Natal, a cidade do sol: saiba tudo que ela pode oferecer!

Natal (RN) é um destino que certamente precisa entrar para o seu próximo roteiro de viagens. Entenda por que no artigo de hoje e fique por dentro de tudo o que a cidade tem a oferecer!

Praias badaladas, passeios para todos os gostos, gastronomia de sabores marcantes e um sol que faz jus a um dos títulos que a cidade recebe. Já sabe sobre qual destino brasileiro estamos falando? Capital do Rio Grande do Norte, Natal é dona de todos os atrativos que mencionamos acima e muitas outras qualidades.

Localizada próximo à linha do Equador, ela recebe o nome de “cidade do sol”. Literalmente, a cidade recebe seu brilho e calor por quase o ano todo, com temperaturas que variam de 25 ºC a 30 ºC. Ou seja, se você gosta de praias, esse é um dos principais motivos para visitar Natal.

Mas, você já parou para pensar nos outros motivos que fazem da cidade um lugar especial? É justamente sobre isso que falaremos no artigo de hoje. A seguir, conheça um pouco mais sobre a cidade do sol, o que você precisa saber antes de viajar para lá e quais são os seus principais atrativos!

O que faz de Natal um destino especial?

Brasil é certamente um dos países mais afortunados do mundo quando o assunto é diversidade cultural e belezas naturais — e Natal é um local onde essas duas características se fazem bastante presentes. Entre os 400 km de costa da capital, é possível encontrar opções variadas de lazer tanto para o dia quanto para a noite.

Praias

  • Pipa: ideal para quem busca tanto por lindas paisagens quanto por animação. Durante o dia, as praias do Amor e do Madeiro encantam turistas e locais e, à noite, o centro comercial e gastronômico traz agito ao local.
  • Ponta Negra: essa é uma praia urbana que recebe bastante movimento. Por lá, você encontra de tudo — restaurantes, comércio, barraquinhas, casas de show, hospedagens e muita badalação.
  • Genipabu: uma das mais conhecidas da região, tendo como principal atrativo as suas dunas. O passeio de buggy (que pode ser feito “com ou sem emoção”, ou seja, com mais ou menos manobras radicais e velocidade) é tradicional e não pode ficar de fora.
  • Maracajaú: destino perfeito, sobretudo para quem gosta de mergulhar (ou para aqueles que desejam tentar). A praia de águas transparentes e formações de arrecifes está a 70 km de Natal, onde é possível, também, fazer passeios de lancha.

Atrações

  • Centro de Turismo: o prédio histórico que abriga o Centro de Tursimo é o local perfeito para a apreciação do artesanato e da arte local, além de um ótimo lugar para fazer compras.
  • Forte dos Reis Magos: esse ponto turístico e histórico é um dos mais importantes da capital, guardando uma herança sobra a história e fundação da cidade; além de uma arquitetura cheia de conceitos, o forte tem uma vista magnífica.
  • Maior cajueiro do mundo: uma verdadeira obra de arte da natureza, o cajueiro tem aproximadamente 8.500 m2 de copa e foi registrado em 1994 no Guiness Book como o maior do mundo.

Qual é a melhor época para visitar a cidade?

Por ser uma cidade na qual os dias ensolarados predominam, é possível afirmar que Natal é atrativa o ano todo. Para se ter uma ideia, calcula-se que, por lá, o total de horas de sol por ano chega a mais de 1900.

A média de temperatura no verão fica na casa dos 27 ºC e, no inverno, que é quando a chuva comumente dá as caras, 25 ºC — ou seja, não há muita variação com o passar das estações.

Contudo, a melhor época para conhecer Natal e desfrutar de tudo o que o destino pode oferecer é certamente em novembro, na baixa temporada. Isso porque, entre dezembro e fevereiro até o fim do carnaval (alta temporada), o número de turistas na cidade é maior, os passeios costumam ficar mais caros, os estabelecimentos com mais filas e as praias mais lotadas.

Por fim, lembre-se de que a cidade também costuma receber uma maior quantidade de turistas nos feriados, atraídos ao destino por suas praias paradisíacas.

Qual é o ponto forte da gastronomia natalense?

Se você é apaixonado por gastronomia, encontrará agora mesmo outro excelente motivo para conhecer a cidade do sol. Saiba que, por lá, come-se muito bem: no menu da capital potiguar estão sabores do mar e pratos típicos diversificados. Na lista de ingredientes das principais receitas, encontramos carne de sol, camarão, peixes, macaxeira, tapioca, feijão verde, arroz de leite, entre outros.

Contudo, se você ainda não tem ideia do que precisa experimentar por lá, daremos algumas dicas interessantes: comece pelo peixe com tapioca — isso mesmo. Popularmente conhecido como “ginga com tapioca”, o prato é uma iguaria típica da região, que tem origem indígena e é considerado o patrimônio imaterial do estado do Rio Grande do Norte.

Outra excelente pedida é a carne de sol à moda potiguar, acompanhada geralmente por arroz, feijão verde, macaxeira e farofa (ou paçoca) e consumida tanto na hora do almoço quanto no jantar. Por fim, os fãs de frutos do mar não devem deixar de provar as peixadas, moquecas e mariscadas.

Onde se hospedar em Natal?

Natal é uma cidade relativamente pequena, com pouco mais de 800.000 habitantes. Por esse motivo, não apresenta tantos problemas quanto as suas grandes capitais vizinhas, como Fortaleza e Recife. Contudo, é sempre bom manter a atenção e procurar hospedar-se em bairros que não estejam tão afastados do centro.

Aqui, uma boa dica é procurar ficar em Ponta Negra — bairro próximo a uma das melhores praias da região, além de bares, restaurantes e centros comerciais. Por lá, você encontra uma variedade de hotéis, pousadas e demais tipos de acomodações preparadas para receber bem os turistas.

Como aproveitar o destino da melhor forma possível?

Com tantas belezas naturais, é interessante reservar ao menos cinco dias na capital potiguar, se quiser visitar os seus principais atrativos. Dessa forma, é possível conhecer a cidade e até mesmo fazer um tour histórico, deslumbrar as praias do litoral sul —passando pelo maior cajueiro do mundo — e terminar nas maravilhas do litoral norte.

Outra dica interessante é alugar um veículo para conhecer os atrativos da região com mais praticidade e autonomia. Para os mais aventureiros, alugar um buggy logo pelas manhãs permite um acesso facilitado às praias, além de passeios de tirar o fôlego!

A próxima dica pode até soar óbvia para alguns, contudo não foram poucas as pessoas que, por deixarem de levar as roupas adequadas e passar o protetor solar, sofreram com insolações e outros incômodos. Sendo assim, evite ao máximo ficar exposto ao sol sem aplicar filtro solar em quantidade suficiente.

Por fim, é fundamental lembrar-se de que Natal é um local de bastante cultura — muitas vezes estampada na conversa, no modo de vida e até mesmo no sorriso de grande parte dos habitantes. Os natalenses se orgulham de morar em uma cidade onde o brasileiro procura para passar as férias. Por isso, são bastante receptivos e preocupam-se em preservar as tradições locais.

O artesanato e o forró (patrimônio potiguar) são grandes exemplos disso — aliás, o Centro de Turismo de Natal promove todas as quintas o famoso Forró com Turista. Tentador, não é verdade?

Pronto! Agora você já tem em mãos as principais informações que precisava para viajar para Natal. Sendo assim, não deixe de aproveitar as dicas do artigo na hora de planejar a sua próxima viagem, incluindo os atrativos da cidade do sol que mais lhe interessam e programando passeios inesquecíveis.

Ficou encantado com Natal? Então, é hora de garantir a sua passagem para esse paraíso do Nordeste! Acesse o site da MaxMilhas e encontre as passagens mais baratas para sua próxima viagem. 😉 

Deixe um Comentário