6 dicas para comprar passagem aérea barata

Planejar a viagem com antecedência e saber quando comprar são algumas das dicas para comprar passagem aérea mais barata. Saiba mais!

Você está pensando em viajar, mas está assustado com o preço das passagens? Então, nós vamos te ajudar! 

Preparamos 6 dicas incríveis para te ajudar a comprar passagem aérea barata e ainda tiramos algumas dúvidas comuns de pessoas que procuram promoções.

Confira abaixo!

1 — Programe a viagem com antecedência

Não deixe para a última hora! O ideal é começar a se preparar para a viagem com pelo menos alguns meses de antecedência. 

Assim, você terá tempo para pesquisar valores com calma e ainda pode aproveitar promoções, reduzindo os gastos com a viagem. 

Outro motivo para se programar com antecedência é o preço das passagens. Lembre-se que elas costumam ficar mais caras quando o voo está próximo.

E pense bem na  data da viagem, porque isso influencia tanto no preço da passagem quanto da hospedagem

Como muita gente viaja nos finais de semana e feriados, os preços das passagens aéreas costumam ficar mais altos.

Por isso, quem quer economizar deve se programar para viajar no meio da semana, garantindo um valor de passagem mais em conta.

Como organizar uma viagem do zero?

Para te ajudar a se programar para a próxima viagem, preparamos um checklist bem completo com tudo que você precisa pesquisar durante esse planejamento.

Confira abaixo!

  • Defina um orçamento: isso vai te ajudar a escolher todos os detalhes do seu roteiro;
  • Escolha um destino: essa escolha pode variar de acordo com o orçamento e com sua companhia de viagem. O destino de uma viagem para lua de mel geralmente é diferente de uma viagem com a família ou amigos;
  • Defina a data e a duração da viagem: essa escolha também varia de acordo com o seu orçamento, com o destino e até com os pontos turísticos que você deseja conhecer;
  • Crie seu roteiro: agora você precisa definir onde ficar, onde vai comer, como se locomover no seu destino e como chegar até lá;
  • Faça suas reservas: além de pesquisar, você também precisa fazer a reserva da hospedagem e comprar as passagens;
  • Invista em um seguro viagem: isso vai te deixar mais tranquilo caso ocorra um imprevisto, como mala extraviada e cancelamento de voo;
  • Prepare seus documentos: confira se todos os documentos necessários para o seu embarque e deslocamento no seu destino estão em dia.

2 — Fique de olho nas promoções

Se você já pesquisou o preço de alguma passagem aérea, já deve ter percebido que os valores podem variar muito até o dia da viagem. 

Então, como saber qual a melhor hora de comprar? 

O segredo é entender o que faz as companhias aéreas reduzirem o preço e saber como encontrar essas promoções. 

Quando as companhias aéreas fazem promoção?

Existem vários fatores que influenciam no preço das passagens aéreas, mas apenas dois deles são utilizados como base para as promoções e ofertas relâmpago.O primeiro deles é a quantidade de pessoas interessadas em voar em determinado trecho e horário. 

Em alguns casos, não existe muita procura e os voos costumam ficar mais vazios. 

Isso acontece muito nos voos noturnos, já que as pessoas preferem viajar de dia em trechos nacionais. 

Para evitar prejuízo, as empresas aéreas costumam oferecer descontos em alguns trechos para aumentar o número de viajantes.

Outro fator que influencia na redução do preço das passagens é a venda frustrada. E não estamos falando de quando você desiste da compra, mas quando outro passageiro desiste da viagem. 

Isso ocorre quando a pessoa faz a reserva, mas não paga o valor no prazo estabelecido pela companhia. Quando isso ocorre, essa passagem volta para a empresa, que quer vendê-la o mais rápido possível para preencher todos os assentos disponíveis do avião. 

O problema é que não tem como saber quando as companhias aéreas estão com o voo vazio ou querem se “livrar” de uma passagem que não foi comprada. 

Mas existem alguns truques que podem te ajudar a encontrar as passagens com desconto.

Como comprar passagens aéreas em promoção?

As companhias costumam oferecer descontos em determinados períodos do dia. Ninguém sabe quando, nem a hora em que essas promoções são liberadas. 

Por isso, é bom fazer uma pesquisa detalhada nos sites das empresas aéreas  e conferir se existe alguma oferta para o seu destino.

Siga as redes sociais de companhias aéreas e acompanhe o site destas empresas com frequência. 

É comum que elas lancem “promoções-relâmpago”, oferecendo passagens a preços bem acessíveis. 

Mas é bom comprar logo, viu? As empresas liberam poucos bilhetes com desconto. Por isso, eles vão para quem comprar antes. 

Isso não significa que seja um bom negócio sair correndo para adquirir uma passagem promocional. 

Leia com atenção as regras da negociação e analise se vale mesmo a pena comprar a passagem antes de fechar a compra. 

Normalmente, a melhor opção é mesmo comprar com bastante antecedência.

Para facilitar seu trabalho, você também pode pesquisar num site de buscador de passagens aéreas, como a MaxMilhas, e verificar se tem alguma promoção. 

Como faço para comprar passagens aéreas baratas na madrugada?

Você já ouviu falar que é mais fácil comprar passagem barata durante a madrugada? 

Bem, isso não é exatamente verdade. 

É possível encontrar ofertas relâmpago durante a noite, mas não é sempre que você vai conseguir comprar passagem aérea mais barata nesse horário. 

Para evitar ficar acordado à toa, é bom seguir as dicas que explicamos acima. Acompanhe as redes sociais e os sites das empresas aéreas para ver se vai ter alguma promoção. 

3— Compre no fim de semana

Você sabia que é mais fácil comprar passagem aérea barata no final de semana? 

Muita gente não sabe, mas você tem mais chance de encontrar passagens na promoção no sábado e no domingo. 

Geralmente, é comum encontrar passagens até 36% mais baratas no domingo em comparação a outros dias da semana. 

No sábado, o desconto pode chegar a 20%. Por outro lado, é melhor evitar fazer a reserva na quinta ou sexta-feira. 

Em geral, a procura é grande nesses dias por conta do fim de semana.

4 — Compare os preços

Além de acompanhar as redes sociais e sites das empresas aéreas, é importante utilizar sites que comparam preços de passagens aéreas. 

A MaxMilhas, por exemplo, é um site para comprar passagem aérea barata que permite a comparação entre várias opções de voo. Você só precisa informar  o destino e data da viagem e buscamos as melhores ofertas pela internet, bem como  opções de várias companhias aéreas diferentes.

Assim, você consegue visualizar os preços de todos os voos no trecho especificado de uma vez, numa mesma tela. 

Dessa forma, fica muito mais fácil escolher as passagens com melhor custo-benefício para você. 

5 — Prefira voos com conexões e escalas

Geralmente, os voos diretos são mais caros porque também garantem menos tempo de viagem. 

Mas se você não se importa em fazer uma viagem mais longa e quer comprar uma passagem aérea mais barata, então pode escolher voos com conexões. 

Para saber se vale a pena mesmo fazer essa troca, veja se há diferença de preço entre o voo sem escala e o voo com parada. 

Assim, fica mais fácil decidir optar pela segunda opção. 

Outra dica é procurar por rotas alternativas, com voos que chegam em outros aeroportos da cidade. 

O segredo é usar a criatividade e tirar um tempo para pesquisar os voos que chegam ou partem de outros aeroportos. Embora seja mais cansativo, você consegue economizar e ainda pode aproveitar a escala para conhecer um lugar diferente.    

6 — Use as milhas a seu favor

Quer economizar ainda mais na compra da passagem aérea? Então use suas milhas aéreas! Assim, você consegue emitir o bilhete aéreo com um desconto bem maior. 

Para isso, você pode usar seus pontos adquiridos em programas de milhagem ou, ainda, fazer um dinheiro extra vendendo suas milhas!

Seguindo todas essas dicas, comprar passagem aérea mais barata será muito mais fácil! Agora, faça o planejamento da sua viagem e confira as melhores passagens na Maxmilhas!

Deixe um Comentário