Outono Inverno no hemisfério sul: 10 cidades para curtir e explorar

A gente sabe que cada cantinho do mundo tem seus segredos e magias em cada estação do ano e, por isso, viajar em diferentes épocas, mesmo que para o mesmo destinos, pode te despertar sentimentos diferentes. 

De qualquer forma, também entendemos que muitos destinos combinam combinam com uma estação específica – aquele período do ano que cobre a cidade com algo a mais e que torna a viagem ainda mais especial. 

Pensando nisso, criamos uma lista sobre o outono e o inverno no hemisfério norte para te inspirar a conhecer lugares que deixam essas estações com cores, cheiros e experiências ainda melhores. Bora conhecer nosso top 10? 🙂 

Outono 

O Outono acontece no Hemisfério Sul entre 20 de março a 21 de junho. Separamos 5 destinos que combinam com a estação para você explorar e ter um outono incrível. 

Vamos lá?

Mendoza, Argentina

mendoza - outono inverno no hemisferio sul

Já imaginou tomar uma taça de vinho apreciando a Cordilheira dos Andes bem de pertinho? Achou chique? Então você tem que conhecer Mendoza! 

Mendoza é uma província argentina conhecida no mundo todo por seu charme e suas vinícolas. Justamente por isso, vale a pena explorar os diversos caminhos do vinho no outono, que vão lhe permitir conhecer vinícolas, adegas industriais, fábricas e os extensos vales onde são cultivadas as vinhas, como o do Uco. Tudo te dá uma sensação incrível de contato mais próximo da terra.

Além disso, você pode aproveitar para relaxar em spas e estações hidrotermais durante sua estadia na cidade. Ou seja: se você procura por tranquilidade e descanso, esse é o destino ideal – principalmente no outono, onde você ainda não encontra temperaturas tão baixas e menos turistas procuram pela região 😉

Machu Picchu, Peru 

machu picchu - outono inverno no hemisferio sul

Um dos mais importantes centros da antiga civilização inca, Machu Picchu é um dos destinos mais incríveis do mundo (e um dos mais procurados também!). O local foi descoberto em 1911, em uma expedição do historiador americano Hiram Bingham e hoje é considerado um dos Patrimônios Culturais e Naturais da Humanidade pela UNESCO.

Com ruínas de templos, calendários solares, pirâmides e muito mais enquadradas por uma paisagem verde de tirar o fôlego e o charme das alpacas e lhamas, suas famosas mascotes, esse é um destino que tem o poder de encantar qualquer um. A 2.350 metros acima do mar, Machu Picchu se enquadra em um dos ótimos destinos para serem explorados no outono, já que é uma estação com menos chuvas e menos concorrência de turistas. 

Salar de Uyuni, Bolívia

salar uyuni - outono inverno no hemisferio sul

Salar de Uyuni é a maior planície de sal do mundo e fica localizada no sudoeste da Bolívia. Uma das paisagens mais bonitas do planeta, é formada pela imensidão de 10 mil quilômetros quadrados de um deserto branco que provoca sensações únicas a todos que visitam. 

Um dos encantos por exemplo, é o contraste do deserto com o céu azul, principalmente na época de chuvas, quando a região é conhecida por criar uma paisagem espelhada, deixando quem visita com uma ilusão incrível de estar pisando nas nuvens. 

Escolhendo conhecer essa região durante o outono você encontra Salar de Uyuni com temperaturas mais amenas em comparação aos extremos em que pode chegar no inverno e verão. Além disso, escolhendo especificamente o mês de março para viajar você consegue encontrar esse encontro de céu e terra, com o finzinho da temporada de chuvas. 

Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul 

Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

Uma das cidades mais conhecida do sul do Brasil, Bento Gonçalves é uma excelente opção para entrar no seu roteiro de viagens no outono. 

O pequeno município com pouco mais de 100 mil habitantes ainda conserva muito do passado e da influência imigratória italiana no local e, assim, podemos dizer que a cidade parece que parou no tempo (no bom sentido!). Não só as construções continuam praticamente intactas a quando foram construídas, como também os hábitos e as tradições seculares – inclusive, se você sempre quis dar uma voltinha de Maria Fumaça, aqui você pode. 

Pensando especificamente no outono, a região fica ainda mais bonita e imponente, já que está localizada próxima ao Vale dos Vinhedos e ao Vale do Rio das Antas. Rotas do vinho na serra gaúcha são super comuns, principalmente nessa época do ano, e os passeios dão aos viajantes a oportunidade não só de experimentar os deliciosos vinhos, mas também de participar da colheita, da pisa das uvas e conhecer produtores locais de queijos, bebidas artesanais, doces etc.

Joanesburgo, África do Sul 

joanesburgo - outono inverno no hemisferio sul

Joanesburgo é uma dos destinos mais procuradas na África do Sul. Se você tem o sonho de conhecer a cidade, planejar sua viagem durante o outono pode ser um dos melhores planos, já que você junta um período de baixa temporada, com temperaturas agradáveis e a época de menos chuvas no ano.

Com a cidade mais vazia de turistas, você pode aproveitar muito mais as atrações, praças, museus, restaurantes e afins sem se preocupar em ter que disputar pontos turísticos para fotografias ou longas filas de entradas. Além disso, essa estação permite que seja mais fácil avistar os animais, caso você decida fazer um safari. 

Joanesburgo é uma cidade super importante para a história do país e, assim, você pode encontrar diversas opções de museus, exposições e galeria que te mostrar um pouco sobre como o passado da África do Sul. Algumas dicas que não podem ficar de fora da sua lista são o Museu do Apartheid, o Bairro Soweto (onde você pode visitar a casa de Nelson Mandela) e o Constitution Hill. 

Inverno 

Aqui no hemisfério sul, nosso segundo semestre se inicia com a queda de temperaturas e épocas mais secas: a estação de inverno vai de 21 de junho a 21 de setembro. Separamos nossos top 5 destinos para te ajudar a escolher onde curtir um friozinho e explorar cidades que encantam principalmente durante esse período do ano.

Bariloche, Argentina

bariloche - outono inverno no hemisfério sul

Conhecida como a porta de entrada para a Patagônia, a cidade de San Carlos de Bariloche é um destino que atrai turistas do mundo inteiro durante o inverno. Um dos grandes motivos por trás disso é o fato das paisagens se cobrirem de neve e formarem um cenário daqueles de filmes, deixando qualquer um simplesmente apaixonados pela cidade. 

Com programações para todos os gostos, os turistas que buscam aventuras podem aproveitar estações de esqui com teleféricos. Para os que preferem uma viagem mais tranquila, o Circuito Chico é um dos tours mais conhecidos da cidade, em que você percorre 60 km entre o centro de Bariloche até o hotel Llao Llao.

A verdade é que, para além dos teleféricos, Bariloche é uma cidade super diversa e oferece inúmeras atrações imperdíveis. Algumas das que você não pode deixar de colocar no seu roteiro são:

  • Glaciar Negro;
  • Cerro Campanário;
  • Catedral de Bariloche;
  • Galeria Del Sol;
  • Museu do chocolate;
  • Parque nacional Nahuel Huapi.

Montevidéu, Uruguai

montevideu - outono inverno no hemisfério sul

Com ruas repletas de histórias e muita cultura, o Uruguai ganha um charme a mais durante o inverno. Um destino perfeito para amantes das artes e de uma bela arquitetura, a cidade conta com diversas construções históricas e atividades que vão deixar sua viagem incrível. 

Falando de gastronomia, visitar Montevidéu e não provar a deliciosa parrillada, um prato muito conhecido na culinária local, em um dos restaurantes com vista para o orla, em Pocitos ou Bueco, é quase considerado um crime. E para os bons apreciadores de vinho, a região também se torna um destino especial, com sua fama de boas safras. A vinícola mais conhecida se chama Bodega Bouza e fica localizada a cerca de 15 km do centro da cidade.

Além de um caráter progressista e moderno, a cidade conta com diversas belezas e atrações para todos os gostos, sendo um destino de viagem de inverno bastante completo e inesquecível. 

Santiago, Chile 

Cordilheira dos Andes ao fundo de Santiago

Quem vai a Santiago uma vez, certamente quer voltar mais e mais. Entre os motivos para isso está o fato de que a capital consegue misturar história com modernidade em uma atmosfera cosmopolita incrível. 

Visitar a cidade durante o inverno te dá a possibilidade de aproveitar as estações de ski ao máximo, ver neve e curtir um clima mais gelado do que estamos acostumados no Brasil, já que as temperaturas por lá variam dos 0°C aos 13°C durante esta estação do ano. 

Sua viagem fica ainda mais especial quando consideramos que conhecer a capital é uma forma estratégica de visitar também outros lugares no Chile, por conta de sua localização privilegiada. Por isso, você pode montar um roteiro que inclua dar um pulinho em outros pontos legais do país, como Pucón e Viña Del Mar 😉  

Monte Verde, Minas Gerais 

lugares para pedir em caamento - monte verde

Localizado na Serra da Mantiqueira, o distrito de Monte Verde é um dos destinos de inverno mais procurados do Brasil. Pequena e charmosa,  a cidade consegue misturar ares de interior de Minas Gerais com uma paisagem europeia, tudo em um clima perfeito para quem curte temperaturas mais baixas, devido sua altitude elevada. 

Apesar de ser conhecido por temperaturas amenas e baixas o ano todo, no inverno, principalmente, Monte Verde se destaca ainda mais, pois o período deixa a Serra da Mantiqueira coberta de neblina, transformando a paisagem e deixando a viagem ainda mais especial – além de um ótimo destino para tirar muitas fotos 😉 

Além de aproveitar o frio de dentro de restaurantes e galerias e aproveitar a vista de longe, os mais aventureiros podem se jogar em atividades mais radicais como arvorismo, trekking e tirolesa. 

Campos do Jordão, São Paulo 

Vila de Campos de Jordão em São Paulo

Um dos destinos de viagem de inverno mais populares de todo o Brasil é, sem dúvida, Campos do Jordão. Localizada no estado de São Paulo e a 1628 metros acima do nível do mar, esta é a cidade mais alta do Brasil e um dos refúgios favoritos de quem curte climas mais gelados e aconchegantes. 

Com uma arquitetura predominantemente europeia, inspirada nas construções alemãs, Campos do Jordão te dá a sensação de uma viagem internacional, e conta com uma paisagem que confere uma atmosfera especial para a viagem. Procurar esse destino no inverno, principalmente, é ter a certeza de poder tirar o cachecol e a toca do armário e aproveitar os dias saboreando vinhos e uma fina gastronomia de dar água na boca. 

Além disso, a cidade é recheada de passeios e opções de atividades bem diversas e interessantes, que prometem encantar os mais diversos tipos de turistas. Alguns lugares que não podem ficar de fora da sua lista são o Parque do Amantikir, Morro do Elefante, o Borboletário Flores que Voam, a Casa da Xilogravura, o Museu Felícia Leirner e o Mirante do Lajeado. 

 

Enquanto curtimos o outono e o inverno aqui embaixo, é momento de muito calor e flores mil lá em cima, no hemisfério norte. Quer saber como aproveitar as temporadas de primavera verão por lá? Aqui a gente te mostra 10 destinos incríveis!

Ah, e se já tiver um destino favorito, a gente te ajuda a chegar nele com mais economia. Basta uma buscadinha rápida 😉

Deixe um Comentário