Uso de máscara em voos: novas medidas de segurança em viagens

Com o avanço da transmissão do COVID-19 durante os últimos meses, inúmeras medidas de segurança têm sido tomadas pelo setor de turismo. As companhias aéreas, por exemplo, diminuíram suas operações em mais de 90% desde o final de março e voos internacionais estão em sua maioria suspensos ou, pelo menos, igualmente reduzidos. 

Apesar disso, ainda existe a possibilidade (e, em alguns casos, a necessidade) de viajar. Para que isso seja feito de maneira segura para todos, os passageiros devem tomar alguns cuidados exigidos pelas companhias aéreas e, em determinados destinos, pelo governo estadual ou municipal. 

Por isso, se você pretende viajar nas próximas semanas, é preciso se atentar a algumas novas medidas impostas a viajantes. 

Mudanças na operação de voo das companhias nacionais

Como já é de conhecimento geral, o número de voos operados por cada companhia está bastante reduzido. Para viajar durante as próximas semanas é importante que você cheque a disponibilidade de aeronaves partindo para o seu destino. Tenha em mente que, neste momento, você não vai encontrar uma grande flexibilidade de datas e horários para os voos.

  • Clicando aqui, você pode ter acesso a todos os voos ofertados pela LATAM no momento; 
  • Neste link você pode consultar a malha aérea atualizada da GOL;
  • A AZUL tem grande parte dos seus voos suspensa, mas pretende voltar gradualmente com novas ofertas a partir de maio. Você pode ler mais sobre isso clicando aqui.

Segurança a bordo

Mais cuidado na hora do check-in

Uma das preocupações das companhias tem sido o modo como efetuar o check-in dos passageiros. A recomendação principal é que os passageiros façam seu check-in online, por meio do site ou do aplicativo da companhia, mas ainda outras medidas estão sendo tomadas para o caso do check-in presencial. 

A LATAM está operando com balcões intercalados e filas individuais com a distância de 1,5m entre cada passageiro. Também é possível realizar o check-in em terminais de autoatendimento e, a depender do aeroporto, até mesmo de realizar o despacho de bagagem sem o auxílio de atendentes da companhia. 

A GOL tem suspendido o autoatendimento em totens nos aeroportos, devido à possibilidade de contágio ao tocar a tela. Em troca, a companhia tem usado as máquinas para disponibilizar um QR Codes que direciona o cliente ao aplicativo de celular.

Os procedimentos de embarque também estão sendo feitos de maneira a manter um distanciamento mínimo entre os passageiros. 

O uso obrigatório de máscaras para passageiros

A partir da próxima semana, as companhias aéreas brasileiras passam a exigir o uso de máscara para seus passageiros. Essa medida de segurança entra em vigor a partir do dia 10 de maio em voos operados pela GOL e a partir do dia 11 de maio nos operados pela LATAM. Apesar de não ter definido uma data específica para o início da ação, o site da AZUL também já notificou a obrigatoriedade do uso de máscara em seus voos. 

É importante lembrar que as companhias não vão distribuir máscaras no check-in ou a bordo. Os próprios passageiros devem trazer de casa suas próprias máscaras, compradas ou confeccionadas dentro das medidas de segurança decretadas por órgãos de saúde. Passageiros que se apresentarem para o voo sem o item em mãos, podem ter seu embarque barrado e perder sua passagem áerea. 

O álcool em gel estará a disposição de passageiros a bordo nas aeronaves. 

Tripulação com segurança redobrada

Outro ponto no qual as companhias têm se atentado é em certificar que suas aeronaves, sua tripulação e funcionários que operam nos bastidores dos voos estejam sempre operando dentro de medidas de segurança. 

As três companhias nacionais afirmam ter redobrado as medidas sanitárias nas aeronaves e equipado todos os colaboradores com máscaras e luvas. Além disso, os serviços a bordo de voos da LATAM e da GOL foram modificados de forma a diminuir o contato entre passageiros e tripulação, podendo até mesmo ficar suspensos em determinadas rotas. A AZUL, por outro lado, deu início ao procedimento de verificar a temperatura de todos seus funcionários operando dentro ou fora das aeronaves. 

Uso de máscara durante sua viagem 

Outra medida tomada pelas companhias é em relação ao desembarque, que está sendo feito por uma criteriosa organização que visa aumentar o espaço entre os passageiros e diminuir o risco de contaminação durante a saída da aeronave.

Também é válido lembrar que, mesmo depois de sair do aeroporto, a recomendação é que você continue utilizando máscaras, evitando locais de aglomeração e permanecendo à medida de distância mínima de outras pessoas durante sua viagem. 

Além de uma responsabilidade social que tem ajudado a diminuir a propagação do coronavírus, o uso de máscara tem se tornado obrigatório em algumas cidade brasileiras. Por isso, verifique se o seu destino já está dentre os locais em que existe essa exigência e evite penalização por multa ao desembarcar

Alguns estados em que esse uso já é obrigatório em lugares públicos e comércios incluem São Paulo, Distrito Federal, Piauí, Mato Grosso, Minas Gerais, Santa Catarina, Pernanbuco, Bahia, Goiás, Espírito Santo, Pará, Rondônia. Essa exigência também pode partir de prefeituras, como está sendo feito no Rio de Janeiro, em Fortaleza e Florianópolis. 

 

Se você precisar viajar nas próximas semanas, fique atento às atualizações de medidas de segurança e lembre-se que, cuidando da sua saúde, você cuida da saúde de todos! 😉

Deixe um Comentário