Roteiro de viagem para Gramado e Canela: o que fazer em cada dia

Estas lindas cidades da Serra Gaúcha possuem paisagens naturais que encantam turistas de todo o mundo. Ficou interessado em conhecer? Neste artigo, aprenda a criar um roteiro de viagem para Gramado e Canela e aproveite os eventos e as atrações de cada região. 

À 120 km da capital Porto Alegre, as cidades de Gramado e Canela oferecem inúmeras paisagens encantadoras aos seus visitantes.

O encontro entre italianos, alemães e gaúchos está presente nas ruas e demais localidades da cidade. Aliás, a influência da cultura europeia é grande na região, devido às colonizações que ocorreram no período do século XIX.

Isso significa que as cidades possuem atrações de sobra para você aproveitar e se divertir, seja com a família, amigos ou em casal. Ainda, não faltarão oportunidades para aprender um pouco mais sobre os costumes e tradições.

Aliado à intensa atividade cultural e comercial, parques e outros ambientes naturais encantam a todos que visitam Gramado e Canela. 

Ficou interessado em conhecer mais sobre as maravilhas da Serra Gaúcha? Antes de arrumar as malas, aprenda a criar um roteiro de viagem para Gramado e Canela e curta da melhor maneira possível a sua estadia.

Como montar roteiro de Gramado e Canela

Ter um roteiro de viagem garante maior economia e te ajuda a aproveitar tudo o que há de mais legal no lugar. Por isso, confira nossas dicas de como fazer um roteiro de viagem para Gramado e Canela.

Defina a época

O primeiro passo é definir a época do ano que você vai visitar cada cidade. Em todas as estações é possível admirar e se encantar com os eventos que ambas proporcionam. 

As cidades oferecem atrações temáticas ao longo do ano, como na Páscoa e Natal. Além disso, conhecer ambas as regiões nas épocas mais frias, como nos meses de junho e julho, pode ser uma experiência inesquecível.

bondinho passando por Canela
Foto: Renato Soares – MTUR

Estabeleça o orçamento

Após escolher o período que deseja viajar, defina o seu orçamento. Para isso, considere alguns pontos, como:

  • Quantos dias ficará na cidade;
  • Quantas pessoas vão;
  • Quantas refeições pretende fazer fora;
  • Quais atrações gostaria de visitar;
  • Quais atrações têm ingressos pagos.

Depois de fazer esse levantamento, será mais fácil estabelecer quanto você pode e quanto você realmente irá gastar. Além disso, também será mais fácil cortar custos, caso seja necessário.

Faça um checklist 

Para não esquecer de nada importante, monte um checklist de viagem. Por exemplo:

  • Comprar passagens aéreas;
  • Reservar hotel;
  • Alugar carro;
  • Separar documentos.

Estabeleça os principais pontos que você precisa cumprir. Além disso, fique atento à documentação necessária.

Escolha a estadia

Para aproveitar sua viagem ao máximo, é importante ter um bom lugar para ficar e descansar. As duas cidades possuem diversas opções de hotéis. Tanto os isolados, para casais em lua de mel, quanto os tradicionais, para hospedar toda a família. 

Todas as opções de estadias em Gramado e Canela você pode conferir na MaxMilhas. Escolha o que melhor se adequa ao seu roteiro de viagem! 

Levante os pontos turísticos

Após a escolha da estadia, verifique as atrações e eventos que você quer conhecer durante a sua viagem. Pesquise por pontos turísticos, restaurantes, teatros: tudo o que você ache válido para ter uma viagem incrível.

Depois de levantar todas as opções, selecione as que você mais gostar e divida-as por dia, para encaixar na sua programação.

Leia também: 8 Restaurantes para ter uma refeição deliciosa em Gramado

Quantos dias são necessários para conhecer Gramado e Canela?

Ao programar uma viagem, é necessário saber quantos dias você terá para conhecer e aproveitar todas as atrações do lugar, conforme falado anteriormente. 

Esse é um passo muito importante para que o roteiro de viagem consiga atender às suas expectativas.

Por isso, vamos apresentar o que fazer em Gramado e Canela em 5 dias, tempo ideal para admirar todas as paisagens das duas cidades. 

O que fazer em 5 dias em Gramado e Canela?

Em uma semana é possível conhecer as principais atrações das cidades e ainda aproveitar as paisagens naturais menos conhecidas. Confira um roteiro de Gramado e Canela de 5 dias!

Dia 1
vista de cima de gramado e canela
Foto: Renato Soares – MTUR

No primeiro dia, você pode desfrutar da maravilhosa Gramado, fazendo um passeio pela cidade. Visitar o Lago Negro e a Praça das Etnias é uma boa ideia para começar a admirar as atrações do lugar. 

Ao caminhar pelo centro da cidade, você vai se encantar com a presença das culturas italianas, alemãs e portuguesas estampadas na arquitetura das casas.

No mesmo dia é possível conhecer a famosa Rua Torta, uma espécie de ladeira íngreme, parecida com a Lombard Street, de São Francisco. E se der tempo, vá ao Mundo de Chocolate, um fantástico museu de esculturas doces.

Dia 2

No segundo dia, pela manhã, é possível ir à Canela conhecer os principais pontos da cidade. 

Comece visitando o Parque do Caracol e os Bondinhos Aéreos. Em seguida, vá ao centro e passe na Catedral de Pedra.

Você pode optar por fazer visitações a cafés coloniais e conhecer mais um pouco sobre a cultura europeia, que influencia a cultura de Canela.

Ao voltar para Gramado, atrações como o Museu da Moda e o Mundo a Vapor são uma ótima opção cultural para finalizar o dia.

Dia 3
comidas de café da manhã em gramado e canela
Foto: Renato Soares – MTUR

No terceiro dia, continue aproveitando programas como Snowland e o Le Jardim Parque de Lavanda. Você vai se encantar com a paisagem e ainda pode tomar um café durante o passeio.

Outra dica para o roteiro Gramado de 3 dias é ir ao Opa’s Café Colonial e se deliciar com a culinária de Nova Petrópolis. 

Dia 4

No quarto dia, programe-se para conhecer o Gramado Zoo e em seguida o Parque Gaúcho. 

Além de apreciar os animais que vivem no zoológico de forma natural e sustentável, no Parque Gaúcho você também conhecerá a história dos primeiros habitantes da serra, suas principais vestimentas e utensílios.

Dia 5

No último dia, o agroturismo é a opção mais rica da sua viagem. Se você quer conhecer a história de Gramado e Canela, esse item é indispensável no seu roteiro.

Durante a programação, você terá a oportunidade de saber como era a vida colonial antes das transformações turísticas que ocorreram nas duas cidades.

O percurso de ônibus leva os viajantes a apreciar as paisagens históricas de ambas as regiões. É possível observar a estética europeia em casas e outras construções.

Também existem as opções de passeios, como: o tour Raízes Coloniais, o roteiro Linha Ávila e o tour do Vale do Quilombo. 

Todos oferecem um passeio histórico e cultural sobre as raízes da colonização das cidades. 

Terminar os 5 dias de viagem com essa visitação é uma ótima maneira de voltar para casa sabendo tudo sobre as maravilhas da Serra Gaúcha.

10 atrações que não podem faltar no seu roteiro

Agora que você já sabe o que pode fazer em 5 dias em Gramado e Canela, veja a seguir as 10 atrações que não podem faltar no seu roteiro de viagem.

1. Centro de Gramado

É o ponto principal no seu primeiro dia de estadia na cidade. É impossível não se encantar com as ruas, casas e jardins que compõem o centro de Gramado. 

Durante a visitação é possível ter o primeiro contato com a influência cultural europeia por meio do comércio local. Há a venda de pães e outras especiarias europeias.

Na mesma caminhada, é possível visitar outras atrações como o Lago Negro, o Mini Mundo e a Praça das Etnias.

2. Praça das Etnias

A praça é considerada uma das principais atrações de Gramado e Canela, pois é o lugar que traz as origens históricas da colonização europeia.

Há casas portuguesas, alemãs e italianas para você apreciar. Além de uma loja de produtos coloniais para conhecer.

A atração principal da Praça das Etnias é o manuseio dos Fornos de Gramado, pilotados por nativos que produzem pães, doces e outros produtos típicos.

3. Chocolate Prawer

É uma atração clássica de Gramado e Canela. 

Você sabia que antes de existir o consumo de famosas marcas de chocolate em nosso país, o chocolate artesanal da Prawer já existia e fazia sucesso?

As pessoas iam até à cidade comprar caixas com barras de chocolate. Por isso, o produto ainda é um tema muito forte na região. 

Vale a pena conferir e ainda visitar o Mundo do Chocolate, quem sabe você não aproveita e se delicia com um maravilhoso fondue, né?

4. Mundo de Chocolate

É um museu com obras esculpidas em chocolate. Desde as Pirâmides do Egito, até obras de artes e paisagens são construídas com o manuseio do chocolate e finalizadas com manteiga de cacau.

No final da visita você pode degustar diferentes tipos de chocolate.

Você pode se interessar: 4 destinos no Brasil para quem ama chocolate

5. Museu da Moda

O museu da moda é uma das atrações mais caras para fazer em Gramado e Canela.

No entanto, se você tem orçamento e interesse em conhecer a história da moda, vale a pena conferir.

O  museu conta com mais de 4.000 peças com tecidos e tinturas de cada época. Desde a moda do Egito Antigo até os clássicos usados por Lady Diana. 

6. Parque de Lavanda Le Jardim

Ir ao Parque de Lavanda é ter paisagens para belíssimas fotos e sentir deliciosos aromas. 

Você vai se encantar com a beleza desse lugar e ainda pode aproveitar um café delicioso no local.

7. Agroturismo

Também recomendamos o agroturismo para você conhecer a história de Gramado e Canela. 

Além de poder visitar os cafés coloniais, entrar em contato com as culturas dessas cidades irá agregar muito na sua viagem.

Conhecer a região por meio dos vilarejos e outros circuitos que existem nas duas regiões faz parte do passeio. 

Ao passar pelas Raízes Coloniais, você irá visitar uma casa centenária, um museu e um café colonial.

No Vale do Quilombo, aprender sobre o cultivo de milho e degustar de pães e outras especiarias é o que vai enriquecer o seu passeio.

Nesse tour você terá a oportunidade de conhecer famílias tradicionais da época colonial, além de aprender sobre a produção de produtos artesanais.

8. Snowland

área interna de snowland, gelada
Foto: Renato Soares – MTUR

A maior atração de Gramado conta com pista de esqui, carrinho bate-bate na neve, patinação no gelo e muito mais.

Vale a pena conhecer e ter uma experiência congelante com a neve. 

9. Gramado Zoo

O zoológico conta com animais que habitam ambientes semelhantes ao natural. A proposta do local é fornecer educação ambiental e respeito aos habitats dos animais.

Por isso, não há jaulas, apenas cerquinhas ou paredes de vidro. 

Você pode caminhar pelo zoológico a pé e conferir cada espécie de perto. 

10. Mundo a Vapor

frente do Mundo a Vapor
Foto: Renato Soares – MTUR

Por último, o Mundo a Vapor é uma experiência interessante para fazer com toda a família.

O museu de ciências usa miniaturas de máquinas a vapor para explicar o funcionamento do sistema que revolucionou a indústria de todo o mundo.

Os trenzinhos que reproduzem a linha férrea de 1920 se transformam em fábricas de papel, usina hidrelétrica e muito mais.

Agora que você já sabe como montar roteiro para Gramado e Canela, não perca tempo: escolha a época do ano que mais combina com seus objetivos e monte seu roteiro.E, para as melhores opções de passagem e hospedagem, conte com a MaxMilhas!

Deixe um Comentário