Litoral norte de São Paulo: Guia completo das melhores praias

O litoral norte de São Paulo tem belezas que merecem sua visita

Quem mora no estado de São Paulo não precisa ir longe para descobrir lugares lindos para viajar e relaxar. É possível encontrar praias belíssimas, centros históricos e uma série de atrações turísticas. O litoral norte de São Paulo tem cenários paradisíacos que vão te surpreender. Neste guia, você vai saber quais são as melhores praias da costa paulista para relaxar e aproveitar a brisa. Confira: 

Guarujá

O Guarujá fica a  95km da capital, uma boa ideia para quem quer um bate volta em um sábado de sol.  Praia de Pernambuco: Calma, você não leu errado. Essa é uma das praias mais procuradas pelos turistas no Guarujá. Na maré baixa, é possível atravessar o estreito da Ilha do Mar Casado e chegar na Praia do Mar Casado, que é uma continuação da Praia de Pernambuco, ambas cheias de beleza.

Praia da Enseada: Bares, restaurantes e quiosques, além de um mar tranquilo e uma grande faixa de areia.

Praia de São Pedro: Está localizada na Serra do Guararu. O acesso é feito por meio de dois condomínios: Tijucopava (lado mais calmo da praia) e Iporanga (acesso a três praias e às ondas agitadas).

Praia Branca: Nela, você vai  encontrar uma vila de pescadores e área para campings. As águas mais calmas ficam ao  lado direito da praia. O acesso é feito por meio de uma trilha de 20 minutos ou de barco.

No Guarujá, também dá para ver o mar por um ângulo ainda melhor: do alto. A  cidade tem dois mirantes gratuitos e com fácil acesso para que os turistas tenham uma visão panorâmica da região. O Mirante do Morro do Maluf tem visão para a Praia da Enseada. O outro é o Mirante da Caixa d’ Água, que tem vista para a Praia do Tombo.Em ambos, o ideal é ir durante o dia e voltar antes de escurecer. Os caminhos podem ser feitos de carro ou a pé.

São Sebastião

São Sebastião está entre os destinos mais populares do litoral norte de São Paulo. A cidade oferece opções para todos os gostos:  praias calmas, agitadas, com rio, em forma de ilhas, entre outras. Confira:  As Ilhas: Aqui  você vai  aproveitar 2 praias com um pequeno veio de água doce e mata virgem ao redor, onde dá para  fazer trilhas. As Ilhas são calmas e perfeitas para passar o dia e aproveitar a paisagem. Praia de Juquehy: com mais de 3 km de extensão e com areia bem compacta, essa praia atrai muitos turistas e atletas. Ela é ideal para correr, jogar bola e andar de bike.  imagem da praia de Juquehy ao entardecer

Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Praia de Maresias: Famosa pelas boas ondas para o surfe, a Praia de Maresias sedia campeonatos e etapas dos circuitos da modalidade. Ela é enorme e tem uma boa infraestrutura hoteleira.

imagem da areia e mar na praia de maresias em um dia de sol

Foto: Divulgação

Praia da Barra do Una: Aqui é um dos mais lindos encontros do mar com o Rio Una. A praia é perfeita para quem curte passeios de lancha, barcos ou jet ski e um almoço à beira do rio para relaxar.

Barra do Sahy: Praia pequena e tranquila, perfeita para aproveitar com as crianças. A vista é linda, já que no verão o pôr do sol torna o momento mágico. A cidade tem um Centro Histórico que ajuda a conhecer mais sobre a origem e como a região se desenvolveu ao longo do tempo. É válido sentar nas mesinhas ao ar livre e pedir um café para curtir a paisagem nostálgica.   Se além das praias você também curte uma cachoeira, aqui também tem. Para chegar nelas você pode contratar  uma das agências da região, no caso de quem tem menos experiência com trilhas, ou dá para ir por conta própria também, no caso dos experts

Ilhabela

Esse município é capaz de agradar os turistas que curtem praias movimentadas e os são apaixonados pela natureza. A famosa Ilhabela é ideal para quem é apaixonado por natureza, sem abrir mão de um banho de mar energizante.  Praia do Jabaquara: É cercada por montanhas e oferece um mar com diferentes tons de azul, faixa de areia larga. Ela também agrada turistas que querem fugir do ambiente urbano, mas prezam por uma boa  infraestrutura.

Praia de Castelhanos: Curtir as férias na Praia de Castelhanos pode ser incrível. Essa praia é marcada pelo seu lindo formato de coração, que pode ser visto do alto do mirante, tem um mar agitado e é rodeada de vegetação e muita beleza.  praia de castelhanos vista de cima em um dia de sol

Foto: Diego F Goncalves / Wikicommons

Praia do Pinto e Praia da Ponta Azeda:  elas são separadas por apenas alguns metros e ligadas por um deck de madeira. O mar é transparente e você vai poder ver de pertinho corais e tartarugas. Boa pedida para crianças.  Praia da Feiticeira: Mar  tranquilo, lugares com sombra e belas formações rochosas. A faixa de areia tem apenas 250 metros e não há quiosques ou restaurantes, ou seja, você precisa ir equipado com lanchinhos e água (além de sacola para levar de volta seu próprio lixo, claro). Essa é a pedida perfeita para quem ama tranquilidade. imagem das formações rochosas dentro da praia da feiticeira

Foto: Valdiney Pimenta / Wikicommons

Uma das atrações da ilha é o Ponto das Letras, café e livraria em Ilhabela com  um espaço bem charmoso. São mais de 25 anos de tradição na vila Parada imperdível para os turistas. Além das praias e do Ponto das Letras, Ilhabela é famosa por suas trilhas e cachoeiras. Caso você não tenha experiência com lugares escorregadios e irregulares procure os serviços de um profissional.  

Ubatuba

Quem acha que Ubatuba é Ubachuva é porque não conhece os melhores períodos do ano para conhecer uma das cidades mais bonitas no litoral norte de São Paulo. Entre os meses de abril e setembro você pode curtir a praia sem grandes riscos de chuva” Ubatuba agrada qualquer pessoa por sua diversidade de atrações. O centro da cidade é cheio de comércios, restaurantes, bares e lojinhas. A cidade tem mais de 100 praias. Algumas delas são: Vermelha do Centro: É pequena e pouco movimentada quando fora de alta temporada (entre abril e setembro). O mar é agitado, por isso merece bastante cuidado com as crianças. Porém, colado com ela, fica a  Praia do Tenório, que tem águas calmas.  imagem vista de cima da praia vermelha do centro

Foto: DeyvesMartins / Wikicommons

Itamambuca: É uma das praias mais conhecidas de Ubatuba por ter ondas constantes e favorecer o surfe. Quem quer  acampar, fica  nessa região. Por lá, existem diversos campings para aproveitar ainda mais.  Prumirim: É tranquila e possui uma pequena trilha de acesso, mas vai valer a pena, quer ver? Passando a praia, você chega na cachoeira do Prumirim que é linda e tem uma energia única para relaxar e aproveitar as águas. É água salgada e doce no mesmo lugar para você aproveitar bastante a natureza.

Félix: Quer surfar? Pode! Quer ficar na calmaria de um bom banho de mar? Pode, também! Além disso, a praia tem quiosques para atender os visitantes. Nessa praia, dá para passar um dos dias mais legais da sua estada em Ubatuba. imagem do entardecer na praia do féliz

Foto: Gilmara / Wikicommons

Na cidade, ainda é possível ter um agradável passeio conhecendo a Feirinha de Artesanato e a Casa do Artesão de Ubatuba. As 2 ficam nos arredores da Praça da Matriz. Outra possibilidade é ir até a sede do Projeto Tamar, no bairro do Itaguá, e fazer uma visita interativa para observar algumas tartarugas marinhas resgatadas. Esse é um passeio que pode ser feito com crianças ou sozinho. Por fim, existem opções de praias baratas na região para quem quer viajar sem gastar muito.

Caraguatatuba

Caraguatatuba fica entre São Sebastião e Ubatuba e também tem  praias lindas . O município possui uma ótima infraestrutura com opções de hospedagens e restaurantes variados. Tabatinga: É  a melhor praia de Caraguatatuba para quem está passeando com as crianças. O mar é tranquilo e é possível alugar cadeiras e guarda-sol nos quiosques para relaxar na sombra e petiscar algo. Ilha do Tamanduá: O trajeto até a ilha é feito de barco ou jet ski. Graças à grande presença de vida marinha, o local é super indicado para mergulho. Na ilha não tem quiosques ou restaurantes.  Praia da Mococa: É boa para curtir um dia em família, com mar raso e tranquilo, além deboa estrutura ao turista. A praia é famosa pelo poder terapêutico dos minerais que existem nas areias.

Praia da Cocanha: Praia de águas cristalinas  e tranquilas, com uma extensa faixa de areia branca e fofa e uma vista esplêndida para a Ilha da Cocanha. A infraestrutura é completa, com quiosques, bares e restaurantes.  Em Caraguá, como é conhecida pelos paulistas, você ainda pode conhecer o Morro do Santo Antônio, com aproximadamente 325 metros de altura. O pico garante uma vista privilegiada de Caraguatatuba, São Sebastião e também de Ilhabela.  O Juqueriquerê é o maior rio navegável do litoral norte de São Paulo. São 13 km de extensão com centro de turismo náutico da região.   Viu só como o litoral norte de São Paulo é surpreendente? É uma região rica em belezas naturais, como praias, cachoeiras, trilhas, parques ecológicos, centros históricos, bons restaurantes e muito mais.  Agora que você já se encantou por todas essas maravilhas só resta uma dúvida: qual destino escolher? Conta pra gente nos comentários! 

Deixe um Comentário