O que fazer em Santarém: 10 pontos turísticos imperdíveis

Santarém é uma cidade cheia de história, natureza, além de possuir uma culinária muito saborosa e abrigar uma população hospitaleira.

Santarém é a terceira maior cidade do Pará e fica a aproximadamente 1390 km de Belém, capital do estado. Essa cidade foi fundada em 1661 por um padre jesuíta que instalou a sua missão religiosa na antiga aldeia dos Tapajós.

Com uma história muito rica e também abriga uma natureza deslumbrante, a cidade conta com belas praias fluviais e parte da floresta amazônica. Há opções do que fazer em Santarém para todos os estilos de turista.

Confira agora quais são as principais atrações turísticas de Santarém.

Veja também: Guia de Santarém

1. Alter do Chão

Alter do chão em Santarém no Pará

Alter do Chão é um distrito de Santarém e está localizado a 40 km do centro da cidade. Esse distrito é o principal atrativo turístico da região e, inclusive, já foi apontado pelo jornal inglês The Guardian como o lugar que tem as praias fluviais mais bonitas do mundo.

Quando as águas do Rio Tapajós baixam, aparece a Ilha do Amor em Alter do Chão, que tem areias brancas e águas turquesas. Definitivamente, ela não deve em nada às praias do Caribe, por isso vale a pena conhecer!

Leia também: Quando ir a Santarém?

2. Catedral de Nossa Senhora da Conceição

Vista da Catedral Nossa Senhora da Conceição em Santarém no Pará
Foto: site da aquidiocese de santarem

Também conhecida como Igreja Matriz de Santarém, essa construção está entre as mais antigas da cidade. As obras da catedral começaram em 1754. Desde então, a Igreja Matriz de Santarém já passou por várias  reformas e processos de restauração.

No interior da catedral há muitos vitrais, obras de arte sacras com passagens bíblicas e imagens de Nossa Senhora da Conceição.

Aproveite a visita à catedral para explorar um pouquinho a região onde ela fica. Entre as dezenas de construções portuguesas, destacam-se o Solar do Barão de São Nicolau e o Solar dos Brancos, que têm inspiração árabe.

Veja mais: Onde ficar em Santarém? 

3. Museu de Arte Sacra

O Museu de Arte Sacra de Santarém faz parte do complexo da Catedral de Nossa Senhora da Conceição e possui um acervo de imagens sacras, objetos usados nas missas e obras de arte de cunho religioso.

4. Centro Cultural João Fona

Vista do Centro Cultural João Fona
Foto: RodrigoCruzatti, Wikimedia Commons

O prédio que abriga o Centro Cultural João Fona é o terceiro mais antigo de Santarém e já foi usado como intendência municipal, sede da prefeitura, salão do júri, câmara municipal e cadeia pública.

Contudo, a partir de 1991 essa construção passou a abrigar um centro cultural que homenageia um dos principais artistas plásticos da região.

Além disso, o acervo dessa instituição ajuda a contar a história de Santarém. Os grandes destaques do Centro Cultural João Fona são as cerâmicas e os artesanatos indígenas.

5. Praça Mirante dos Tapajós

Vista da Praça e Caminho do Mirante de Tapajós
Foto: Jeso Carneiro, Flickr

Essa praça ocupa o lugar de uma antiga fortaleza que tinha como objetivo proteger a cidade de possíveis invasores. Apesar de o local não ser usado como fortaleza há muito tempo, ainda há alguns canhões na praça.

A Praça Mirante dos Tapajós oferece uma vista privilegiada da cidade e também permite que o visitante veja o encontro dos Rios Tapajó e Amazonas, que não se misturam, pois possuem temperaturas diferentes.

6. Floresta Nacional dos Tapajós

Pessoas de canoa em água na Floresta Nacional dos Tapajós
Foto: Wikimedia Commons

A Floresta Nacional dos Tapajós convida a um passeio no coração da Amazônia. Situada a 50 km de Santarém, ela permite observar a natureza preservada e conhecer as populações ribeirinhas.

Na época das chuvas, o nível do rio sobe de tal maneira que é possível passear de barco entre as copas das árvores. Portanto, também é uma ótima oportunidade para ver a fauna e a flora de perto.

7. Mercadão 2000

Um carro estacionado no Mercadão 2000 em Santarém, Pará
Foto: site oficial de Santarém

Amantes de gastronomia precisam dar aquela passadinha no Mercadão 2000! Por lá, é possível encontrar os principais ingredientes usados nos pratos que compõem a culinária típica do Pará.

Peixes, vegetais, farinhas, temperos e doces são apenas algumas das iguarias que você encontra nos estandes. Inclusive, os melhores restaurantes de Santarém compram os seus ingredientes por lá!

8. Orla do Rio Tapajós

canoa na beira do rio Tapajós, a frente de uma pequena vila

A Orla do Rio Tapajós é considerada o grande ponto de encontro de Santarém. Reserve um fim de tarde para contemplar o pôr do sol, provar os petiscos locais e beber uma cerveja gelada.

Siga o passeio para encontrar o Mirante Tapajós e ter uma vista panorâmica da região. Também é possível observar o encontro das águas claras do Rio Tapajós e das águas escuras do Rio Amazonas. É um passeio imperdível!

9. Praia de Ponta das Pedras

Água da praia na areia na Praia de Ponta das Pedras em Santarém, no Pará
Foto: Lubasi, Flickr

A Praia de Ponta das Pedras também é bastante reconhecida por sua beleza. Localizada a 35 km do centro de Santarém, ela mistura águas cristalinas e formações rochosas, criando um cenário maravilhoso.

Aproveite a sua ida até lá para fazer outros passeios que valem a pena, como o Lago Preto, o Lago do Tapari, o Lago do Jacaré, o Canal do Jari e a Ilha do Meio. Não esqueça de levar a máquina fotográfica!

10. Praia do Maracanã

Essa praia fica numa vila de pescadores a aproximadamente 10 km do centro de Santarém. O local possui uma boa infraestrutura para os turistas, com opções de bares e restaurantes.

A Praia do Maracanã tem uma areia clara e águas azuis. É um dos locais preferidos dos moradores da região para relaxar. Se você for a essa praia, não deixe de provar o charutinho, um peixe típico da região.

Durante o período de seca, a faixa de areia se estende consideravelmente e abre um grande espaço para quem quer curtir a praia. Contudo, na época de cheia, a água sobe muito e chega perto das casas dos pescadores..

Agora que você já sabe tudo o que Santarém tem a oferecer, dê o próximo passo comprando passagens aéreas para a sua viagem

Deixe um Comentário

Tags: