaxMilhas!

      O site oferece a opção de venda para as pessoas que querem ganhar dinheiro com milhas e também disponibiliza ofertas para quem busca comprá-las por um valor um pouco menor do que aquele que costuma ser oferecido pelas companhias aéreas.

      A MaxMilhas é um buscador eficiente e completo. A própria plataforma apresenta o recurso de comparação entre os preços das passagens emitidas por milhas aéreas e aqueles disponíveis pelas companhias.

      A Inglaterra é um país totalmente encantador. Cada lugar traz novas surpresas para o turista brasileiro. A região é uma grande referência quando se trata de cultura milenar, desenvolvimento, segurança pública, educação de qualidade, respeito às diversidades, culto à religião, obras arquitetônicas e paisagens sensacionais.

      Você voltará para casa totalmente maravilhado e cheio de histórias incríveis para contar para os amigos e eternizar na memória. Agora que você já conhece melhor as características da Inglaterra e os principais pontos turísticos, não perca mais tempo e comece a planejar já o seu roteiro!

      Quer saber mais sobre viagens? Então, assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre dicas de viagem e outras opções de destinos para tornar as suas férias inesquecíveis!

      Deixe um Comentário