Comprar pacotes de viagens internacionais vale a pena?

Turistas que querem viajar para fora do país sempre se perguntam se vale a pena comprar pacotes de viagens internacionais. Eles são atrativos, convenientes e, muitas vezes, apresentam bons preços.

Mas será que eles realmente valem a pena? Comprar esses pacotes de viagens é uma forma de economizar? Quais são os prós e os contras de ter uma agência de viagens programando suas férias para você?

Continue sua leitura e saiba mais!

Como funcionam os pacotes de viagens internacionais?

Os pacotes de viagens internacionais, assim como os nacionais, são feitos a partir de acordos das agências de viagens com as companhias aéreas, redes de hotéis e outros prestadores de serviços de viagem. Essas empresas bloqueiam quartos de hotéis, assentos em voos e, às vezes, até mesmo fazem voos fretados exclusivos para os clientes das agências com quem têm parceria.

Assim, quando você vai a uma agência de viagens, eles oferecem pacotes que incluem passagem aérea, hospedagem, passeios turísticos e outros serviços, como translado entre o hotel e o aeroporto e aluguel de automóvel.

Quais são suas vantagens e desvantagens?

Os pacotes de viagens internacionais trazem tantas vantagens quanto desvantagens para quem os compra. Veja abaixo algumas delas:

Vantagens:

  • Economia de tempo – você não precisa ficar procurando pelo melhor voo, melhor hospedagem, melhores lugares para visitar;
  • É possível parcelar o valor final em muitas vezes;
  • Os passeios inclusos têm guia turístico, o que pode ajudar a aproveitar melhor o local;
  • Os preços podem ser bem acessíveis, especialmente em viagens de alta temporada.

Desvantagens:

  • A seleção de hospedagens é bem limitada;
  • Por saber que a agência vai cuidar de tudo, você acaba não pesquisando muito sobre seu destino;
  • Os voos fretados podem ser remarcados em cima da hora;
  • Você acaba comprando muito dos passeios opcionais que a agência oferece e pagando mais do que pagaria se fosse sozinho;
  • Na correria para pegar passageiros em um e outro hotel, você perde o tempo que poderia estar gastando aproveitando a viagem;
  • Às vezes, você fica pouco tempo em um lugar que queria muito conhecer porque esse era o tempo planejado pelo guia turístico.

Mas como pesar esses prós e contras e saber o que é melhor para você?

Como saber se vale a pena?

A melhor maneira de saber se comprar pacotes de viagens internacionais vale a pena é nunca deixar de fazer sua pesquisa. Mesmo quando se planeja viajar com uma agência de viagens, fazer a pesquisa para conhecer tudo sobre o seu destino é fundamental – tanto para se divertir muito quanto para não se deixar enganar por negócios ruins.

Muitas vezes, os pacotes de viagens são as melhores opções, especialmente em lugares em que o turismo de brasileiros é muito forte – Buenos Aires, Cancun, Orlando etc. Para essas cidades, existem pacotes bem vantajosos, que podem ser a melhor escolha para quem não tem tempo de planejar uma viagem e prefere a comodidade da agência.

Mas, em outros casos, o pacote pode estar com um preço pouco vantajoso e planejar sua viagem sozinho pode economizar e ajudá-lo a aproveitar melhor a estadia. Afinal, você poderá escolher que tipo de hospedagem prefere, onde quer passar seus dias, qual é o melhor programa para suas tardes etc.

É uma questão tanto de pesquisa quanto de gosto pessoal. Os pacotes de viagens internacionais podem ser a escolha perfeita para você ou podem deixar sua viagem menos interessante – depende de como você os encara e de qual pacote compra. Planejar sozinho, apesar de dar mais trabalho, é uma boa maneira de economizar e viver a viagem do seu jeito.

Quer começar a planejar sua próxima viagem? Venha para o site da MaxMilhas e veja como conseguir passagens com desconto!

Deixe um Comentário