Como preencher o nome na passagem aérea

Precisando de ajuda para preencher o nome no bilhete aéreo? Fique tranquilo que você saberá como colocar o nome e também como alterá-lo caso cometa algum erro!

Sem tempo para ler? Ouça este texto no player abaixo! 😉

Seja a primeira ou a milésima viagem, colocar o nome no bilhete aéreo é uma tarefa que confunde (e muito!) os passageiros. Existem determinações, regras e multas que geram receio na hora de preencher essa informação.

Para que você não tenha problemas na hora do embarque – ou mesmo na hora da compra da passagem -, a gente preparou um material te explicando como funciona o preenchimento do seu bilhete. É só seguir o texto! 

Preencha a passagem como está seu passaporte

A melhor dica que podemos dar para preencher o seu bilhete é seguindo o seu passaporte. Ele é o documento oficial das viagens e deve ser sempre usado como referência no momento de repassar suas informações para as companhias aéreas. 

Se você é uma pessoa com vários sobrenomes, atente-se para quais estão descritos no passaporte e nunca abrevie um de seus nomes. Vamos supor que o nome de uma passageira é MARIA DOS SANTOS FERREIRA. Caso o passaporte esteja SANTOS FERREIRA como sobrenome, ela deve informar os dois como seus sobrenomes.

Atenção: quem for Júnior ou Neto deve informar o seguimento familiar para não ter problemas. 

E quem não tem passaporte? 

Nestes casos, o certo é consultar com a sua companhia aérea para verificar se existe alguma restrição a respeito. É preciso ficar atento principalmente no caso de viagens internacionais para os países do Mercosul, que podem ser acessados sem o passaporte.

Coloquei o nome errado na passagem aérea: e agora?

Dependendo do erro que você cometeu na hora de informar o seu nome na passagem aérea, a solução pode ser mais simples do que imagina. Segundo a resolução nº 400/2016 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o viajante pode pedir a correção de grafia do nome ou do sobrenome no bilhete sem taxas

Aqui, cabe um ponto: se você não informou um de seus sobrenomes em viagens nacionais, não há problema. Lembre-se apenas de prezar pela mesma descrição que está no passaporte, como dissemos anteriormente. Em viagens internacionais, isso pode ser um problema e tanto. 

O que dá para mudar na passagem

Não é tudo que dá para alterar no seu bilhete. Algumas informações não podem ser alteradas e, por isso, a sua atenção deve ser redobrada desde o início para não ter nenhuma dor de cabeça.

De qualquer forma, veja quais os itens que você consegue editar em sua passagem aérea.

Júnior, Neto e variáveis

Se você tem no seu nome Júnior, Neto, Filho ou Sobrinho, você precisa ter atenção em sua passagem. Essa informação sempre deve estar em seu bilhete aéreo para não gerar problemas em sua viagem.

Caso você tenha esquecido de inserir essa informação, é só ligar no SAC da companhia aérea e solicitar a inclusão do agnome. 

Pequenos erros de digitação

Alterou a ordem das letras do seu nome ou esbarrou no teclado? Esse é o menor dos seus problemas. Como já foi dito, a resolução 400/2016 da ANAC te garante a alteração, mas desde que você entre em contato com a companhia aérea! Lembre-se que você não pode ser cobrado por isso.

E alterar o nome inteiro da passagem?

Bom, aí nenhuma companhia aérea poderá te ajudar. Isso porque as empresas consideram que está acontecendo uma troca de passageiro, o que não é permitido. 

Nesses casos, o único jeito é cancelar o seu bilhete e adquirir outro com o nome certo (e a atenção em dia).

Solicitação em cada companhia aérea

AZUL

Os erros de grafia são fáceis de serem alterados e podem ser feitos diretamente com a AZUL. Isso inclui também os dados como e-mail, telefones e números dos documentos. 

Já casos mais complexos, como a separação ou casamento recente, alteração na paternidade ou alteração de nome após emitir o seu bilhete, a companhia pede que você entre em contato antecipadamente para que os seus dados sejam checados com a Receita e a alteração confirmada. 

Nestas situações, é recomendado que você acesse o site da AZUL ou ligue para as centrais de atendimento, através do número 0800-887-1118.

GOL

A GOL tem como política a análise de cada caso em separado. Por isso, é recomendado que você acesse o site da companhia ou ligue para 0800-704-0465 sempre que houver um erro de nome na sua passagem aérea. 

Em situações de casamento ou separação recente, a companhia costuma cobrar a documentação que comprove sua situação antes de confirmar a alteração. 

Clientes Smiles podem fazer suas alterações diretamente no site da GOL. Demais clientes devem ligar no SAC. 

LATAM

A LATAM é a mais rígida quanto ao nome do passageiro. Ele não pode ser modificado, o que requer a atenção na hora de efetuar a compra. Erros em documentos ou outras informações como e-mail podem ser feitas no check-in.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a empresa nos números 0300-570-5700 ou 4002-5700.

Haja informação, não é mesmo?! Então fique atento na hora de preencher o seu nome na passagem aérea para não ter problema. Todo cuidado é pouco para sua viagem não sofrer com transtornos! 

Deixe um Comentário