Quando ir a Brasília: Melhores Épocas para Visitar a Capital do Brasil

Capital do país oferece atrativos durante o ano todo e para as mais diversas condições climáticas

Quando ir a Brasília e fazer bom proveito da viagem? Essa pergunta, claro, pode ter uma resposta bem simples caso você esteja indo a trabalho: o melhor momento para viajar será aquele no qual você realmente precisa ir.

Mas, quando se trata de passear e conhecer os pontos turísticos, vale a pena considerar alguns pontos, principalmente os ligados ao clima. Assim, a experiência como um todo será aproveitada ao máximo.

Veja, a seguir, as principais informações e dicas para que você saiba a época certa de fazer as malas e partir rumo à capital do nosso país!

Leia também: Guia de Brasília

O clima em Brasília durante o ano

A temperatura em Brasília não chega a níveis desagradáveis. As mínimas ficam na casa dos 12°C e as máximas na casa dos 29°C durante todo o ano.

Por outro lado, a umidade do ar gera mais incômodo para os turistas e também para os locais. Tudo por ali se resume a basicamente duas estações: a de seca e a de chuva.

Entenda mais um pouco sobre cada uma delas abaixo!

Quando começa a seca em Brasília

A estação seca acontece entre os meses de maio e setembro, o que compreende o inverno. Mas não espere passar frio durante sua viagem.

Como mencionamos acima, as temperaturas, mesmo as mais baixas, são agradáveis e suportáveis na cidade. Mas a umidade tende a ser um problema, se você for o tipo de pessoa que sente tonturas com facilidade, por exemplo.

O ponto positivo de viajar nesse período é a ausência de chuvas: ela surge raramente, durante a seca.

Quando é a época de chuva em Brasília

Já de outubro a abril, ocorre a estação chuvosa em Brasília, mais indicada para quem se sente melhor com a umidade mais alta.

Porém, trata-se dos meses que realmente recebem muita chuva, não sendo raro chover por uma semana, sem tréguas, ou até mais. Esse, sem dúvidas, é um ponto que muitos turistas consideram negativo, mas nada que um bom planejamento e uma capa de chuva na mala não resolvam.

O que esperar de Brasília, mês a mês

Janeiro e fevereiro

São os meses mais chuvosos da Capital Federal, o que não significa que não dê para aproveitar o que esse destino oferece.

É possível, por exemplo, visitar espaços fechados, como o Museu da República, o Santuário Dom Bosco, o Palácio da Alvorada e a Igrejinha. Lembrando que muitas dessas atrações levam a assinatura de Oscar Niemeyer.

Em fevereiro, especificamente, costumam acontecer também as famosas festas pré-Carnaval, como as do Parque da Cidade.

Março e abril

Se você escolher viajar para Brasília nesses meses, encontrará um volume menor de chuvas, e o sol se fazendo cada vez mais presente, conforme os dias passam.

Ótimo período para aproveitar as atrações em locais fechados, como peças de teatro e shows, além dos locais obrigatórios que todo turista deve conhecer estando pela cidade.

Em abril, a viagem se torna ainda mais especial: Brasília faz aniversário dia 21, com muitas celebrações na Esplanada dos Ministérios. E você, claro, precisa aproveitar ao menos uma delas.

Maio e junho

Em maio e junho a chuva se faz ainda menos presente. Na verdade, ela já quase não aparece em Brasília.

É o momento perfeito para fazer as malas e aproveitar as atrações tradicionais com uma temperatura agradável e sem precisar se preocupar muito com o guarda-chuva. 

E o roteiro da sua viagem ficará ainda mais interessante com as festividades do Dia do Trabalho e as festas juninas que começam a surgir em vários locais.

Julho e agosto

Nesses meses, é comum que a chuva não apareça e que as noites, principalmente em julho, ainda sejam frescas. A capital também é adepta das festas julinas, então se programe para visitar ao menos uma.

No mais, também são ótimos meses para fazer uma das atividades preferidas dos locais ou dos turistas: apreciar o pôr-do-sol. Ele pode ser visto de todos os lugares, literalmente, mas fica ainda mais especial quando apreciado em locais específicos, como a Praça do Cruzeiro e a Torre de TV.

Setembro e outubro

São, historicamente, os meses mais quentes do ano em Brasília, e os mais secos.

Mas isso não significa que você tenha que desistir de viajar.

Praticamente todos os locais fechados da cidade contam com umidificador de ar, justamente para o seu conforto, e sempre existe um lugar legal para se refrescar. O parque Ermida Dom Bosco é um exemplo: ali, você pode se banhar nas águas do Lago Paranoá e praticar alguns esportes aquáticos.

É nesse período, mais especificamente em setembro, que costuma acontecer o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, uma ótima pedida se você for amante da sétima arte.

Novembro e dezembro

Nessa época, as chuvas já começaram a aparecer com frequência, melhorando a umidade.

Caso não queira curtir as atrações culturais fechadas que citamos, e esteja sem disposição para esperar a chuva passar para curtir passeios mais abertos, como o Jardim Botânico, que tal apostar na gastronomia?Brasília tem restaurantes incríveis!

Vale lembrar que, com o Natal se aproximando, a cidade fica toda iluminada. Aproveite para apreciar a decoração.

Quando ir a Brasília, afinal?

Apesar de alguns pontos negativos, como a quantidade de chuva em alguns meses e a umidade do ar, Brasília é o tipo de destino que pode ser visitado o ano todo. Principalmente se considerarmos que exige poucos dias para uma estadia proveitosa.

Ou seja: em um único final de semana você pode aproveitar muito! Mas, claro: quanto mais tempo puder ficar, melhor.

Sempre é possível aproveitar alguma coisa da cidade, seja ao ar livre ou não. É possível, inclusive, “esticar” a viagem para destinos próximos, como a famosa e mística Chapada dos Veadeiros e a histórica cidade de Pirenópolis, que fica a aproximadamente 2 horas da capital.

Porém, se você realmente precisa eleger um melhor período para viajar, nossa dica é considerar junho, por causa do clima como um todo. Clima esse que é composto por praticamente nenhuma chuva, e umidade relativamente elevada.

O mês perfeito para aproveitar o que há de melhor, dentro e fora dos estabelecimentos e edifícios da cidade. E então, já consegue saber quando ir a Brasília, considerando sua disponibilidade e seus interesses? Conte com a MaxMilhas para encontrar passagens aéreas, pacotes e hospedagem pelo melhor preço!

Deixe um Comentário

Tags: