Guia de viagem para Navegantes: saiba como aproveitar!

Quer conhecer as maravilhas do litoral catarinense? Confira, a seguir, por que a cidade de Navegantes não pode ficar de fora do seu roteiro! 

O litoral do estado de Santa Catarina reúne vários encantos em seus 561 km de extensão. Praias paradisíacas, paisagens admiráveis e uma a biodiversidade rica são apenas alguns dos principais atrativos locais. Mas é impossível falar sobre a costa catarinense sem mencionar Navegantes!

Vizinha dos municípios de Balneário Camboriú, Penha e Itajaí, a cidade de Navegantes recebe cada vez mais turistas interessados em suas belezas naturais, seus pontos turísticos e suas festas tradicionais. Além disso, trata-se do destino perfeito para os apaixonados pelo mar e por esportes radicais, como surfe, asa-delta e parapente.

Foi pensando nisso que preparamos um verdadeiro guia para ajudar você a aproveitar tudo o que Navegantes tem a oferecer. Ficou curioso? Continue conosco e boa leitura!

Por que conhecer Navegantes?

O município de Navegantes fica a apenas uma hora de Florianópolis, voltado para o mar e lar de um dos mais belos balneários do estado. Chegar até lá definitivamente não é problema para quem não mora por perto, uma vez que a cidade conta com o segundo aeroporto mais movimentado de Santa Catarina. Hospedar-se no local também é algo descomplicado, já que são várias as opções de hotéis, pousadas e acomodações.

Mas você quer saber quais são os atrativos que trazem tantos turistas a Navegantes, certo? Bom, a resposta é extensa! Além dos principais pontos turísticos (sobre os quais falaremos no próximo tópico), as praias da região ostentam 11 km de costa marítima, com dunas cobertas por vegetação nativa em sua extensão.

É justamente nessas praias que acontecem os badalados campeonatos de surfe, asa-delta e parapente. Tais eventos reúnem turistas e locais de diversas idades ou nacionalidades todos os anos.

Nas longas faixas de areia, é comum a prática de esportes como futebol e vôlei de praia. Já os calçadões com infraestrutura, ciclovia, deck e iluminação são ótimas pedidas para quem quer fazer aquela caminhada ou para aqueles que desejam apenas relaxar e descontrair.

O que fazer pela cidade?

Praia de Gravatá

Localizada no extremo norte de Navegantes, a Praia de Gravatá é uma das mais movimentadas da região. Ela é procurada tanto por banhistas quanto por surfistas atraídos pelas ondas que quebram próximo às pedras. Sua infraestrutura é completa.

Morro da Pedra

Conhecer o Morro da Pedra é indicado para quem aprecia o turismo ecológico e de aventura. Ele está localizado na zona rural de Navegantes e proporciona uma visão privilegiada da área, contando com rampas para voos de parapente e asa-delta.

Gruta Nossa Senhora de Guadalupe

Localizada no Parque Natural Municipal de Navegantes, a gruta, como o nome já indica, é dedicada à Nossa Senhora de Guadalupe, apresentando um altar com imagens religiosas e fonte de água limpa natural. Trata-se de uma opção de passeio ainda mais interessante para os adeptos do turismo de fé.

Praia Central e do Pontal

Se o seu objetivo é praticar esportes como surf e body board, saiba que as praias Central e do Pontal são as melhores alternativas. Isso porque elas concentram ondas perfeitas para tais atividades.

Festas e eventos

carnaval de Navegantes é um dos mais animados de Santa Catarina. Ele reúne tradição, organização, desfiles de escolas de samba e, é claro, o agito típico da festa. O destaque vai para o irreverente bloco Navegay, que reúne milhares de foliões todos os anos, acompanhados por trios elétricos que percorrem a avenida.

Já quem busca por eventos mais calmos pode apreciar a Festa Nossa Senhora dos Navegantes, realizada em fevereiro. Nessa época do ano, dezenas de embarcações enfeitadas com flores e balões percorrem cerca de cinco quilômetros no Rio Itajaí-Açu.

Qual é a melhor época para conhecer a região?

Embora o balneário de Navegantes receba turistas praticamente o ano inteiro, é fato que todos chegam por lá em busca de sol e temperaturas mais quentes para aproveitar melhor tudo o que o destino tem a oferecer.

Dessa forma, é durante o verão — ou seja: de dezembro a março — que a cidade se torna ainda mais atraente, com temperaturas que oscilam entre 23° C e 27° C. Embora as famosas “chuvas de verão” não sejam raras nesse período, elas chegam e vão rapidamente, apenas para refrescar o dia, sem atrapalhar os planos dos visitantes.

Na estação mais quente, o município fica mais agitado e as praias recebem um grande número de banhistas ou surfistas. A vida noturna também ganha mais ânimo: é possível aproveitar especialmente a Praia de Gravatá, nos melhores bares e restaurantes de Navegantes.

Qual é o ponto forte da gastronomia local?

Uma das características mais marcantes da gastronomia de Navegantes é a forte influência dos portugueses que se fixaram em Santa Catarina. Eles souberam aproveitar bem os temperos locais e a experiência com o mar para criar uma culinária saborosa à base de peixes, camarões, mariscos, polvo e lula.

Como Navegantes é o terceiro maior centro pesqueiro da América Latina, ficou fácil entender por que esses são os ingredientes mais utilizados pelos restaurantes tradicionais do lugar, não é mesmo? Mas, se você está em busca de sugestões, não se preocupe. Vamos ajudar você nesse quesito!

Não deixe de experimentar a clássica posta de peixe frito com pirão de farinha de mandioca. As caldeiradas e moquecas de peixe, facilmente encontradas por lá, também não devem ficar de fora. Por fim, guarde um espaço para os pratos típicos da cozinha açoriana, como os mariscos ao bafo.

Agora, se seus pratos favoritos não envolverem frutos do mar, pode ficar tranquilo. Também há excelentes opções de pizzarias e churrascarias — ou seja: há alternativas para todos os gostos.

Onde se hospedar em Navegantes?

Como já mencionamos, opções de hospedagem não faltam em Navegantes. Cabe ao turista escolher aquela que mais atende às suas necessidades. Agora, se você está se perguntando sobre as melhores regiões para se hospedar, acompanhe o parágrafo a seguir.

Para os que buscam uma infraestrutura mais completa, com restaurantes, bares, quiosques, mercados, farmácias e demais estabelecimentos, ficar na região da Praia de Gravatá pode ser a melhor alternativa. As hospedagens no centro também são boas opções, pois o local abriga os principais pontos turísticos e é onde acontece a maioria das festas da cidade.

Com nosso guia especial sobre Navegantes, temos a certeza de que você conseguirá aproveitar o melhor da cidade em sua próxima viagem. Conhecer esse destino do litoral catarinense é definitivamente um passeio incrível, portanto leve em conta as informações reunidas acima para montar seu roteiro. Nos vemos por lá!

Falando em preparar uma viagem, já parou para pensar em quais são os erros mais comuns de planejamento e como é possível evitá-los? Leia nosso artigo e tire suas dúvidas! 

Deixe um Comentário