Foz do Iguaçu

icon-desk-calendar@2x Created with Sketch. Quando ir
icon-desk-mapa@2x Created with Sketch. Como chegar
icon-desk-talher@2x Created with Sketch. Onde comer
icon-desk-star@2x Created with Sketch. O que fazer

Foz do Iguaçu é um ótimo destino de viagem para todas as idades. Localizada no estado do Paraná, a cidade tem maravilhosas atrações urbanas e naturais.

O que desperta o interesse em conhecer esse lugar é o espetáculo das Cataratas do Iguaçu, na fronteira entre Brasil e Argentina.

Justamente por estar posicionada entre Argentina e Paraguai, há diversas opções de lazer e entretenimento para os turistas. Além do encontro de diferentes culturas. Churrascarias típicas e a facilidade em realizar compras nos países vizinhos estão entre os principais atrativos que você pode aproveitar.

Prepare-se para a viagem com este guia de Foz do Iguaçu completo e aprenda tudo o que você precisa saber sobre a cidade de grandes paisagens naturais.

Qual a história de Foz do Iguaçu?

Cataratas do Iguaçu

A origem de Foz do Iguaçu volta ao ano de 1881. Com o desenvolvimento e chegada de habitantes ao lugar, ele evoluiu para uma colônia militar e, eventualmente, em 1918, para o município que hoje conhecemos. No início, ela era ligada apenas a Curitiba por uma estrada precária e demorou anos para que uma rota melhor e mais segura fosse desenvolvida.

Já o famoso Parque Nacional tem sua origem bem depois, apenas em 1916, porque Santos Dumont, pai da aviação, intercedeu a favor de proteger a área.

Qual a melhor época para conhecer Foz do Iguaçu?

Cataratas do Iguaçu

Foz do Iguaçu é um destino que você pode conhecer o ano inteiro!

De janeiro a dezembro, as paisagens se modificam segundo as estações e proporcionam ótimas experiências ao viajante. Mas, de forma geral, atente-se ao clima nos diferentes períodos do ano:

  • Janeiro a março: altas temperaturas e tempestades de verão deixam as cataratas mais cheias e a queda d’água mais linear;

  • Abril e maio: temperaturas mais agradáveis durante o dia, frio durante a noite, e alguma ocorrência de chuvas;

  • Junho a setembro: temperaturas extremamente baixas, mas excelente época para aproveitar a gastronomia local;

  • Outubro a dezembro: temperaturas amenas evoluindo para quentes.

Agora que você já sabe todas as possibilidades de visitar a cidade durante o ano, continue a leitura do guia em Foz do Iguaçu e aprenda a se preparar para a viagem.

Leia também: Quando ir a Foz do Iguaçu: clima e melhor época

Quanto custa viajar para Foz do Iguaçu?

parque em Foz do Iguaçu

O valor da viagem para Foz do Iguaçu depende de fatores como o seu estilo de turismo, local de partida, época do ano, opção de hospedagem, entre outros. 

O acesso às Cataratas do Iguaçu, ponto indispensável para quem visita o local, custa a partir de R$63,00 por pessoa para brasileiros. 

Sendo assim, já leve esse valor em conta na hora de pesquisar as passagens aéreas e comparar os preços das diárias dos hotéis na região. 

Como chegar em Foz do Iguaçu?

placa na estrada indicando que para chegar em foz do iguaçu é só seguir em frente, e para ir ao aeroporto é só virar a direita

O modo mais fácil de chegar a Foz do Iguaçu é de avião. O aeroporto da cidade recebe tanto voos brasileiros quanto alguns internacionais. 

Mas, para quem já está no sul do país ou prefere outra rota, também é possível o acesso de carro, sabendo que a cidade está a cerca de 600km de Curitiba. 

Por fim, também há ônibus para o destino, e a Rodoviária de Foz do Iguaçu recebe ônibus de outros países!

Continue a leitura: Como chegar em Foz do Iguaçu: meios de transporte

O que fazer em Foz do Iguaçu?

Continuando nosso guia de Foz do Iguaçu, vamos para as próximas dicas sobre o que fazer na cidade e países vizinhos. Há diferentes estilos de viajantes. Para algumas pessoas, poucos dias são suficientes para conhecer e admirar um destino de viagem. Mesmo assim, muitos se perguntam quantos dias é ideal para ficar em Foz do Iguaçu

Visitar o Marco das Três Fronteiras

O Marco das Três Fronteiras é um dos principais pontos turísticos de Foz do Iguaçu, marcando o encontro de três grandes nações da América do Sul. São três estruturas, uma em cada país, onde é possível fazer fotografias incríveis.

Ir às compras

A região da tríplice fronteira pode ser um verdadeiro paraíso para quem gosta de fazer compras. Para chegar ao lado paraguaio basta atravessar a Ponte da Amizade e chegar à Ciudad del Este. Já no lado argentino é possível passar pelo famoso Duty Free Shopping, que aceita pagamentos em real, dólar ou peso argentino.

Admirar as Cataratas do Iguaçu

As Cataratas do Iguaçu podem ser observadas tanto do lado brasileiro quanto do argentino, ambos com estruturas diferentes e paisagens de tirar o fôlego. Isso porque as quedas d’água, que podem ser observadas da ponte ou por meio de um passeio de barco, despejam 1,5 milhão de litros de água por segundo.

Encantar-se no Parque das Aves

No Parque das Aves, lar de mais de mil animais de 131 espécies diferentes, é possível se conectar com a natureza e fazer trilhas num ambiente de mata nativa, chegando aos viveiros. Alguns permitem a entrada e o contato direto com as aves, enquanto outros são apenas para observação. Há também um espaço dedicado aos répteis e às borboletas.

Conhecer a Usina de Itaipu

O passeio à Usina de Itaipu contempla visitas ao Ecomuseu, planetário e a um circuito biológico. Tudo isso para conhecer um pouco mais desse complexo que é responsável por 17% da energia usada no Brasil.

Onde se hospedar em Foz do Iguaçu?

vista dos prédios em Foz do Iguaçu

Quanto a hospedagem, a cidade oferece uma variedade de hotéis para você se hospedar. Selecionamos as três principais regiões para se hospedar e ficar perto dos principais pontos turísticos.

Cataratas

Na Avenida das Cataratas há diversas opções de hotéis para quem quer curtir a natureza e relaxar. No entanto, a distância entre ela e o centro da cidade é de 10km.

Portanto, se você quer aproveitar para conhecer mais o local, alugue um carro ou se hóspede mais próximo do centro.

Centro

O fácil acesso a comércio, restaurantes e outros serviços é uma das vantagens de se hospedar nessa região. Você pode passear a pé ou de ônibus e ainda economizar.

Os hotéis oferecem bom conforto e ótimo custo. 

Parque Nacional

Imagine como deve ser espetacular se hospedar próximo às cataratas! Se você aprecia o contato com a natureza, saiba que é possível garantir a sua estadia no Parque Nacional, que conta com um único hotel, o Belmond Hotel das Cataratas. 

Onde comer em Foz do Iguaçu

peixe servido em um prato, comida ilustrando onde comer em Foz

Além das paisagens incríveis, a Foz do Iguaçu também possui grande variedade gastronômica. Os restaurantes vão desde a culinária japonesa, árabe e italiana, passando pelos frutos-do-mar e claro, buffet de carnes.

Há diversos restaurantes que oferecem serviços de buffet e self-service a preços fixos e econômicos. Entre eles destacamos o Restaurante Barracão e o Bendito Bar e Restaurante.

Se o intuito for apreciar massas, há o jantar turístico oferecido pelo Hotel Bella Italia. Há a oferta de pratos quentes e rodízio com 10 massas diferentes para você apreciar.

Outras opções como hamburguerias e frutos-do-mar também são oferecidos em grande escala na cidade. 

Já para quem aprecia ou tem curiosidade pela culinária árabe, vale a pena visitar o Castelo Libanês. Lá você encontra kibe, shawarma, arroz com lentilha e outros pratos típicos.

 

Foz do Iguaçu é uma cidade que possui uma grande riqueza gastronômica.  A cidade está cheia de novos restaurantes. Não faltam opções para você degustar durante os passeios.

O que fazer em foz do Iguaçu a noite

Foz do Iguaçu a noite

A cidade possui uma vida noturna bastante agitada. Há opções gastronômicas e inúmeros bares para quem quer curtir um pouco mais a viagem.

No entanto, engana-se quem pensa que não dá para passear a noite pela cidade.

Opções como o Passeio de Luzes pela Usina de Itaipu é uma boa escolha para quem não quer visitar o local durante o dia. 

O show de luzes começa com música e uma explicação histórica sobre a construção, enquanto você aprecia as cores no concreto.

O Bar de Gelo é outro passeio que pode enriquecer a sua noite. Toda a sua estrutura é feita de gelo, desde paredes, balcões e copos.

Há opções de cervejas com e sem álcool, além de refrigerantes e chocolate quente. A atração promete ser uma experiência inesquecível.

Com este guia de Foz do Iguaçu você aprendeu tudo o que é importante para conhecer diversos lugares da cidade e levar na bagagem experiências inesquecíveis.

Agora não perca mais tempo e programe já a sua viagem para o paraíso das cataratas do sul! Quer viajar para Foz do Iguaçu? Confira os pacotes da MaxMilhas!

Deixe um Comentário