Pontos do cartão de crédito: qual o mais vantajoso?

Na hora de comprar passagens aéreas, as milhas ajudam a diminuir os custos da viagem! E para consegui-las, basta fazer parte de um bom programa de fidelidade. Com ele, o valor que você gasta com as suas compras diárias é convertido em pontos do cartão de crédito que são trocados por vantagens.

Para ajudar você a viajar economizando na compra das passagens aéreas, a gente vai mostrar quais são os programas de milhas que aceitam transferência de pontos do cartão de crédito e apresentar quais são as vantagens de cada um.

Confira, a seguir, quais são as regras para troca de pontos por milhas de seis importantes bancos no Brasil e faça a sua escolha!

Como escolher o melhor programa de milhas para transferir os pontos do cartão de crédito?

Banco do Brasil

O Banco do Brasil conta com o programa Pontos Pra Você e também tem parceria com o Dotz, no qual os clientes acumulam pontos ao usar o cartão Ourocard no crédito ou na modalidade pré-pago (cartão recarregável).

A cada dólar gasto nas categorias Doméstico, Internacional ou Gold, você ganha um ponto no programa. Já quem tem cartão Infinite ou Black ganha dois pontos a cada dólar gasto. A pontuação varia de acordo com a categoria do cartão: confira todas elas aqui.

A validade dos pontos varia conforme cada modalidade de cartão, mas a validade mínima é de 24 meses. Os pontos acumulados podem ser transferidos para os programas TudoAzul (AZUL), Smiles (GOL) ou Multiplus (LATAM).

Um ponto equivale a uma milha em qualquer um deles. Veja a quantidade mínima que cada um exige para transferir os pontos:

  • Multiplus: 10 mil pontos;
  • TudoAzul: 5 mil pontos;
  • Smiles: 10 mil pontos.

Caixa Econômica

Clientes da Caixa Econômica têm o programa Pontos CAIXA, no qual podem ganhar pontos no uso do cartão de crédito das categorias Azul, Internacional, Gold, Platinum, Black ou Infinite.

Assim como acontece no Banco do Brasil, clientes de categorias especiais conseguem acumular pontos mais rápido. Na categoria Platinum, por exemplo, cada dólar equivale a 1,35 ponto. Confira a equivalência das pontuações dos cartões Caixa:

  • Azul: 1 ponto para cada dólar gasto;
  • Internacional: 1 ponto para cada dólar gasto;
  • Gold: 1 ponto para cada dólar gasto;
  • Platinum: 1,35 ponto para cada dólar gasto;
  • Platinum Turismo: 1,8 ponto para cada dólar gasto em compras na área do turismo e entretenimento;
  • Visa Infinite: 2,1 pontos para cada dólar gasto e 4 mil pontos como bônus de adesão;
  • MasterCard Black: 2,1 pontos para cada dólar gasto e 4 mil pontos como bônus de adesão;
  • Epidemia Corinthiana Platinum: 1 ponto para cada dólar gasto.

Para transferir os pontos para programas de milhagem, a proporção é de um para um no TudoAzul, no Smiles e no Multiplus. Ou seja, um ponto acumulado no cartão da Caixa equivale a uma milha em qualquer uma das três opções utilizadas.

Para os cartões Azul, Internacional, Gold e Platinum a validade dos pontos é de 24 meses, já para as categorias Black e Infinite o prazo máximo é de 36 meses, ambos contados a partir da data de aquisição do cartão.

Embora a pontuação seja a mesma, também vale analisar a quantia mínima exigida para resgatar as milhas em cada programa:

  • TudoAzul: 5 mil milhas;
  • Smiles: 5 mil milhas;
  • Multiplus: 20 mil milhas;
  • Victoria (TAP): 10 mil pontos.

Sendo assim, clientes Caixa que escolhem os programas TudoAzul e Smiles conseguem trocar seus pontos mais rápido do que quem escolhe o programa Multiplus e Victoria da TAP.

Banco Santander

No Banco Santander, o programa de pontos é chamado SuperBônus. Com ele, você acumula vantagens que podem ser trocadas por produtos, milhas aéreas, assinatura de revistas, doações, cursos online e serviços.

Usuários que têm os cartões Flex, Light, Fit ou Free ganham um bônus (como são chamados os pontos no programa) a cada três reais gastos (vale lembrar que nos outros bancos, a proporção costuma ser um ponto para cada dólar gasto ou o valor correspondente em reais). Veja aqui quantos bônus você pode ganhar na sua categoria.

Mas quantas milhas cada bônus acumulado vale? Mais uma vez, a proporção é a mesma nos três principais programas de milhagem: um ponto equivale a uma milha no programa Smiles, no Multiplus e no TudoAzul. Para trocar suas milhas, são necessários, pelo menos, 15 mil bônus para qualquer um deles.

Também é possível trocar seus bônus por milhas das empresas aéreas:

  • AeroMéxico: 1.000 superbônus equivalem a 1.000 quilômetros;
  • Delta Skymiles: 1.000 superbônus equivalem a 1.000 milhas;
  • Lanpass: 1.000 bônus equivalem a 1.000 milhas;
  • Victoria: 1.000 bônus equivalem a 1.000 milhas;
  • Iberia: 1 bônus equivale a 1 avios, como são chamados os pontos no programa Iberia Plus.

Também são necessários, pelo menos, 15 mil superbônus para realizar as trocas.

Banco Itaucard

Clientes do Banco Itaú podem fazer parte do programa Sempre Presente. O benefício oferecido é de um ponto a cada dólar gasto para as categorias Platinum, Gold e Internacional, um ponto e meio na categoria Platinum e dois pontos na categoria Infinite.

Os pontos dos cartões de crédito da Uniclass ou Itaucard nas variantes Internacionais têm validade de 24 meses, para as categorias Platinum o prazo para utilização é de 36 meses.

A proporção dos pontos do Sempre Presente para milhas nos principais programas (Smiles, Multiplus e TudoAzul) é de um ponto para cada milha.

Banco Bradesco

Quem tem os cartões do Banco Bradesco, exceto cartões de terceiros, pode transferir pontos para os programas de fidelidade. Em razão da grande quantidade de modalidades de cartão, cada um tem uma equivalência de pontos diferente.

O prazo de validade para todos os cartões do Banco Bradesco são de 24 meses, para os cartões migrados da American Express os pontos não expiram. A pontuação acumulada pode ser transferida para diversos pontos, confira abaixo quais são eles e como funciona a transferência para cada um:

  • Multiplus: 100 pontos Bradesco equivalem a 100 pontos Multiplus (com exceção do cartão Gold com as bandeiras Elo, Visa e Mastercard, em que 100 pontos Bradesco são iguais a 80 pontos Multiplus);
  • Smiles: 100 pontos Bradesco podem ser trocados por 100 pontos Smiles. A transferência precisa ser solicitada para a central de atendimento por telefone;
  • TudoAzul: 1 ponto Bradesco equivale a 1 ponto Azul e a transferência de pontos é realizada exclusivamente online;
  • Victoria: 5 mil pontos Bradesco são equivalentes a 5 mil milhas no Victoria. Nesse programa, podem ser emitidas passagens para voos da companhia TAP e 27 empresas aéreas que fazem parte da Star Alliance e outros parceiros aéreos da companhia portuguesa;

Para acumular pontos Bradesco, basta utilizar o seu cartão de crédito.

American Express

Quem usa o cartão de crédito Amex também conta com um bom programa de pontos. No programa Membership Rewards, a cada dólar gasto utilizando os cartões da American Express ou o equivalente em reais, equivale a um ponto.

Depois de acumulados, os pontos podem ser transferidos para os seguintes programas:

  • Smiles: 500 pontos Amex equivalem a 500 milhas;
  • Multiplus: 1.000 pontos Amex equivalem a 800 pontos Multiplus (com exceção do cartão Platinum Gold, em que 1.000 pontos Amex equivalem a 1.000 pontos Multiplus);
  • MilleMiglia: no programa da empresa Alitalia, que faz voos para Milão e Roma, 1.000 pontos Amex equivalem a 1.000 pontos MilleMiglia. Nesse programa também podem ser emitidas passagens para companhias aéreas parceiras da Alitalia;
  • TudoAzul: 100 pontos Amex podem ser trocados por 100 pontos TudoAzul;
  • Executive Club: no programa da companhia British Airways, 1.000 pontos Amex correspondem a 1.000 pontos BA avios. Você também pode usar os pontos para emitir passagens para empresas parceiras do programa, como a American Airlines;
  • Delta Skymiles: no programa da Delta Airlines, 1.000 pontos Amex podem ser trocados por 800 milhas;
  • Emirates Skywards: esse é o programa da companhia aérea Emirates, que realiza voos para mais de 140 destinos ao redor do mundo. Nele, 1 ponto equivale a 0,8 milha;
  • Flying Blue: no programa de fidelidade da Air France e da KLM, 100 pontos AMEX correspondem a 1.000 milhas aéreas.

Em boa parte desses programas, a proporção é de um para um. Portanto, vale a pena analisar quais são as suas necessidades e prioridades antes de decidir qual empresa oferece o melhor programa de fidelidade para pontos do cartão de crédito.

Os principais focos a serem analisados antes de tomar a sua decisão são os destinos que você mais frequenta, quais companhias oferecem mais voos e os valores oferecidos para esses lugares.

Depois de analisar quais programas de fidelidade oferecem os melhores benefícios para você, é hora de juntar os pontos do cartão de crédito para conseguir milhas aéreas e viajar para destinos incríveis gastando pouco com passagens.

Agora que você já sabe como usar os pontos de cartão de crédito, que tal dividir essa informação com os seus amigos? Compartilhe este texto com eles nas suas redes sociais!

Deixe um Comentário