Programa de Fidelidade da TAM: como fazer e quais são os benefícios?

O Programa de Fidelidade da TAM é um dos maiores e mais famosos entre as pessoas que viajam muito, porque oferece diversos benefícios aos seus participantes. Ele, inclusive, está ligado a alianças globais com outras companhias aéreas. Quer saber mais? Leia agora!

Antigamente conhecido como TAM Fidelidade, o programa passou a se chamar LATAM após a junção das companhias aéreas TAM e LAN — o que se tornou um grande acontecimento na aviação.

Neste texto, vamos apresentar como funciona o programa LATAM Fidelidade, quais sãos as suas vantagens e para que serve a Multiplus. Se interessou? Continue a sua leitura para saber mais!

O que é o Programa de Fidelidade da LATAM?

Um dos programas de fidelidade mais conhecidos e utilizados pelos brasileiros, o LATAM Fidelidade oferece aos seus afiliados a possibilidade de acumular e viajar utilizando milhas aéreas.

O LATAM Fidelidade faz parte da Multiplus, a maior rede de fidelização do país. Em razão disso, os seus usuários conseguem acumular pontos de diferentes maneiras, seja viajando, utilizando os cartões de crédito filiados, realizando compras em lojas parceiras e, até mesmo, deixando avaliações em sites, como o TripAdvisor.

As milhas acumuladas por meio do programa LATAM Fidelidade podem ser utilizadas para comprar passagens aéreas de diferentes companhias parceiras da aliança OneWorld. São elas:

  • American Airlines;
  • British Airways;
  • Cathay Pacific;
  • Finnair;
  • Iberia;
  • Japan Airlines;
  • LATAM;
  • Malaysia Airlines;
  • Qantas;
  • Qatar Airways;
  • Royal Jordanian;
  • S7 Airlines;
  • SriLankan Airlines.

Para que serve a Multiplus?

A Multiplus é o programa de benefícios no qual o LATAM Fidelidade é afiliado, responsável por acumular ospontos que podem ser trocados por passagens aéreas, serviços, reservas em hotéis e produtos.

Existem diversas maneiras de aumentar a sua pontuação na Multiplus: são aceitas transferências de pontos acumulados em cartões de crédito e programas parceiros, como o KM de Vantagens do Ipiranga, milhas de voos com a LATAM ou companhias aéreas parceiras OneWorld e por meio de compras em estabelecimentos como Netshoes, Walmart, Zattini, Ponto Frio e Droga Raia.

Mas existem outras maneiras de acumular pontos. Por exemplo, é possível aumentar a sua pontuação participando do Game Multiplus (em que você soluciona desafios), contratando um plano mensal ou comprando conforme a sua necessidade.

Quanto mais pontos acumulados, maiores são as chances de conseguir comprar passagens utilizando milhas áreas e viajar para lugares incríveis sem precisar gastar muito!

Outra maneira bem fácil de ter pontos e trocá-los por produtos e passagens é participar do Clube Multiplus. São vários os planos disponíveis, e o cliente pode fazer o seu primeiro pagamento de mensalidade já na adesão. Por exemplo: no Plano Clube 1.000, a assinatura custa R$ 42,90 e o cliente ganha 1.000 pontos todo mês.

Por fim, todos os pontos adquiridos no programa LATAM Fidelidade são acumulados diretamente na conta Multiplus. Dessa forma, não é necessário fazer nenhum tipo de transferência para fazer um resgate — seja ele de passagem aérea ou de produtos e serviços dos demais parceiros.

Como fazer o cadastro na Multiplus?

Para criar uma conta no programa de benefícios da Multiplus, é possível optar pelos seguintes passos:

  • fazer o cadastro direto pelo site da Multiplus;
  • pelo aplicativo da Multiplus — disponível na App Store e no Google Play;
  • pelo site da LATAM Fidelidade — se você tem cadastro na LATAM, já é cadastrado também na Multiplus;
  • pela transferência de pontos de programas de fidelidade parceiros — durante a transferência, será criado, automaticamente, um cadastro Multiplus com o seu CPF.

Independentemente do passo escolhido, é fundamental que, no momento do cadastro, você informe, pelo menos, um telefone válido. Isso porque ele será utilizado para receber informações muito importantes, como códigos de autorização para realizar transações e alterações em seu cadastro, novidades referentes ao programa, etc. — e para que a Multiplus possa entrar em contato com você de maneira fácil, caso necessário.

Além disso, ao contrário do que alguns possam vir a pensar, não é preciso pagar nenhuma taxa para fazer parte do programa de benefícios da Multiplus. Contudo, é possível que alguns parceiros cobrem taxas para transferência de pontos e que alguns resgates de produtos e serviços envolvam custos e condições específicos, divulgados aos participantes pela Multiplus e parceiros.

Como funcionam as pontuações Oneworld?

A Oneworld é uma aliança global das 13 maiores companhias aéreas do mundo, comprometidas em proporcionar serviços de nível internacional. Mas o que isso tem a ver com o programa de fidelidade da LATAM? A resposta é: tudo. Isso porque ser membro da Oneworld fornece várias vantagens aos passageiros LATAM, como:

  • maior gama de opções de passagens aéreas;
  • prêmios;
  • benefícios fora do alcance de companhias aéreas individuais.

Além disso, a Oneworld conta com uma rede global de rotas, cobrindo mais de 1000 destinos em mais de 160 países, e cerca de 600 salas VIP. Para fazer o resgate de voos em companhias aéreas parceiras, a quantidade de pontos necessários vai depender da cabine escolhida e do número de regiões percorridas.

A pontuação Oneworld será calculada considerando cada região da viagem em questão até o seu destino final — independentemente do número de conexões feitas dentro de uma mesma região.

Quais são as categorias do programa LATAM Fidelidade?

Não foi só o nome da companhia aérea que sofreu alterações, com o anúncio da mudança de TAM para LATAM, as categorias do programa de fidelidade da empresa também foram modificadas.

Abaixo, apresentamos como foram divididas as categorias do LATAM Fidelidade após as alterações da empresa.

LATAM Fidelidade

Antigamente conhecida como a Categoria Branca, todos os usuários que se inscrevem no programa são inclusos nesse grupo. Para avançar para a próxima categoria e receber benefícios diferenciados é preciso juntar milhas.

Gold

Para atingir essa categoria, é preciso acumular 10 mil milhas no programa LATAM Fidelidade, realizando voos com a LATAM e companhias afiliadas do OneWorld ou voar dez trechos LATAM no período de 12 meses.

Quando esse critério for preenchido, automaticamente, o cartão muda de categoria e o usuário ganha alguns benefícios, como:

  • 25% de pontos bônus nos voos LATAM Airlines;
  • check-in prioritário em voos internacionais de Classe Executiva;
  • 10 kg de bagagem extra nos voos LATAM Airlines Brasil ou uma bagagem extra em voos internacionais, de acordo com as regras de cada aeroporto;
  • bagagem prioritária em voos internacionais.

As categorias dos usuários são renovadas anualmente, no mês de março. É feita a contabilidade dos pontos acumulados e é possível continuar na mesma categoria, avançar para a próxima ou voltar à anterior.

Platinum

Para conquistar um lugar nessa categoria, é preciso acumular 40 mil pontos. Ao atingir essa pontuação e ser classificado como Platinum no programa LATAM Fidelidade, os usuários recebem o status de Sapphire na aliança OneWorld.

A partir desse status no OneWorld, o participante ganha alguns benefícios exclusivos:

  • tabela preferencial de resgaste para voos nacionais e internacionais;
  • prioridades no check-in;
  • 20 kg de bagagem extra em voos LATAM Airlines Brasil ou dois volumes extras em voos internacionais;
  • acesso às salas VIP de Classe Executiva;
  • prioridade em filas de espera;
  • assento preferencial ou pré-reservado;
  • embarque prioritário.

Black

Acumulando 100 mil pontos em voos LATAM ou com os parceiros OneWorld ou voando 100 trechos com a LATAM no período de 12 meses, a sua categoria se torna a Black.

Além da categoria Black, o status na OneWorld passa a ser Emerald, e você ganha benefícios ainda melhores na hora de voar.

  • tabela preferencial para troca de voos nacionais ou internacionais;
  • 100% de pontos bônus em voos LATAM Airlines Brasil ou LATAM Airlines Group;
  • bagagem prioritária;
  • upgrade cortesia da Classe Econômica para a Classe Executiva, de acordo com a disponibilidade;
  • upgrade cortesia para acompanhante, de acordo com a disponibilidade;
  • prioridade no check-in e embarque;
  • acesso às salas VIP LATAM Airlines e LATAM Airlines Group para o usuário, com direito a acompanhante;
  • espaço+ de cortesia em voos nacionais, conforme a disponibilidade;
  • passagem rápida na fila da inspeção de segurança.

Black Signature

A categoria Black Signature é a mais alta das divisões do programa LATAM Fidelidade. Para que os seus usuários consigam atingir esse privilégio, é necessário acumular um total de 150 mil pontos ou realizar 125 voos com a LATAM Airlines nos últimos 12 meses.

Ao atingir o grupo Signature, o cliente continua com os benefícios da categoria Emerald da aliança OneWorld, mas ganha novos privilégios exclusivos da LATAM Fidelidade:

  • telefone exclusivo para atendimento diferenciado;
  • prioridade em listas de espera para assentos e upgrades exclusivos;
  • check-in preferencial com marcação de assentos disponíveis;
  • espaço+ de cortesia em todos os voos, conforme a disponibilidade;
  • bagagem extra para toda a família (cônjuge e filhos);
  • passagem rápida e prioridade na fila de inspeção de segurança.

Como resgatar os pontos acumulados?

A quantidade de pontos necessária para resgatar passagens varia de acordo com diversos fatores, como a antecedência da reserva, o período da viagem, o destino, a rota, os horários dos voos e a disponibilidade de assentos. De modo geral, quanto antes for feita a reserva, menos pontos precisará utilizar.

Para fazer o resgate, é possível optar pelas seguintes modalidades:

• clássico: referente ao resgate feito com quantidade padrão de pontos Multiplus, é disponibilizado, na maioria das vezes, para resgates com antecedência;

• promo: permite que você faça o resgate utilizando menos pontos Multiplus do que no resgate clássico. No entanto, só é possível em casos de maior antecedência — ou seja, quanto maior for a antecedência, mais chances você tem de encontrar um voo mais vazio. Além disso, o benefício está sujeito à disponibilidade;

• irrestrito: ao contrário da opção anterior, o resgate irrestrito disponibiliza até o último assento livre do voo para resgate com pouca antecedência. Nesse caso, quanto menor a antecedência, maior a chance de encontrar essa modalidade. No entanto, ela requer uma quantidade maior de pontos Multiplus.

Como solicitar pontos de voos já realizados?

Aqueles que voaram pela LATAM (ou outra companhia aérea parceira da Multiplus), mas não se lembraram de pedir para pontuar no momento do check-in (tanto no balcão quanto online), podem solicitar os pontos das seguintes formas:

  • quando o voo foi feito pela LATAM: o cliente LATAM Fidelidade não precisa pedir seus pontos para fazer um resgate, já que eles estarão automaticamente na conta Multiplus;
  • quando o voo foi feito por outras companhias: para solicitar os pontos acumulados de cias aéreas parceiras da LATAM, é necessário acessar um link ou entrar em contato diretamente com a central de atendimento da LATAM.

E para resgatar passagens aéreas usando seus pontos?

Para fazer o resgate de passagens aéreas usando os pontos adquiridos, é preciso, primeiramente, acessar o site da Multiplus e preencher os dados do bilhete desejado. Aqui, você também deverá acessar a sua conta utilizando seu CPF∕Número Multiplus e Senha de Acesso.

Uma dica prática nesse momento é cadastrar uma senha de acesso única, que poderá ser utilizada tanto no site da Multiplus quanto no site da LATAM. Para tanto, você deverá acessar os seus dados por meio do site da LATAM (com seu CPF ou Número LATAM Fidelidade) e cadastrar a nova senha única.

É possível fazer a venda dos pontos?

Nos casos em que utilizar os pontos adquiridos não seja uma vantagem, é possível convertê-los em milhas e vendê-los. Trata-se de uma prática vantajosa para quem participa de programas de fidelidade e quer tirar o máximo de proveito possível — isso porque você usufruirá do dinheiro obtido com as milhas da forma que desejar — não necessariamente trocando por passagens, produtos e/ou serviços.

Essa venda pode ser feita para empresas especializadas e autorizadas, que oferecem passagens com desconto emitidas pelas milhas de quem deseja vender. Assim, você não perderá dinheiro e poderá recomeçar todo o processo com mais tranquilidade.

Optando por uma empresa com a MaxMilhas, é possível determinar o valor que quer receber pelas milhas utilizando como base as ofertas de outros vendedores, por exemplo. Ao final do processo, o valor é retornado a você em 20 dias.

Agora você já sabe o que é o Programa de Fidelidade da TAM e como fazer parte para receber os benefícios oferecidos pela companhia. Participar de programas de fidelidade aumenta as suas chances de conseguir adquirir passagens aéreas utilizando milhas e ajuda na economia para realizar a sua viagem dos sonhos.

Se você gostou do nosso texto sobre o LATAM Fidelidade, compartilhe agora mesmo o post com seus amigos nas redes sociais e faça com que mais pessoas entendam o funcionamento do programa. Até a próxima! <3 

Deixe um Comentário