Programas de fidelidade: o que são?

Os programas de fidelidade foram criados pelas companhias aéreas para estreitar o relacionamento entre elas e seus clientes.

Atualmente, são vários os programas de fidelidade brasileiros e internacionais. Existem também programas que não são vinculados a companhias aéreas, como a Livelo, que permitem a utilização de pontos e milhas acumulados para o resgate de produtos, reserva de hotéis e outros.

Com o surgimento de empresas como a MaxMilhas, que tornaram a venda de milhas um negócio rentável e seguro, esse segmento se aqueceu. Os programas ampliaram a variedade de seus serviços e produtos, passando a oferecer cada vez mais benefícios a seus clientes.

Para você ter uma ideia desse crescimento, a Associação Brasileira de Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) registrou 112,2 milhões de cadastros em programas de fidelidade em 2017, um aumento de 25,2% no número de clientes em relação ao ano anterior.

Entre compras de produtos e uso de cartões de crédito, as possibilidades de se acumular pontos e milhas nos programas de fidelidade são várias. Confira!

Como acumular milhas nos programas de fidelidade

Em primeiro lugar, é importante definir qual é a diferença entre pontos e milhas.

As companhias aéreas criaram seus programas de fidelidade, mas cada um deles é uma empresa autônoma, com nome próprio e suas especificidades.

Então, para acumular milhas e aproveitar todos os benefícios oferecidos pelos programas de fidelidade, você deve se inscrever no programa da companhia aérea que você deseja.

A partir do momento em que você se cadastra, pode começar a pontuar ao fazer viagens aéreas, utilizar o cartão de crédito, assinar clubes de vantagens ou fazer compras em lojas virtuais.

A quantidade de milhas acumuladas em cada transação vai depender dos programas fidelidade escolhidos, da modalidade do seu cartão de crédito, da forma como você obteve os pontos e outros fatores. Bilhetes promocionais, por exemplo, não costumam valer milhas.

Programas de fidelidade nacionais

As principais companhias aéreas brasileiras contam com programas de fidelidade. Os mais relevantes são LATAM Pass (Latam), Smiles (Gol) e Tudo Azul (Azul).

LATAM Pass (Latam)

A LATAM Pass é o programa de fidelidade da Latam. Esse programa permite o acúmulo de pontos em viagens por qualquer companhia que faça parte da aliança Oneworld.

Além disso, os participantes da LATAM Pass podem pontuar adquirindo produtos e serviços em diversos parceiros do programa, como e-commerces, hotéis e outros serviços.

Em parceria com o Itaú e a MasterCard, a LATAM Pass oferece quatro tipos de cartão de crédito (Internacional, Gold, Platinum e Black) que aumentam sua pontuação.

Para participar, basta se cadastrar gratuitamente no site oficial do programa. Se você tiver interesse em acelerar o acúmulo de milhas, pode assinar o LATAM Pass.

Com 4 categorias, o Clube permite que você pague um valor para acumular pontos mensalmente, além de oferecer vantagens, como descontos em lojas parceiras e bônus na obtenção de pontos.

Smiles

Esse é o programa de fidelidade da Gol. Apesar da empresa não fazer parte de nenhuma grande aliança internacional, ela tem parcerias com 17 companhias aéreas.

A Smiles divide seus usuários em quatro categorias (Smiles, Prata, Ouro e Diamante). Para progredir no programa e conseguir mais benefícios, basta acumular pontos.

O processo de inscrição deste programa de fidelidade também é prático e gratuito, feito pelo site oficial.

O programa também conta com o Clube Smiles , com 5 categorias. Entre os benefícios exclusivos de quem é assinante do Clube, estão facilidades para reservas gratuitas, ofertas e outros.

Tudo Azul

Atualmente, o programa de fidelidade da Azul é considerado o melhor do Brasil. E olha que ele não faz parte de nenhuma aliança internacional e não tem tantas parcerias (apenas com Copa Airlines, TAP e United).

Da mesma forma que os programas de fidelidade de outras companhias aéreas brasileiras, o Tudo Azul conta com quatro categorias: cliente Tudo Azul, Topázio, Safira e Diamante.

Para começar a acumular, basta fazer o cadastro no site oficial, e você ainda ganha 500 pontos.

Assim como a Smiles, o Tudo Azul tem seu clube, com 5 categorias. Nele, são oferecidas promoções exclusivas, bônus na transferência de pontos dos cartões de créditos e outras vantagens.

Programas internacionais

São muitos os programas de fidelidade de companhias aéreas. Entre as principais, temos:

AAdvantages (America Airlines)

ConnectMiles (Copa Airlines)

Delta SkyMiles (Delta Airlines)

Executive Club (British Airways)

FlyingBlue (Air France)

Lifemiles (Avianca)

LanPass (Lan)

Miles & More da Lufthansa e Iberia Plus (Iberia)

United Mileage (United Airlines)

Victoria (TAP)

Alguns desses programas têm parceria com programas de companhias brasileiras. Vale a pena verificar como funciona o acúmulo nesses casos.

Vale a pena?

Vale muito a pena fazer parte de programas de fidelidade, pois eles são uma maneira de você receber de volta o dinheiro gasto em viagens ou outros serviços. A MaxMilhas tem 3 dicas importantes para você tirar ainda mais proveito do uso desses programas:

  1. Se você está começando, prefira concentrar o acúmulo de suas milhas em apenas um programa.
  2. Fique de olho nas promoções dos programas de fidelidade para ganhar ainda mais milhas.
  3. Venda suas milhas. Essa é a forma de torná-las mais rentáveis e ainda ganhar uma renda extra.

Quer ganhar dinheiro com milhas? Baixe agora nosso guia definitivo para transformar milhas em dinheiro.

 

Deixe um Comentário