Praias de Fernando de Noronha: opções para conhecer na ilha

Existem 23 praias em Fernando Noronha para todos os estilos de turismo: para quem gosta de adrenalina e para quem prefere um mar mais calmo.

Quem vai até Fernando de Noronha está em busca de aproveitar a natureza e sobretudo, as praias. Não é atoa que Noronha é considerada o lugar dos seus sonhos. Entre todas as 23 opções disponíveis no arquipélago, selecionamos as 12 melhores praias de Fernando de Noronha. Sem mais, embarque nessa!

Quantas praias existem em Fernando de Noronha? 

A seguir, confira todas as 23 praias de Fernando de Noronha: 

  • Praia da Baía do Sancho;
  • Praia da Baía dos Porcos;
  • Praia da Cacimba do Padre;
  • Praia da Baía de Sueste;
  • Praia do Atalaia;
  • Praia do Leão;
  • Praia do Porto de Santo Antônio;
  • Praia da Conceição;
  • Praia do Cachorro;
  • Praia do Meio;
  • Praia da Caieira;
  • Praia do Boldró;
  • Praia da Biboca;
  • Praia do Americano;
  • Praia do Bode;
  • Praia da Quixabinha;
  • Baía dos Golfinhos;
  • Enseada do Carreiro de Pedra;
  • Ponta da Sapata;
  • Ponta da Caracas;
  • Enseada da Caieira;
  • Buraco da Raquel;
  • Ponta da Air France. 

Viu como não faltam opções? Antes de iniciar a lista, vale destacar que as principais praias e atrações são acessadas apenas por turistas que compraram o ingresso para o Parque Nacional Marinho (PARNAMAR). A taxa de acesso para as praias de Fernando de Noronha custa R$ 165 para visitantes brasileiros.

Quais as principais praias para visitar em Fernando de Noronha? 

1. Praia da Baía do Sancho

Praia Baía do Sancho, com um arco-íris ao fundo no horizonte

Sem dúvida, a primeira da lista está entre as praias mais bonitas de Fernando de Noronha.  

Localizadas no Mar de Dentro, de frente para o continente brasileiro, a Praia da Baía do Sancho é uma das mais visitadas em Fernando de Noronha. Turistas são atraídos pela areia branquinha, água cristalina, repleta de peixinhos, e paisagem exuberante, algo digno de filme. 

Todos esses atributos ajudaram a Praia da Baía do Sancho a ser eleita a melhor do mundo em quatro oportunidades! 

Apenas portadores do ingresso para o Parque Nacional Marinho podem desfrutar desse paraíso. A chegada a areia acontece por meio de uma escada de 200 degraus dentro de uma fenda. É uma aventura, mas a descida vale a pena. Antes de descer, você precisa observar a praia em um dos mirantes ali presentes, a visão panorâmica é espetacular. 

Se preferir, faça uma das quatro trilhas:

  • Trilha Baía dos Golfinhos;
  • Trilha do Sancho;
  • Trilha Mirante Dois Irmãos;
  • Trilha Golfinho.
Águas azuis da Baía dos Golfinhos
Baía dos Golfinhos

Uma dica: evite visitas na parte da manhã. A grande parcela dos turistas vai nas primeiras horas do dia, portanto, a praia fica lotada. 

Diferentemente de outras no Brasil, a Praia da Baía do Sancho não possui barraquinhas para alimentação. A administração da ilha oferece o Ponto de Informação e Controle (PIC), com pontes para facilitar o deslocamento, banheiros, mesas, lanchonete, aluguel de armário e duchas. 

2. Praia da Baía dos Porcos

Baía dos Porcos, com pedras e formações rochosas na água

Assim como a citada nos últimos parágrafos, a Baía dos Porcos está entre uma das  principais praias de Fernando de Noronha. Portanto, é parada quase obrigatória para quem visita o arquipélago. Trata-se de um lugar tranquilo, menos badalado do que a Baía do Sancho. 

Para acessar a Baía é preciso se aventurar por uma trilha de nível fácil. O grande atrativo da praia são as piscinas naturais, de coloração azul turquesa, formadas por rochas, que aparecem apenas na maré baixa.

Essa é a melhor época para visitar, pois a faixa de areia é curta. Além disso, é o período perfeito para mergulhar com snorkel e observar a vida marinha. E fique tranquilo, todos os aparatos de mergulho livre podem ser alugados.

A Praia da Baía dos Porcos também proporciona uma vista privilegiada do Morro Dois Irmãos, cartão postal de Noronha

3. Praia da Cacimba do Padre

Águas da praia Cacimba do Padre, com formações montanhosas ao fundo

A Cacimba do Padre é acessada pelo mesmo trajeto da Baía dos Porcos, tornando possível visitar as duas no mesmo dia. 

A Praia Cacimba do Padre atrai surfistas de todas as partes do mundo, porque as ondas são quase perfeitas, facilitando a prática do esporte

O Circuito Mundial de Surf (WSL) passa pela Cacimba. Gabriel Medina, Kelly Slater, ítalo Ferreira e outros gigantes da modalidade já passaram por lá. Ou seja, trata-se de uma das praias imperdíveis em Fernando de Noronha. 

A paisagem é de tirar o fôlego, principalmente pela curta distância entre a areia e o Morro Dois Irmãos. Assim, a Cacimba é o melhor lugar para observá-lo de pertinho. 

No que diz respeito à estrutura, que é básica, existem algumas barraquinhas vendendo bebidas e porções de peixe e batata frita. Os comerciantes locais também alugam guarda-sóis e cadeiras, mas você pode levar os seus. 

4. Praia da Baía de Sueste

Ao contrário da Cacimba do Padre, a Praia da Baía de Sueste tem águas calmas, tranquilas e com poucas ondas. O lugar é a casa de arraias, tartarugas, lagostas, peixes, polvos e até mesmo pequenos tubarões, em sua grande maioria inofensivos. Portanto, é uma praia perfeita para mergulhos livres com snorkel.

Diversos turistas vão à Baía de Sueste apenas para contemplar a vida marinha. 

Contratar um guia é fundamental para desfrutar ao máximo do mergulho. No entanto, algumas regras devem ser seguidas: é obrigatório o uso de colete salva-vidas durante o mergulho e é proibido tocar nos corais ou animais ali presentes. O descumprimento das regras é passível de multa. 

5. Praia do Atalaia

formações rochosas na Praia do Atalaia

Dando sequência à lista das melhores praias de Fernando de Noronha, a do Atalaia não é bem uma praia, mas uma enorme piscina natural. Para chegar lá, é preciso realizar o agendamento prévio no Centro de Visitantes do Parque. 

Depois disso, os turistas devem percorrer a trilha de aproximadamente uma hora de duração, sem a necessidade de guias. O passeio pode ser curto, com visita a apenas uma piscina, ou longo, com direito a duas piscinas naturais. 

Assim como a Baía do Sueste, a Praia do Atalaia possui regras para a preservação do ecossistema:

  • começando pelo tempo de mergulho, que não pode ultrapassar 30 minutos. 
  • ficar de pé na água é proibido: os banhistas devem ficar flutuando nas águas cristalinas. 
  • o uso de protetores solares, repletos de substâncias nocivas à vida marinha, também não é permitido. 

Apesar de todas as regras, a visita à Praia do Atalaia vale muito a pena! 

6. Praia do Leão

areias, áreas verdes e águas da Praia do Leão

A Praia do Leão foi feita para quem busca sossego, pois ela não é tão conhecida. Pela falta de visitação, a praia é desprovida de barraquinhas ou quiosques, mas não de beleza. Então leve bebidas e guloseimas para lá.

As piscinas naturais de águas azuis ficam no canto da praia. E você deve ter muito cuidado ao pisar na areia, onde há diversos ovos de tartaruga. Durante a noite, biólogos do Projeto Tamar acompanham a desova e promovem a famosa tartarugada, uma experiência única!

7. Praia do Porto Santo Antônio

Rodeada de colinas verdes, a Praia do Porto Santo Antônio dá sequência a lista das melhores praias de Fernando de Noronha. A água costuma ficar repleta de barcos de pesca coloridos. Portanto, é um ótimo ponto de partida para andar de barco em alto mar. Esses passeios envolvem pescaria e mergulho. 

Se você prefere terra firme, deite na espreguiçadeira ou canga e aproveite o sol. Vale destacar a presença da Capela de São Pedro, que é simples, mas charmosa. Muitos casais sonham em casar nesse paraíso.

8. Praia da Conceição 

Fim de tarde na Praia da Conceição

A extensa Praia da Conceição é uma das maiores praias de Fernando de Noronha, com cerca de 1 km de comprimento. Portanto, recebe diversos turistas e locais, tornando-se um verdadeiro point da ilha. 

As pessoas se reúnem nas areias fofas e branquinhas para comer porções e beber drinques gelados vendidos nos bares e quiosques disponíveis. Eles não apenas oferecem refeições e bebidas, como também alugam cadeiras e guarda-sóis. Além disso, tem gente que vai praticar esportes ou apenas apreciar o inigualável pôr do sol. 

Na água não faltam praticantes de surf e stand-up paddle, atraídos pelas boas ondas. E não é difícil ver pessoas utilizando snorkel para ver cardumes de peixes, tartarugas e outros animais marinhos. 

9. Praia do Cachorro

Águas, areias e rochas na Praia do Cachorro

A Praia do Cachorro fica a leste da Praia da Conceição. Ela é procurada por turistas que querem aproveitar o mar, mas sem percorrer trilhas. Afinal, a do Cachorro está na Vila dos Remédios, região central. Hotéis, pousadas e restaurantes ficam nessa área. 

10. Praia do Meio 

A Praia do Meio leva esse nome pelo fato de estar espremida entre outras duas praias: Cachorro e Espremida entre a Conceição e Cachorro. 

Também é uma ótima opção aos que querem colocar o pé na areia sem percorrer longas distâncias. Mesmo perto do centrinho, a do Meio não costuma receber muitos turistas. Assim, ela combina com quem busca tranquilidade em Fernando de Noronha. 

11. Praia da Caieira

Enquanto a Praia do Meio é sossegada, a Praia da Caieira é recomendada aos aventureiros. Começando pela trilha da vila do trinta, o único caminho até lá. As correntezas são fortes, possibilitando a prática de esportes radicais. Porém, avalie a condição da água antes de se jogar com a prancha. 

Para que a beleza do lugar não seja alterada, a administração da ilha proíbe coletar objetos da praia, toques nos animais e uso de protetores solares e repelentes. Em relação à segurança, todos devem entrar no mar vestindo um colete salva-vidas. 

12. Praia do Boldró

Mulher fazendo snorkel

A Praia do Boldró fecha a lista das melhores praias de Fernando de Noronha. Ela pode não ser uma das mais famosas entre os turistas, mas é amplamente conhecida pelos surfistas, que vão em busca de ondas de 5 metros. 

Qual a praia mais bonita de Fernando de Noronha?

Além de todas as 12 citadas na lista de praias de Fernando do Noronha, o arquipélago abriga algumas outras. São tantas opções que fica complicado cravar a mais bonita. Porém, apenas uma delas foi eleita a melhor praia do mundo em quatro oportunidades: a Praia Baía do Sancho. 

Qual é a praia mais famosa de Fernando de Noronha?

Sem dúvida, a Baía dos Porcos ganhou fama por conta do título recebido. Como resultado, ela se tornou uma das mais procuradas pelos visitantes de Noronha. Além dela, turistas também buscam outras praias, como Baía dos Porcos, Cacimba do Padre, Sueste, Conceição e Cachorro. Prontinho, você conhece as 12 melhores opções de praia em Noronha. Agora, basta incluir no roteiro as que mais te agradaram.Feito isso, adquira passagens aéreas baratas, hospedagens e pacotes conforme a sua preferência.

Deixe um Comentário