Stopover: o que você precisa saber sobre visitar dois lugares pelo preço de um

Já ouviu falar em stopover? Se essa palavrinha não faz muito sentido para você, se prepare para conhecer algo que pode mudar a sua forma de viajar! 

Apesar de ser um termo bem comum dentro do mundo do transporte aéreo, suspeitamos que a dinâmica do stopover ainda seja bastante desconhecida mesmo pelos viajantes mais frequentes. Por isso, juntamos aqui tudo o que você precisa saber sobre o que é e como fazer um stopover na sua viagem. Vamos lá? 😀 

Antes de qualquer coisa: o que é stopover?

O que o título diz não mente o stopover realmente te permite viajar para dois lugares pelo preço de somente um destino. Parece enganação? A gente te explica melhor. 

Quando você decide viajar para um país mais distante, em outro continente, muito provavelmente você vai precisar fazer uma conexão antes de pousar no destino final, certo? É exatamente aí que a mágica acontece: o stopover se configura como a possibilidade de aproveitar essa conexão como um destino intermediário e passar um ou mais dias por ali antes de seguir viagem!

Se você já gostou da ideia, ela fica melhor: esse serviço é oferecido gratuitamente pelas companhias aéreas ou, quando cobrado, você deve pagar apenas taxas do aeroporto (que são bem baixas e ainda compensam a viagem 2×1). 

Vamos supor que você vai viajar para Istambul e percebe que seu voo tem uma conexão de 10 horas em Lisboa. Buscando por um stopover ali, ao invés de passar todo esse tempo vagando pelo aeroporto, você pode pegar suas malas, descer na cidade e passar alguns dias conhecendo a cultura portuguesa antes de voltar a embarcar de volta à Turquia. Chique, né? 😉 

Mas por que as companhias oferecem esse serviço? 

Principalmente em casos de destinos internacionais mais longos, as companhias aéreas precisam fazer uma pausa obrigatória em seu país sede. Até mesmo por isso, você vai perceber que, no caso de existir a possibilidade do stopover, ele vai acontecer no país de origem da companhia em Frankfurt para a Lufthansa, Porto e Lisboa para a TAP, Paris no caso da Air France e assim por diante…  

Quem pode fazer o stopover e como ele funciona na prática 

Qualquer pessoa pode fazer um stopover, desde que exista uma conexão em seu voo e que o serviço seja previamente acordado com a companhia aérea escolhida

O stopover funciona, em sua grande maioria, apenas para passagens que incluem trechos de ida e volta e pode ser utilizado como um benefício que te permite até 30 dias no destino intermediário, dependendo de cada situação. Para conseguir fazer uso desse benefício você deve: 

  • Buscar pelo seu voo original e ficar atento à(s) cidade(s) de conexão que o trajeto apresenta;
  • Averiguar se o local da conexão é oferecido como stopover pela companhia escolhida
  • Entrar em contato com a cia. aérea, antes de comprar as passagens, e solicitar o stopover no destino intermediário. 

Também é importante que você tenha em mente uma flexibilidade maior da sua data de viagem, uma vez que o stopover pode não ser uma possibilidade durante o período em que você tinha imaginado viajar em um primeiro momento.

O que você precisa saber antes de decidir fazer um stopover

Apesar de ser um serviço super interessante, é preciso que você tenha atenção a alguns pontos antes de comprar uma passagem com stopover, para não ter dor de cabeça durante a viagem! 😉 

O primeiro ponto é que você não pode fazer um stopover na cidade que quiser — o destino intermediário vai depender bastante da companhia aérea escolhida e deve ser parte da rota para a sua parada final. A quantidade de dias permitidos para sua parada também depende da companhia aérea e sua disponibilidade de voos para o destino final. 

Além disso, assim como já comentamos, você deve solicitar e acordar o stopover antes de comprar suas passagens. Caso você deixe para fazer esse contato depois que já tiver seus bilhetes em mãos, apesar de ainda ser possível conseguir um acordo com a cia., esse serviço pode sofrer uma alteração, em que você tenha que pagar por ele. 

Por fim, uma das coisas mais importantes que você deve entender antes de decidir utilizar esse benefício é que você é obrigado a cumprir todos os trechos acordados com a companhia. 

Por exemplo, vamos supor que seus trechos sejam São PauloPorto Paris, e que você decide estender sua estadia no destino intermediário, comprar um novo voo para a França e pegar seu voo de volta para São Paulo de lá, como era originalmente. Isso não seria possível, pois, caso você cancele algum trecho, todos os outros também serão cancelados e, nesse caso, você teria que comprar uma nova passagem de volta para casa. 

Por isso, fique atento aos trechos acordados e cumpra seu itinerário de acordo com o estabelecido antes de sair para a viagem! 🙂 

Vantagens e desvantagens 

A gente sabe que a proposta do stopover apresenta várias vantagens e é uma boa pedida principalmente para quem tem uma lista extensa de lugares que quer conhecer. No entanto, existem também alguns pontos que fazem que com essa não seja a melhor opção para qualquer viagem que você queira fazer. Vamos passar pelos dois lados da moeda: 

Vantagens

  • Você tem a chance de conhecer dois lugares pelo preço de um, o que, de certa forma, torna o valor da sua passagem mais baixa; 
  • Uma viagem que antes podia ser longa e cansativa (com muitas horas de espera no aeroporto de conexão) passa a ser muito mais tranquila e rica culturalmente, com uma paradinha no destino intermediário; 

Desvantagens 

  • Você vai ter que ter um pouco de paciência para encontrar uma passagem stopover que te agrade. Esse benefício, apesar de muito interessante, demanda bastante pesquisa e contato direto com as companhias aéreas; 
  • Dependendo do seu destino, inclusive, pode ser que a opção de stopover saia mais cara do que apenas da conexão. Isso acontece principalmente quando a viagem tem como destino final um país próximo, como nossos vizinhos sul americanos; 
  • Lembre-se que parar em outro destino significa reduzir seu número de dias na viagem final e, portanto, pode ser que você não consiga aproveitar tanto quanto imaginava sua viagem por lá. 

No fim, o stopover é uma opção bem bacana de estar no seu radar como viajante e, agora que você já conhece o termo, pode ficar de olho e aproveitar para viajar com economia!

Deixe um Comentário