Qual a diferença entre pontos e milhas?

Pontos e milhas apresentam benefícios e oportunidades financeiras, mas é necessário entender as diferenças entre ambos. Esse conhecimento garante mais liberdade para usar ambos da maneira que você quiser. Vem com a gente! A diferença entre e pontos e milhas talvez seja ainda algo difícil de ser decifrado para muita gente, mas gera bastante curiosidade. Entender a distinção permite aproveitar mais oportunidades oferecidas por ambos os recursos. Por isso, nesse conteúdo vamos explicar o que são pontos e milhas, a diferença entre os dois e como obter vantagens por meio deles.  Leia também: Tudo que você precisa saber sobre milhas aéreas 

O que são pontos?

Mão segura cartão de crédito enquanto usa computador. Foto disponível no Unsplash

Os pontos são oferecidos aos usuários de operadoras de cartões de crédito por meio de um programa específico para isso. Todas as vezes em que compras são realizadas na função crédito do seu cartão, esses pontos podem ser acumulados.  A maioria das instituições financeiras oferece pontos a cada real ou dólar gasto. Portanto, se você usa o seu cartão de crédito e faz parte do programa de pontos da sua operadora financeira, você já deve ter alguns acumulados. 

Quais são os programas de pontos?

Existem diversos programas de pontuação, um para cada tipo de cartão e/ou instituição financeira. Os mais conhecidos no Brasil são:

  • Livelo: do Banco Bradesco, Banco do Brasil e cartões de bandeira Amex; 
  • Esfera: do Banco Santander;
  • Sempre Presente: do Banco Itaú;
  • Pontos Caixa: da Caixa Econômica Federal; 
  • Rewards: do Nubank. 

Como acumular pontos por meio das compras?

Por exemplo, se o programa ao qual você faz parte lhe permite acumular 1 ponto por dólar gasto, você precisará gastar cerca de R$1.100 (cotação de 08/10/21) para acumular 200 pontos. A melhor forma de acumular pontos é utilizando seu cartão de crédito na maioria das suas compras. A dica é realizar um planejamento financeiro para poder passar compras de valores altos no crédito, mas sem desestabilizar suas economias.  Se você não usa muito o cartão de crédito, comece aos poucos, passando compras pequenas, até ir se acostumando e se organizando para comprar um valor maior.  Os pontos podem então ser trocados por produtos e serviços, como eletrodomésticos e eletrônicos, ingressos para shows e outros eventos, passagens aéreas e descontos em hotéis ou passeios.  Cada produto ou serviço, no entanto, requer um número determinado de pontos acumulados, que geralmente é bastante alto. Porém, tudo vai depender do programa de pontos no qual você faz parte.  Cada programa de pontos tem suas vantagens e condições, veja qual funciona melhor para para você antes de aderir.

O que são milhas? 

Homem sentado em aeroporto observando avião decolar

As milhas, por outro lado, estão relacionadas aos programas de fidelidade das companhias áreas. Com elas, é possível comprar passagens aéreas e trocar por produtos. 

Quais são os programas de milhas?

Cada companhia aérea possui o seu programa de milhas, sendo:

  • Latam Pass: da Latam;
  • Smiles: da Gol;
  • Tudo Azul: da Azul.

Como as milhas aéreas são acumuladas?

No caso das milhas, existem diversas formas diferentes de acumular, como:

  • Em viagens realizadas na companhia: você acumula milhas todas as vezes em que voar pela companhia aérea em cujo programa de fidelidade você participa.
  • Ao transferir pontos do cartão de crédito para milhas: atualmente, existem parcerias entre companhias aéreas que permitem que você acumule pontos em um determinado programa de fidelidade e possa voar com as outras empresas parceiras. O número de milhas acumuladas depende do trecho viajado. Trechos nacionais geralmente acumulam menos milhas do que os internacionais
  • Com uma assinatura mensal ou anual: os principais programas de milhas possuem clubes de assinatura no qual você paga um determinado valor e recebe todos os meses, automaticamente, uma determinada quantidade de milhas na sua conta.
  • Ao comprar milhas: outra opção de conseguir milhas é comprando. Essa saída é válida para pessoas que precisam de uma quantidade específica para completar sua viagem, por exemplo.
  • Ao utilizar um cartão exclusivo do programa: os próprios programas de milhas possuem cartões de crédito próprios que possibilitam o acúmulo automático de milhas. 

Qual a diferença entre pontos e milhas?

A principal diferença entre pontos e milhas é onde cada um é acumulado.  Os pontos são acumulados nos programas fidelidade do cartão de crédito ou instituição financeira. Já as milhas são acumuladas nos programas fidelidade da companhia aérea à qual é afiliado.  No entanto, é possível fazer a troca de pontos por milhas A maioria dos programas de pontos permite que os usuários transfiram os pontos acumulados no cartão de crédito para os programas de fidelidade de companhias aéreas nacionais e internacionais, transformando pontos em milhas.  Cada programa possui suas facilidades e bonificações, bem como cada um tem sua política de troca de pontos por milhas. Por isso, é importante sempre estar atento ao regulamento, tanto do programa de pontos, quanto o de milhas. 

Como aproveitar melhor seus pontos e milhas

Casal olha para tela do computador

Os programas de pontos e de milhas permitem o acúmulo de ambos, possibilitando que o afiliado aproveite da melhor maneira tanto um quanto outro.  Ou seja, os pontos podem ser trocados por produtos ou serviços. Porém, eles também podem ser convertidos em milhas. As milhas, por sua vez, podem ser usadas em passagens aéreas ou podem ser vendidas, constituindo uma renda extra para o usuário. Na MaxMilhas você consegue vender as suas milhas de maneira rápida, segura e lucrativa. E quer melhor forma de resgatar as suas milhas que em dinheiro e usar da maneira que quiser?  E se você tem milhas acumuladas, fique atento ao prazo de validade, e não deixe de resgatá-las. Só em 2019, foram 235,2 bilhões de milhas acumuladas no Brasil, segundo o Banco Central, sendo que 43,6 bilhões delas não foram usadas ou expiraram: veja quanta oportunidade de renda extra os brasileiros perderam!  Portanto, não deixe passar essa oportunidade de extrair o máximo das suas milhas e usá-las com liberdade.  Agora que você já sabe os benefícios financeiros que os pontos e as milhas podem trazer, venda as suas milhas com a MaxMilhas.

Deixe um Comentário