Tudo que você precisa saber sobre a Arena Corinthians

O coração bate forte pelo Timão? Independentemente da sua resposta, de uma coisa sabemos: se for em São Paulo capital, visitar a Arena Corinthians é um ótimo passeio. Veja com a gente!

Ah, as emoções que só o futebol proporciona. Visitar um estádio em dia de partida, ou até mesmo para fazer um tour, é sempre uma experiência satisfatória, e isso não poderia ser diferente com a Arena Corinthians. Se o seu próximo destino de viagem é São Paulo, já temos um passeio que precisa fazer parte do seu roteiro.

Neste post, falaremos um pouco mais sobre o estádio que faz o coração do torcedor alvinegro bater mais forte: a Arena Corinthians, reunindo as principais informações que você precisa saber sobre o local, bem como o que fazer em seus arredores e aproveitar ao máximo a sua estadia em São Paulo (SP). Vamos acompanhar!

Onde fica a Arena Corinthians

Com arquitetura inovadora, tecnologia de ponta, 100% de visão de campo, iluminação superior à exigida pelo padrão FIFA, 10 andares, praça de alimentação, lojas, arquibancadas VIP e climatização europeia, a Arena Corinthians está localizado no bairro de Itaquera, zona leste da capital paulista.

Na verdade, quem atravessa as suas catracas quase confunde a arena com um dos shoppings centers de SP: para chegar ao saguão de entrada, existem escadarias com mármore preto, corrimãos cromados e um ambiente climatizado. As arquibancadas são dignas de poltrona de cinema, com cadeiras estofadas e com porta-copos.

Os banheiros são compostos por pias de mármore branco, vasos de louça japonesa e tomadas para carregar os smartphones. Os seguranças andam em segways (patinetes motorizadas), enfim, deu para entender que o estádio dá um verdadeiro show em modernidade e infraestrutura, não é mesmo? Conferir isso de perto é certamente uma experiência que renderá belas fotos e memórias.

Endereço oficial: Av. Miguel Ignácio Curi, 111 – Itaquera, São Paulo (SP)

A história do estádio

#ACasadoPovo: é assim mesmo que a Arena Corinthians é definida em seu próprio website. A história do Itaquerão — como também é chamado — começou em setembro de 2010, com a confirmação da construção de um estádio maior que a antiga casa do corinthiano, o Alfredo Schürig (mais conhecido como Parque São Jorge e Fazendinha).

Isso porque o estádio Alfredo Schürig tem capacidade para 10.000, número pequeno quando se pensa na quantidade de pessoas que gostariam de ver o Timão em campo. Atualmente, ele é utilizado apenas para treinamentos, além de jogos femininos, da categoria de base e de futebol americano.

A construção do tão sonhado novo estádio alvinegro começou em maio de 2011, quando foram ligadas as primeiras máquinas. O objetivo era deixar a Arena Corinthians pronta para a sede de abertura da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Durante esse período, foram realizados vários eventos-teste para garantir que a casa do Timão estaria preparada para atender seus torcedores, além do público da maior competição de futebol mundial.

A arena foi oficialmente inaugurada no dia 18 de maio de 2014, em uma partida entre o Corinthians e o Figueirense, pelo Campeonato Brasileiro da Série A. Para a tristeza do torcedor alvinegro, o Timão perdeu por 1 a 0 na ocasião.

Porém, isso não foi um problema, já que no dia 12 de junho o local se tornou palco da cerimônia de abertura da Copa do Mundo FIFA, sendo, posteriormente, utilizado para mais 6 partidas da competição.

Curiosidades sobre a Arena Corinthians

Nome

A Arena Corinthians começou a ser construída sem um nome oficial, sendo esse, inicialmente, apenas um nome provisório. Com isso, muitos meios de comunicação passaram a se referir ao estádio por apelidos como “Fielzão” e “Itaquerão“, utilizados até hoje, seguindo a tradição brasileira de chamar os estádios pelo nome do bairro (Morumbi, Maracanã etc.) ou pelo aumentativo (Castelão, Mangueirão, Mineirão etc).

Gramado

O gramado da Arena Corinthians é considerado um dos melhores do mundo. O campo é feito de azevém, e não de grama-bermuda, como na maioria dos outros estádios. As sementes são internacionais, trazidas diretamente de Oregon (USA). Por debaixo dele, passam cerca de 22 km de tubulação de água gelada para que a grama possa sobreviver no Brasil.

Sustentabilidade

A Arena Corinthians, por apresentar itens que atendem benefícios econômicos, sociais e ambientais, é detentora do certificado internacional em sustentabilidade mais utilizado em todo o mundo, o “Leadership in Energy and Environmental Design” (LEED).

Ele garante diversos benefícios ao planeta e ao próprio empreendimento, como a diminuição de custos operacionais, modernização da edificação, melhora na segurança dos trabalhadores e do público etc.

Números

  • 48.234 é a capacidade oficial de torcedores;
  • 63.267 foi o recorde de público pagante (durante a Copa do Mundo FIFA, na partida entre Holanda x Argentina. Neste tempo, haviam estruturas temporárias para caber mais torcedores);
  • 46.090 foi o recorde de pagantes do Timão, que vieram contemplar o jogo do Brasileirão entre Corinthians x Palmeiras;

Como chegar até lá

O próprio site da Arena Corinthians conta com um guia explicativo para quem quer chegar até lá por meio de diferentes tipos de transporte, como carro, ônibus, metrô ou trem (CPTM). Para quem se encontra no centro da cidade, a melhor opção é ir de metrô.

Para aqueles que vão assistir a uma partida e compraram ingressos para o setor oeste e norte da Arena, é indicado partir da estação Artur Alvim. Já para quem vai acompanhar o jogo nos setores leste e sul, é mais fácil partir da estação Corinthians-Itaquera. Se você optar por ir de CPTM, a estação mais próxima é a Linha 11 (Coral).

Quem vai de carro, o melhor acesso para o estádio é por meio da Avenida Radial Leste. Há também os seguintes logradouros:

  • Av. Radial Leste;
  • R. Dr. Luís Aires;
  • Av. Miguel Ignácio Curi;
  • R. Padre José Viêira de Matos.

Já para aqueles que vão de ônibus, existem várias linhas que atendem e permitem um trajeto até a estação. Nossa dica é que você verifique o site do Arena Corinthians e, a partir de sua localização, trace uma rota mais otimizada por meio do Google (como chegar), Moovit, entre outras ferramentas.

O que fazer nos arredores da Arena Corinthians

Se você vai até São Paulo para conhecer a Arena Corinthians, provavelmente também vai querer aproveitar a sua estadia ao máximo e conhecer alguns lugares arredores, não é mesmo? Felizmente, por estar localizado em uma posição estratégica, o estádio está rodeado por opções diversas.

Para passar o tempo, se divertir, fazer compras e comer, é possível dar um pulo no Shopping Itaquera, com cinema, parque de diversões indoor (ótima opção para quem viaja com crianças), além de lojas de todos os tipos.

Agora, se você quer fazer um passeio ao ar livre, vale a pena dar um pulo no Parque do Carmo, um pouquinho mais distante, mas com Museu Ambiental, lagos, churrasqueiras, campos de futebol, enfim, excelente local para passar o dia com a família, relaxar e se divertir.

Bateu a fome? Não se preocupe: a Arena Corinthians está munida de uma praça de alimentação completa. Contudo, quem quiser aproveitar para comer fora, existem centenas de bares e restaurantes em SP para todos os gostos e bolsos.

Onde se hospedar em São Paulo para visitar o estádio

Existem opções de hospedagem para todos os bolsos, gostos e objetivos próximas à Arena Corinthians. De acordo com o Booking, alguns dos hotéis para ficar nos arredores do estádio incluem:

  • Requint Hotel;
  • Curiá Parque Hotel;
  • Hotel Stillos;
  • Hotel Diamante;
  • Blue Trees Tower Analia.

Com as dicas do post, você já está pronto para visitar a Arena Corinthians e aproveitar ao máximo essa experiência. Independentemente se o Timão é ou não o seu time do coração, saiba que o estádio está aberto a receber todos os apaixonados por futebol, oferecendo até mesmo opções guiadas de tour.

Gostou das informações sobre a Arena Corinthians? Então, aproveite para compartilhar este post agora mesmo com seus amigos nas redes sociais e começar a planejar com eles uma visita ao estádio!

Deixe um Comentário