Viajar para Alemanha: tudo que você precisa saber!

Considerada uma das nações mais prósperas e ricas de todo o mundo, a Alemanha guarda uma cultura e história milenares. A região serviu de palco para batalhas marcantes do período moderno e, na atualidade, ela desponta como a economia mais potente da União Europeia e a quarta mundialmente (depois dos Estados Unidos, China e Japão).

O país é superavançado em vários setores: tecnológico, produtos químicos, eletrônicos, alimentos e bebidas, construção naval, automobilístico, fabricação de produtos de ferro e aço etc. Além disso, o idioma alemão é considerado o quinto mais importante do mundo, atrás somente do inglês, mandarim, espanhol e francês.

Ficou interessado em conhecer de perto esse país tão intenso e acolhedor? A MaxMilhas reuniu algumas dicas para você montar o seu roteiro para viajar na Alemanha. Boa leitura!

Ah, e se preferir, use o menu abaixo 😉 

Os principais pontos turísticos da Alemanha

A cultura germânica guarda infinitas atrações para todos os gostos. A seguir, vamos mostrar os principais pontos turísticos da Alemanha. Veja só!

Catedral de Colônia (Colônia)

Catedral de Colônia, Colônia, Alemanha

A Catedral de Colônia é o verdadeiro cartão-postal dessa cidade e considerada a terceira igreja mais alta do mundo, com 157 metros de altura. A sua parte interior conta com uma área de 6900 metros quadrados, que é dividida em cinco naves e sete capelas.

Trata-se de um monumento arquitetônico de forte imponência que retrata o estilo gótico. Não é à toa que ela foi alçada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

O início da sua construção data do ano de 1248. Contudo, a história da Catedral começa em 1164, quando o então arcebispo da região, Rainald von Dassel trouxe para a cidade de Colônia as supostas ossadas que pertenciam aos Três Reis Magos. O espaço já serviu como depósito de armas pelo exército de Napoleão Bonaparte.

Portão de Brandemburgo (Berlim)

Portão de Brandemburgo, Berlim, Alemanha

O Portão de Brandemburgo é um símbolo de segmentação e um dos grandes cartões-postais da Alemanha. Juntamente com o Muro de Berlim, a construção foi usada como divisão entre a parte de Berlim oriental e a ocidental.

Após a queda do muro, em 1989, o acesso foi permitido novamente. Atualmente, ele virou marca da unificação da Alemanha — além de ser um dos principais pontos turísticos e cartões-postais do país.

Catedral de Aachen (Aachen)

Catedral de Aachen, Aachen, Alemanha

Conhecida como “Imperial Cathedral”, a Catedral de Aachen é a igreja mais antiga que se tem notícias em toda a Europa. Sua construção teve início em 792. A importância dessa atração fez com que ela fosse considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO no ano de 1978.

Castelo de Neuschwanstein (Hohenschwangau)

Castelo de Neuschwanstein, Hohenschwangau, Alemanha

O Castelo de Neuschwanstein (Castelo do Cisne de Pedra, em português) fica situado na região da Baviera, perto das cidades de Hohenschwangau e de Füssen. Trata-se de um belíssimo castelo que parece ter saído de um conto de fadas.

Na verdade, essa linda obra de arte serviu de inspiração para a construção do castelo da Cinderela na Disney. A atração recebe, em média, 1,3 milhão de visitantes todos os anos.

Memorial do Holocausto (Berlim)

Memorial do Holocausto, Berlim, Alemanha

O Memorial do Holocausto é um monumento que homenageia todos os judeus que foram vítimas da Segunda Guerra Mundial. Situado em Berlim, a uma quadra do Portão de Brandemburgo, esse ponto turístico é um marco que retrata o passado da Alemanha.

Foi inaugurado em maio de 2005 como uma forma de relembrar os anos do fim da guerra e honrar as vítimas da tragédia. A construção conta com uma área de 19.000 metros quadrados e consiste em milhares de blocos de concreto na cor cinza, que estão dispostos paralelamente entre si.

Floresta Negra (Baden-Württemberg)

Floresta Negra, Baden-Württemberg, Alemanha

A Floresta Negra consiste em uma cordilheira formada pela floresta boreal que fica situada na região sudoeste da Alemanha, sendo um dos lugares mais belos do país. A sua área total estimada é de 200 quilômetros quadrados.

O pico mais alto (Feldberg) chega a atingir 1493 metros de altitude. A região apresenta uma bela paisagem, com vales, lagos, rios e planícies. Vale a pena a visita!

Ruas medievais de Rothenburg Ob Der Tauber

Ruas medievais de Rothenburg Ob Der Tauber, Alemanha

Rothenburg Ob Der Tauber significa “a Fortaleza Vermelha Sobre o Rio Tauber”. A cidade lembra muito ruas medievais com suas construções germânicas e casas charmosas que datam do século XV. Com cerca de 10 mil habitantes, a região faz parte da Rota Romântica da Alemanha.

Miniatur-Wunderland (Hamburgo)

Miniatur-Wunderland, Hamburgo, Alemanha

O Miniatur-Wunderland, cuja tradução significa “Terra das Maravilhas em Miniatura”, fica localizada na cidade de Hamburgo.

A atração é um verdadeiro universo encantado! Ela apresenta construções em miniaturas que retratam diferentes cenários e histórias de países ao redor do mundo, como França, Suíça e Estados Unidos.

Palácio Sanssouci (Potsdam)

Palácio Sanssouci, Potsdam, Alemanha

O Palácio Sanssouci fica situado na cidade de Potsdam, na Alemanha. Ele era o antigo palácio de verão de Frederico o Grande, Rei da Prússia. O local apresenta muitos templos e extensos jardins floridos. Devido à sua grande importância, a construção é considerada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Igreja Berliner Dom (Catedral de Berlim)

Igreja Berliner Dom, Berlim, Alemanha

A Berliner Dom é uma catedral protestante luterana de tamanho monumental (aproximadamente, 114 metros de comprimento e 116 metros de altura). Construída em estilo barroco, ela fica na Ilha dos Museus, às margens do Rio Spree. A atração é muito famosa por suas cúpulas com mais de 75 metros de altura.

Rio Reno

Rio Reno, Alemanha

O Rio Reno apresenta uma extensão de 1233 quilômetros e corta diversos países da Europa (Suíça, Áustria, França, Holanda etc.). Ele é considerado uma das vias navegáveis mais importantes de todo o continente europeu. Atualmente, ainda é muito usado para o transporte e comércio de mercadorias. Vale a pena apreciar a vista!

Zugspitze

Zugspitze é uma montanha localizada nos Alpes Bávaros (no distrito de Garmisch-Partenkirchen e na fronteira com a Áustria). Trata-se do ponto mais alto de toda a Alemanha, com 2.962 metros de altitude. Do cume, o visitante tem uma vista panorâmica espetacular de Munique (Alemanha), Grossvenediger (Áustria), Piz Bernina (Suíça) e Dolomitas (Itália).

A região atrai turistas em busca de aventuras radicais, como escalada e montanhismo. Do solo até o topo, o visitante leva cerca de três dias de subida. Além disso, o local recebe muitos visitantes durante o inverno, onde é possível praticar esportes na neve.

Qual a melhor época do ano para visitar a Alemanha

A Alemanha fica na posição central da Europa. O seu clima é marcado por estações do ano bem definidas. Devido à grande extensão do território, em geral, a temperatura varia conforme a região do país.

Nesse sentido, verão na Europa costuma ser bem quente e seco, com temperaturas que alcançam facilmente os 40 graus. Da mesma forma, os dias são mais longos, anoitecendo somente após as 9 horas da noite. Por sua vez, no inverno, os termômetros podem ficar abaixo de zero, e os dias são curtos e escuros.

A chuva é bem distribuída durante todo o ano. Entretanto, na parte Nordeste e Sudoeste do país (onde fica Berlim), a precipitação é maior durante no inverno, e os verões tendem a ser bem mais secos. Já no extremo Norte e no extremo Sul (onde estão localizadas as cidades de Hamburgo e Munique, por exemplo), as chuvas são frequentes em todas as estações, sem muitas oscilações.

A melhor época para visitar a Alemanha é durante a primavera e o verão (correspondente aos meses de abril a junho, e julho a setembro, respectivamente). Esse período coincide com a alta temporada na Europa, que costuma receber milhares de turistas todos os anos.

A baixa temporada (dezembro a fevereiro) é marcada por temperaturas baixas e dias curtos. Nessa época, há menos movimento de turistas, portanto, os hotéis, passagens e atrações turísticas estão mais baratos. Apesar disso, o frio é intenso. Se você gosta de esquiar e curtir esportes na neve, pode optar por viajar durante esse período. Além disso, é muito comum encontrar liquidações em lojas e shoppings nessa época.

O que fazer na Alemanha

Viajar para a Alemanha é uma experiência única e que vale muito a pena. O país oferece uma excelente infraestrutura para os turistas, com muitas opções de hotéis, albergues, restaurantes, passeios culturais e um sistema de transporte impecável. Seja qual for a cidade, o que não falta são opções de entretenimento e lazer.

Siga a leitura, pois vamos mostrar agora o que você pode fazer e quais são os pontos turísticos das principais cidades germânicas!

Berlim

Berlim é uma verdadeira cidade multicultural. A capital da Alemanha é considerada a sétima área urbana mais povoada de toda a União Europeia. A cidade é a sede de várias universidades de ponta, além de abrigar muitos museus, monumentos históricos, parques, indústrias e inúmeros festivais.

A vida noturna é bem agitada, com muitos bares e casas de shows. Se você é adepto da vida saudável, se deslocar de bicicleta não vai ser problema. Existem muitas ciclovias que cortam toda a cidade, além das ruas e estabelecimentos oferecerem um turismo acessível.

Conheça as principais atrações de Berlim:

  • Portão de Brandemburgo;
  • Memorial do Holocausto;
  • Muro de Berlim;
  • Parlamento Alemão (Reichstag Building);
  • Checkpoint Charlie;
  • Potsdamer Platz;
  • Ópera de Berlim;
  • Catedral de Berlim (Berliner Dom);
  • East Side Gallery;
  • Coluna da Vitória (Siegessäule);
  • Torre de Berlim (Alexanderplatz);
  • Kurfürstendamm;
  • Parque Tiergarten;
  • Ilha dos Museus;
  • Torre Berliner Fernsehturm.

É possível conferir os principais pontos turísticos do centro da cidade por meio de passeios pelo ônibus turístico em Berlim. O veículo passa pelas atrações mais famosas, e o guia vai explicando a história daquele local. O serviço vale muito a pena!

Munique (Bavária)

Munique é a capital do estado alemão da Baviera. A cidade fica localizada na parte Sudeste da Alemanha e tem cerca de 1,3 milhão de habitantes, sendo considerada a terceira mais populosa do país.

Grande parte da cidade foi reconstruída após a Segunda Guerra. Isso justifica a grande quantidade de prédios novos e modernos. A região é referência quando o assunto é arte, cultura e animação.

Conheça as principais atrações de Munique:

  • Neues Rathaus (Nova Câmara Municipal);
  • Frauenkirche (Catedral de Nossa Senhora);
  • Peterskirche (Igreja de São Pedro);
  • Restaurante Hofbräuhaus;
  • Münchner Stadtmuseum;
  • Castelo Blutenburg;
  • Palácio de Leuchtenberg;
  • Parque Englischer Garten;
  • BMW Museum;
  • Torre da Neues Rathaus;
  • Mercado Viktualienmakrt;
  • Olympiapark (sede das Olímpiadas de 1972);
  • Palácio Nymphenburg;
  • Oktoberfest (o evento de cerveja mais famoso do mundo!).

Frankfurt (Hesse)

Frankfurt am Main é a quinta maior cidade da Alemanha e fica às margens do Rio Meno. Considerada o centro financeiro da Alemanha, a região é famosa pelos seus grandes arranha-céus e pela quantidade de rede de bancos e instituições financeiras espalhados pelo local. A qualidade de vida, segurança e educação é extremamente alta.

O aeroporto de Frankfurt é um dos mais movimentados do mundo, o que faz com que ele seja um dos principais pontos de partida e chegada de aviões do continente europeu. É possível conhecer grande parte das atrações pegando o ônibus turístico da cidade.

Conheça as principais atrações de Frankfurt:

  • Floresta Negra (o maior parque natural da Alemanha);
  • Jazzkeller (casa noturna famosa na Europa);
  • Torre da Kaiserdom;
  • Museu Städel;
  • Eisernersteg (Ponte de ferro);
  • Museu e Casa de Goethe;
  • Liebfrauenkirche (Igreja de Nossa Senhora);
  • Ópera de Frankfurt;
  • Palmengarten (jardim botânico que conta com mais de 22 hectares de extensão);
  • Alte Nikolaikirche (Igreja de São Nicolau);
  • Römerberg (a principal praça da cidade de Frankfurt);
  • Kaiserdom (Catedral de São Bartolomeu);
  • Paulskirche (Igreja de São Paulo);
  • Holzhausen Park;
  • Schirn Art Hall.

Hamburgo

Hamburgo é uma cidade basicamente portuária que apresenta diversos canais e pontes espalhados em seu entorno. Essas características fizeram com que ela ficasse conhecida como a “Veneza Germânica“. A região é muito arborizada, com diversos parques abertos, frequentados por moradores e turistas.

Conheça as principais atrações de Hamburgo:

  • Porto de Hamburgo (Hamburger Hafen);
  • Fischmarkt (mercado de peixe em St. Pauli);
  • City Hall (Rathaus);
  • St. Michael’s Church;
  • Speicherstadt (grande área de armazéns);
  • Miniatur Wunderland;
  • St. Nikolai Memorial;
  • Internationales Maritimes Museum;
  • Elbphilharmonie Concert Hall;
  • Lagos Inner Alster e Outer Alster;
  • Parque Planten Un Blomen Park;
  • Parque Heiligengeistfeld.

Düsseldorf (Bundesland)

Düsseldorf é a capital do estado de Bundesland e famosa pela sua característica fashion e por ser o maior centro de Carnaval da Alemanha. A cidade é considerada o segundo maior centro financeiro de todo o país, atrás somente de Frankfurt.

Conheça algumas atrações da cidade de Düsseldorf:

  • Castelo de Benrath;
  • Museu Goethe;
  • Avenida Königsallee;
  • Cidade Antiga (Altstadt);
  • Bairro Kaiserswerth;
  • Museu de Design de Jardim da Europa;
  • Stadtmuseum Düsseldorf;
  • Casa de Altbeer.

Dresden (Sachsen)

    Dresden é uma cidade pertencente ao estado de Sachsen (Saxônia). A região foi bastante bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial. Depois disso, ela foi reconstruída e é reconhecida como um centro de arte e cultura, além de apresentar uma grande área arborizada, com muitos parques e jardins.

    Conheça algumas atrações da cidade de Dresden:

    • Praça Theaterplatz;
    • Ópera Semperomper;
    • Praça Schlossplatz;
    • Jardins Brühlscher Garten;
    • Residenzschloss (Palácio Real);
    • Museu Zwinger.

    Leipzig (Sachsen)

    Assim como Dresden, Leipzig faz parte do estado de Sachsen (Saxônia). A cidade tem uma forte tradição musical e serviu de moradia para vários artistas famosos, como Goethe e Bach. A cidade conta com cerca de 550 mil habitantes atualmente.

    Conheça algumas atrações da cidade de Leipzig:

    • Zoo Leipzig;
    • Cidade da Revolução da Paz de 1989;
    • Casa Mendelssohn;
    • Batalha das Nações de Leipzig;
    • Circuito turístico das águas de Leipzig;
    • Centro histórico (Altstadt);
    • Nikolaikirche (Igreja de São Nicolau).

    Onde se hospedar na Alemanha

    A Alemanha apresenta muitas opções de hospedagem devido ao seu grande apelo turístico. Vamos apresentar aqui alguns exemplos de hotéis e hostels divididos por cidade.

    Berlim

    • Melia Hotel;
    • City Hotel Berlin Mitte;
    • St Christopher’s Inn Berlin;
    • Meininger Hotel;
    • Berlim Mark Hotel;
    • Hostel ONE80;
    • Best Western;
    • Holiday Inn;
    • The Circus.

    Düsseldorf

    • Melia Düsseldorf;
    • Novum Hotel Flora Düsseldorf;
    • NH Düsseldorf Königsallee;
    • Crowne Plaza Düsseldorf-Neuss;
    • Van der Valk Airporthotel Düsseldorf.

    Colônia

    • Elite Hotel;
    • Hostel Köln;
    • Nuremberg;
    • Maritim Hotels.

    Munique

    • Gspusi Bar Hostel;
    • Hotel Concorde;
    • Meininger Hotel München City Center;
    • Bavaria Boutique Hotel;
    • King’s Hotel CityStay;
    • Ruby Lilly Hotel Munich;
    • Hotel Metropol;
    • Hotel Erzgiesserei Europe;
    • Mercure Hotel München Altstadt.

    Frankfurt

    • Hotelgarni Frankfurt;
    • Jugendherberge;
    • Ibis Frankfurt Centrum;
    • Steigenberger Frankfurter Hof;
    • Hotel Zentrum an der Hauptwache;
    • City Center Hotel Neue Kräme am Römer;
    • Hotel Miramar Golden Mile;
    • Jumeirah Frankfurt;
    • Hotel Spenerhaus;
    • The Westin Grand;
    • NH Collection Frankfurt City.

    Dresden

    • Holiday Inn;
    • Hilton Dresden Hotel;
    • Hotel Taschenbergpalais Kempinski;
    • Bulow Palais;
    • NH Collection Dresden Altmarkt.

    Quais são os pratos típicos da Alemanha

    A Alemanha apresenta uma rica gastronomia. Conheça os principais pratos típicos do país:

    • Eintopf (sopa/guisado com legume, batata, carne ou peixe);
    • Sauerkraut (tradicional chucrute de repolho fermentado);
    • Käsespätzle (macarrão com queijo e cebolas);
    • Eisbein (joelho de porco cozido e servido com batatas e sauerkraut);
    • Kartoffelpuffer (panqueca com batatas raladas, farinha, ovo e cebola);
    • Pretzel (pão básico em formato ovalado com um nó no meio);
    • Wurst e Currywurst (salsicha cozida);
    • Schnitzel (bife à milanesa na versão alemã);
    • Spätzle (macarrão cozida com ovos, farinha e sal);
    • Bratkartoffeln (cozido com batatas e especiarias, como cebola, bacon, alho e sal);
    • Käsespätzle (massa de farinha de trigo com ovos e acompanhada de molho de queijo).

    Quanto custa viajar para a Alemanha

    A primeira coisa que vem à cabeça quando o assunto é viajar para a Alemanha é a ideia de ser uma viagem extremamente cara. De fato, o Euro é uma moeda muito mais valorizada do que o Real, o que encarece um pouco os passeios.

    Geralmente, o câmbio do Euro gira em torno de R$ 4,00 (podendo variar). Entretanto, é possível viajar por um preço acessível e não gastar tanto assim. Quer saber como? Por meio de um bom planejamento financeiro!

    Conheça os principais custos que devem ser analisados.

    Passagens aéreas

    As passagens aéreas do Brasil para a Alemanha apresentam um preço relativamente elevado e costumam causar um grande impacto no preço final da viagem. Geralmente, o valor dos bilhetes fica em torno de R$3.000,00 a R$4.000,00 na classe mais econômica.

    Contudo, é possível aproveitar promoções esporádicas! Portanto, fique sempre de olho nos sites de companhias aéreas.

    Hospedagem

    A Alemanha apresenta muitas opções de acomodação, com diferentes preços e para todos os gastos. Geralmente, as cidades mais turísticas são mais caras, enquanto as regiões do interior apresentam preços bastante atraentes.

    Geralmente, a hospedagem fica em segundo lugar nos gastos, atrás somente da passagem, dependendo da duração da viagem. Então, antes de escolher o lugar em que vai ficar, verifique o valor disponível para gastar.

    Seguro Viagem

    seguro viagem é um item essencial para quem viaja, sendo requisito obrigatório para os brasileiros que vão para a Europa. Existem diversas empresas seguradoras que oferecem esse serviço. Trata-se de um item com ótimo custo-benefício.

    Internet

    A internet móvel é uma despesa que se tornou imprescindível para as viagens. O ideal é comprar um SIM pré-pago com um plano de internet 3G ou 4G para o seu celular. É possível comprar o chip no Brasil (o valor gira em torno de 40 a 60 dólares), ou na própria Alemanha (a partir de 10 euros).

    Alimentação

    As despesas com alimentação são variáveis. Tudo depende do tipo da comida, a quantidade e o local onde você vai comer. Em média, uma refeição em um bom restaurante costuma custar a partir de 30 euros. Por sua vez, um almoço executivo sai por cerca de 10 euros. Claro que, se você optar por comidas prontas, do tipo fast-food, vai gastar menos.

    Como conseguir passagens baratas para a Alemanha

    Os viajantes que desejam viajar para a Alemanha pagando menos podem agradecer. É possível adquirir passagens baratas e conhecer esse lindo destino por um preço acessível. Existem sites específicos que vendem passagens emitidas com milhas aéreas por usuários que querem vendê-las. Um grande exemplo é a MaxMilhas!

    A MaxMilhas é uma plataforma que disponibiliza aos viajantes passagens inteligentes, que são emitidas por pessoas que desejam vender suas milhas acumuladas.

    Além disso, ela conecta pessoas de todos os cantos que querem adquirir bilhetes aéreos mais em conta e outras que desejam vender suas milhas. Está esperando o que para conhecer essa funcionalidade?

    Como você pôde perceber, a Alemanha é encantadora. O que não falta são opções de pontos turísticos nesse lindo país. A nação apresenta:

    • muitos castelos medievais;
    • museus que retratam a história do país;
    • monumentos arquitetônicos majestosos;
    • cidades medievais que se perderam no tempo;
    • deliciosa gastronomia;
    • variedade de cervejas;
    • eventos tradicionais que se espalharam pelo resto do mundo;
    • ruas limpas e organizadas;
    • vida noturna agitada;
    • castelos que parecem ter saído de contos de fada;
    • alpes nevados;
    • florestas imponentes;
    • e a agitação típica de uma grande cidade cosmopolita.

    Ficou interessado em conhecer a Alemanha? Quer saber mais sobre outros destinos incríveis? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos em seu e-mail!

    Deixe um Comentário