Mineirão: conheça as histórias e curiosidades do estádio

Que tal conhecer o Mineirão? O estádio é repleto de muita história e características marcantes, o que garante sua grandeza ímpar. Acompanhe a leitura para saber mais!

O estado de Minas Gerais é sem dúvida uma região cheia de charme e pessoas receptivas. A gastronomia e os pontos turísticos são outras questões de atração. Entre os destaques, está o estádio do Mineirão, que vale a pena você conhecer bem de perto. Afinal, a arena é o palco de grandes espetáculos esportivos da capital BH.

Para ajudar você a conhecer melhor o Mineirão, a gente preparou este post. Aqui você acompanha um pouco sobre a fundação, localização e singularidades sobre o estádio mineiro. Vamos começar?

Qual a história do estádio Mineirão?

O Estádio Governador Magalhães Pinto, conhecido por Mineirão, começou a ser construído em 1959. Apesar de algumas interrupções das obras, em 1963 a edificação prosseguiu e teve até a visita do Pelé ao estádio!

Em 5 de setembro de 1965, o estádio recebeu a sua primeira partida de futebol. O amistoso entre a Seleção Mineira e o River Plate da Argentina terminou em 1 a 0 para o time de Minas Gerais. O primeiro gol da história do Mineirão foi marcado pelo atacante Buglê, que defendia o Atlético Mineiro.

Desde então, o Gigante da Pampulha viu grandes jogos e eventos acontecerem em seu gramado. Logo nos primeiros anos, o Cruzeiro derrotou o Santos de Pelé por 6 a 2, algo praticamente inacreditável para a época. O Galo, por sua vez, também fez um feito incrível: venceu a Seleção Brasileira, que seria tricampeã em 1970, por 2 a 1 em 1969. Depois dessa derrota, o Brasil nunca mais jogou contra clubes.

Se falarmos de títulos, a história do Mineirão é ainda mais rica. O estádio foi palco da conquista de três Libertadores: duas do Cruzeiro (em 1976 e em 1997) e uma do Atlético Mineiro (em 2013). Outras duas finais aconteceram no estádio, mas o título não ficou em Minas Gerais. Voltando às conquistas, foram cinco títulos brasileiros de times que jogavam no estádio. O Cruzeiro venceu em 1966 (quando o torneio se chamava Taça Brasil), em 2003, 2013 e 2014. O Galo garantiu seu título nacional em 1971, na primeira vez que o torneio chamava Campeonato Brasileiro.

Pela Seleção Brasileira, o estádio ficou marcado por um placar adverso. O famoso 7 a 1 da Alemanha aconteceu no Mineirão, encerrando a corrida do time canarinho em busca do hexa em 2014.

Para a Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos no Brasil, o estádio passou por uma modernização. O espaço foi transformado em uma Arena Multiuso, de acordo com o padrão internacional. Atualmente, o Mineirão, palco de grandes espetáculos esportivos, é o quinto maior estádio do país.

Quais as características do estádio?

O Mineirão fica na Avenida Antônio Abrahão Caram, 1001, no bairro de São José, em Belo Horizonte. Tem capacidade para comportar 62 mil pessoas, divididas em arquibancadas superiores e inferiores. Os setores, separados por cores, facilitam a localização dos torcedores.

Na entrada há seis portões de acesso, para comodidade da plateia. Quanto a administração do estádio, a responsabilidade é da Minas Arena. A empresa é uma parceria de setor público-privado com o Governo do estado Mineiro.

A questão da segurança é outro ponto positivo, com mais de 300 câmeras espalhadas pelo estádio. Todas com a função de monitorar qualquer problema que possa acontecer no local.

Ao pensar também no bem-estar do público, há um posto médico no estádio durante as partidas. O alojamento é todo preparado para atender às situações de emergências que possam ocorrer.

Quais os bares e restaurantes próximos ao estádio?

Abaixo, listamos alguns estabelecimentos para aproveitar a boa culinária mineira. Você poderá, inclusive, tomar um chopp gelado com os amigos após assistir ao jogo no Mineirão. Veja!

Chopp da Fábrica

Com uma linda vista do lago da Pampulha, o famoso bar é o ponto de encontro da galera mineira. O mais bacana fica por conta da diversidade de pratos e bom atendimento. Até as crianças tem um espaço separado para brincar.

Farroupilha Grill

Ótimo restaurante, com delicioso rodízio de carnes e bebidas. Para acompanhar os cortes, os clientes ainda contam com um buffet de pratos frios e quentes. Vale a pena dar uma passada no local quanto estiver por BH.

Mineiríssimo Grill

O restaurante é ideal para fazer uma refeição completa. O cardápio é variado, com pratos quentes, saladas, carnes e sobremesas. Tudo por um preço justo e em um ambiente agradável. A garotada pode se divertir no espaço dos brinquedos, enquanto os pais saboreiam a comida.

Quais as principais curiosidades sobre o Mineirão?

Além da história fascinante, o Mineirão tem muitas curiosidades. Destacamos a seguir, algumas delas:

  • o estádio é também conhecido como o “Gigante da Pampulha”;
  • no jogo de estreia, a bola e o juiz chegaram de helicóptero;
  • cerca de 400 presidiários do regime semiaberto de Belo Horizonte trabalharam na reforma do Mineirão;
  • o estádio foi palco de inúmeros shows e festivais musicais de grande importância cultural;
  • Michael Schumacher participou de uma partida de futebol beneficente no gramado mineiro;
  • mais de 7 mil operários trabalharam na construção do Mineirão;
  • por jogo são vendidos mais de 3 mil litros de refrigerantes e 2 toneladas e meia de feijão-tropeiro.​

Quais atividades podem ser feitas ao redor do estádio?

Ao entorno do Mineirão, o turista tem a oportunidade de conhecer outros pontos turísticos da linda Belo Horizonte. Visitar esses lugares certamente trará grande enriquecimento cultural.

Conhecer o Museu Brasileiro do Futebol

museu é ideal para aprender sobre a história do futebol mineiro, nacional e internacional. Ele fica localizado dentro do Mineirão e tem um acervo de camisas de clubes famosos, taças e outras relíquias.

Os guias são muito atenciosos ao passarem as informações para os turistas. No tour, você ainda conhece dependências de dentro do estádio, como os vestiários.

Visitar a Casa Kubitschek

A residência era usada por JK para passar o verão em Belo Horizonte. Hoje em dia é um museu que preserva o mobiliário da época e itens pessoais do ex-presidente. Vale a pena visitar e ficar por dentro da história de um ícone da política brasileira.

Passear pela Praça da Pampulha

Bom lugar para passear e fazer lindas fotos da vista maravilhosa. A praça também recebe vários eventos culturais, esportivos e shows. É o local onde acontece a queima de fogos na virada do ano novo.

Onde se hospedar em BH para assistir os jogos no Mineirão?

Existem muitas possibilidades de hospedagem na capital mineira. O que é interessante levar em consideração é a qualidade e o serviço do hotel ou pousada e sua localização. As nossas principais dicas são:

  • Hotel BH Inn Palmares, que fica bem próximo a diversas facilidades e, principalmente, ao Mineirão;
  • Hotel Stop Inn Plus Pampulha, situado a 500 metros do estádio;
  • Quality Hotel Pampulha, que fica a cerca de 1,4 km de distância;
  • Pousada Tropical Pampulha, que oferece um atendimento mais personalizado;
  • Universidade Pampulha Hostel, para quem quer um ambiente mais descontraído, mas ainda próximo ao estádio.

Como pôde ver, ao conhecer o Mineirão, muitas experiências poderão ser adquiridas. Afinal, viajar para Minas Gerais é sempre uma vivência única e inesquecível.

    Agora que você acompanhou um pouco mais sobre a história do Mineirão, assine nossa newsletter e fique por dentro de novidades e assuntos sobre viagem. Até a próxima!

    Deixe um Comentário