Museus de Brasília: opções para curtir um dia cultural na capital

Procurando o que fazer em Brasília? A capital é lar de muitos museus que te deixam mais próximos do desenrolar da história do Brasil. 

Museu Nacional Honestino Guimarães 

Museus de brasília - museu nacional

O Museu Nacional é um dos primeiros prédios que você vai ver se destacar na Esplanada dos Ministérios. Arquitetado por Oscar Niemeyer, o museu é uma semiesfera que desponta na paisagem, sendo uma obra de arte por si só. Em conjunto com a Biblioteca Nacional de Brasília ele forma o Complexo Cultural da República. 

O museu foi inaugurado em 2006 e, desde então, não conta com uma exposição fixa. O que o espaço abriga são exposições itinerárias, nacionais e internacionais, além de seminários, festivais de teatro e mostras de filmes. Isso é ótimo, pois te dá a chance de sempre esperar algo novo da sua visita 😉 

A entrada no Museu Nacional Honestino Guimarães é gratuita! 

Memorial JK 

Museus de brasília - memorial JK

Localizado junto à Praça do Cruzeiro, o Memorial JK, assim como o nome induz, é um espaço que guarda a história de um dos presidentes mais evidentes na história da democracia brasileira, Juscelino Kubitschek. 

Já no espaço de entorno do museu você já pode se surpreender: em um pedestal de 28 metros de altura, uma imagem de JK recepciona os visitantes. Na área externa você também encontra uma estátua de Juscelino e sua esposa, Sara Kubitschek em um banco, além do Ford Galaxie LTD de 1954, o último carro do presidente, que fica exposto próximo à entrada do estacionamento. 

Na área interna, você vai poder descobrir mais sobre a vida do idealizador de Brasília e entender onde e como sua história entrelaça com o Brasil que vivemos hoje. O memorial também é o local onde ficam os restos mortais do ex- presidente. 

Ah, e se você quiser saber mais sobre como JK vivia em Brasília nos primeiros anos de construção da cidade, o Museu do Catetinho é uma ótima forma de fazer essa volta no tempo. 

A entrada no museu é mediante ingresso: R$4,00 a inteira e R$2,00 a meia-entrada. 

Memorial dos Povos Indígenas

Museus de brasília - memorial dos povos indigenas

Mais uma construção idealizada por Niemeyer, o Memorial dos Povos Indígenas foi pensado em forma espiral como alusão às moradias de uma aldeia do povo Yanomami. Localizado bem em frente ao Memorial JK, o local conta com pinturas indígenas em suas paredes e seu pátio central é feito de areia, remetendo mais uma vez às habitações indígenas. 

O espaço foi criado com o intuito de celebrar e preservar a memória e a cultura de quem habita as terras brasileiras desde muito antes dos portugueses chegarem pelos lados de cá. Para isso, o Memorial conta com um conjunto de objetos e artes de diferentes tribos. 

Além das exposições, é legal sempre ficar de olho na programação do museu, pois sempre acontecem eventos que contam com a participação de representantes de diferentes povos do país. 

A entrada no Memorial é gratuita!  

Museu Nacional dos Correios 

Museus de brasília - museu dos correios

Quer ver de pertinho a primeira carta escrita por ninguém menos do que Pero Vaz de Caminha? No Museu Nacional dos Correios você consegue ter esse gostinho histórico!

O museu foi inaugurado em 1980 e tem um acervo incrível, que conta com 5 andares bem recheados. Ali você vai encontrar mais informações sobre a História Postal, a História Telegráfica e Filatelia. Você vai poder ver de pertinho a evolução de telégrafos ao modo como a transmissão de mensagens acontece hoje em dia. 

Ah, e os colecionadores de selo que se preparem, pois ali eles chegam a sentir o coração até palpitar com a quantidade absurda que compõe a coleção do museu. 

A entrada no Museu Nacional dos Correios é gratuita!  

Museu de Valores do Banco Central 

Museus de brasília - museu de valores

Ok, o nome pode não deixar qualquer um animado, mas a gente garante que o Museu de Valores é um passeio que vale sua visita e pode te surpreender bastante! 

Este é o local perfeito para entender mais sobre a história financeira do país, tendo contato com um acervo de mais de 135 mil peças, que passam por moedas e cédulas, documentos, medalhas e curiosidades não apenas do Brasil, mas também do mundo.  Além disso, o museu conta com exposições temporárias e um ambiente amigável a quem não tem muita familiaridade com o assunto 😉

Ah, e a entrada é gratuita! 

Deixe um Comentário