Guia de viagem completo para o sudeste do Brasil

Vai viajar pelos estados do Sudeste do Brasil? Neste guia você encontra as melhores sugestões para fazer turismo na região

Todos nós sabemos como o nosso país é grande e cheio de diversidade. Cada região tem os seus encantos naturais, suas tradições únicas e atrações turísticas para todos os gostos. Quem ama viajar quer explorar cada canto do território nacional, que sempre reserva algo surpreendente para o visitante.

Quando o turista escolhe um dos quatro estados do Sudeste do Brasil, pode ter a certeza de que vai encontrar atividades de lazer incríveis, que mesclam a gastronomia, os eventos internacionais, as praias, as montanhas e algumas das principais instituições culturais da América Latina.

Tem viagem marcada para SP, Rio, Minas ou Espírito Santo? Veja neste artigo os melhores roteiros para conhecer a região mais rica e populosa do país. Boa jornada!

Como aproveitar o Espírito Santo?

Menor estado do Sudeste, o Espírito Santo é a unidade da Federação com os melhores índices econômicos dos últimos anos. A força da região vem da exploração de petróleo em seu litoral, bem como das atividades de turismo, que são bem desenvolvidas e cheias de atrações.

Os destinos de praia são os preferidos dos visitantes, que querem curtir o mar de águas quentes, a culinária saborosa e a qualidade de vida, que está entre as melhores do país.

Vitória

Capital do Estado, a cidade de Vitória tem um ótimo circuito de atividades turísticas, que passa por lindas igrejas, como a imponente Catedral Metropolitana, construída a partir de 1920, além de edifícios históricos, como o Palácio Anchieta. Atual sede do governo, o prédio, que começou a ser erguido em 1570, é tombado como patrimônio cultural da cidade.

A praia de Camburi é a principal da cidade, ocupando uma longa faixa na avenida Dante Michelini. O mar tem ondas calmas, boas para nadar e onde as crianças encontram segurança para brincar. A orla é muito bem cuidada, com muitas árvores, gramados bem aparados, uma ótima ciclofaixa e quiosques, que servem bebidas e petiscos típicos.

Quem gosta de artes deve conhecer o Theatro Carlos Gomes, inaugurado em 1927, no centro de Vitória. Com arquitetura de estilo neoclássico, apresenta milhares de detalhes em sua decoração, como afrescos, estátuas gregas, adornos e pilastras bem trabalhadas, que podem ser admiradas em visitas guiadas. O local serve de palco para apresentações de peças teatrais, concertos de música clássica e oficinas de artes.

Vila Velha

Cidade vizinha de Vitória, a histórica Vila Velha guarda muitas atrações que contam o início da trajetória do estado do Espírito Santo. Uma delas é o Convento da Penha, que fica instalado no alto de um morro. Depois de encarar os 116 degraus que levam ao convento, o turista pode apreciar uma linda paisagem, com o Oceano Atlântico ao fundo.

Outro passeio bastante procurado em Vila Velha é a visita à fábrica de chocolates da Garoto, que convida os turistas para conhecer os processos de produção dessas delícias.

Guarapari

Os turistas que procuram o Espírito Santo para aproveitar o seu litoral devem esticar a visita até Guarapari (a 50 km de Vitória). Nessa região estão algumas das praias mais disputadas do estado, que têm excelente estrutura hoteleira, de alimentação e de serviços de turismo.

As opções na orla agradam desde quem procura momentos de sossego à beira-mar até os mais ousados, que buscam as ondas fortes ideais para a prática do surf. Entre os banhistas, as preferidas são a praia da Bacutia e a praia do Morro. Os esportistas se aventuram na praia Setibão.

O que fazer em Minas Gerais?

Com o maior território do Sudeste do Brasil, o encantador estado de Minas Gerais reúne a modernidade das metrópoles com aquele ar gostoso de interior. Grande produtor nos setores agrícola, industrial e de mineração, é de grande importância para a economia do país.

Por suas riquezas naturais insuperáveis, oferece aos turistas uma gama de atrações, que servem a todos os gostos. Desde os incríveis parques nacionais, passando pelas simpáticas cidades do sul do Estado até os seus patrimônios históricos, Minas surpreende os visitantes com muita simpatia, cultura, arte e gastronomia sem igual.

Veja agora quais são os principais pontos turísticos de Minas Gerais.

Belo Horizonte

Igrejinha da Pampulha em Belo Horizonte

Maior cidade e capital do Estado, a agitada BH é um importante polo cultural e econômico da região Sudeste do Brasil. Tem excelente infraestrutura, sendo considerada um dos melhores destinos de turismo e de negócios.

Dê início ao passeio na bela Praça da Liberdade, no bairro Funcionários, que é rodeada de prédios históricos, onde estão instalados museus, centros culturais, instituições de ensino e empresas. A uma curta caminhada desse ponto, visite o Mercado Central de Belo Horizonte, onde é possível comer e beber muito bem nos pequenos bares e restaurantes. No local também são comercializados alimentos, roupas, acessórios e artesanato.

A Lagoa da Pampulha é ideal para passear com a família e praticar esportes. Uma das atrações mais visitadas é a Igreja de São Francisco de Assis, que fica às margens da lagoa e foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Nessa área estão localizados o Estádio Mineirão e o ginásio Mineirinho, ambos palcos de competições esportivas e shows.

Quem curte a noite precisa passar pela Savassi, bairro boêmio onde estão concentrados muitos bares, cafés, lanchonetes, restaurantes e baladas. Nesses estabelecimentos é possível saborear o melhor da culinária mineira, bem como provar cervejas e cachaças artesanais, fabricadas por pequenos produtores do estado.

Instituto Inhotim

A cerca de 50 quilômetros de BH, em Brumadinho, fica o Instituto Inhotim, que é um museu de arte contemporânea ao ar livre. Em uma grande área verde, com muito esmero paisagístico, árvores e plantas raras, essa atração traz aos visitantes uma experiência diferente e enriquecedora.

Vale a pena guardar um dia todo só para conhecer a instituição, que promove muitas atividades ligadas às artes, bem como cursos e visitas temáticas. O local conta com boa estrutura de alimentação, com um restaurante, uma hamburgueria e uma casa de sucos.

Cidades históricas

Locais cheios de construções que são patrimônios culturais da humanidade, as cidades históricas de Minas são uma atração à parte. Vale muito a pena seguir os caminhos pelos quais passavam as riquezas extraídas das minas da região, que foram descobertas pelos bandeirantes a partir do século XVII.

De grande importância na vida do Brasil colonial, as belas Tiradentes, Mariana, Ouro Preto e São João del-Rei são algumas das cidades históricas que guardam grande número de igrejas no estilo barroco, além de um farto acervo de arte desse período, com destaque para as obras do escultor Aleijadinho.

Caminhe por suas ladeiras íngremes, pavimentadas com pedras, e admire a arquitetura dos prédios públicos e dos casarões, nos quais hoje em dia funcionam museus, lojas, bares e restaurantes deliciosos, que servem a melhor comida mineira do estado.

Sul de Minas

Na parte mais ao sul do Estado estão as regiões de montanha e as áreas de preservação ambiental mais famosas de Minas, como o Parque Estadual da Serra do Papagaio.

Quem gosta de apreciar vistas panorâmicas sensacionais deve conhecer a mística São Tomé das Letras, pequena cidade encrustada entre os morros e vales verdes que se perdem no horizonte. Outra atração muito procurada são as inúmeras grutas e cavernas, que podem ser exploradas por aventureiros em diversos níveis de dificuldade.

Como curtir o Rio de Janeiro?

Quando falamos sobre o Rio de Janeiro, as pessoas de todo o mundo têm como referências as belas praias, a exuberância da natureza e as paisagens de tirar o fôlego da capital. No entanto, o restante do estado do Rio tem muito a oferecer, com atrações turísticas incríveis, boa infraestrutura e fácil acesso.

Grande produtora de petróleo, a região tem importância histórica para o Brasil, já que o seu período de maior desenvolvimento começou a partir da metade do século XVII, quando o Rio se tornou a capital do país. Algumas das primeiras grandes instituições brasileiras surgiram no estado, como o Banco do Brasil, o Museu e a Biblioteca Nacional.

Apesar das dimensões reduzidas (é o segundo menor do sudeste do Brasil), o Rio de Janeiro apresenta diferentes atrativos, como montanha, Mata Atlântica, construções históricas e praias paradisíacas.

Conheça agora os melhores destinos turísticos do Estado do Rio de Janeiro.

Capital

Panorâmica do Cristo Redentor no Rio de Janeiro

A Cidade Maravilhosa continua sendo um dos principais atrativos turísticos do Brasil, atraindo milhões de visitantes todos os anos. Com uma estrutura fantástica de hospedagem, alimentação e serviços, o Rio é uma ótima escolha para uma viagem curta, aos finais de semana e feriados, bem como para esticar uma folga mais longa.

Não faltam atividades de lazer na cidade, que oferece algumas das praias mais famosas em toda a Terra, como Copacabana e Ipanema. O visitante pode curtir um dia a beira-mar, esticado na areia, ou fazer uma caminhada pela orla, que também conta com ciclofaixas exclusivas. É comum ver os cariocas praticando esportes na praia, como o futevôlei.

Um dos pontos turísticos do Rio que não pode faltar em um roteiro é a estátua do Cristo Redentor, que fica no alto do morro do Corcovado. Para acessar esse conhecido ponto da cidade, os visitantes devem embarcar em um trem, que parte da base da montanha, no Cosme Velho.

O caminho até o monumento é em meio à Floresta Nacional da Tijuca, a maior área verde urbana do mundo, que é repleta de vida silvestre e vegetação abundante. Também é possível acessar o Cristo de carro, vans de excursão e, para os mais dispostos, de bicicleta. Nessa área fica a Vista Chinesa, que ostenta uma bela paisagem do Rio de Janeiro.

O destaque dos últimos anos, porém, tem sido o Museu do Amanhã, que é uma bela e futurista construção assinada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava. Localizado na zona portuária, que foi revitalizada para a Olimpíada de 2016, essa instituição é dedicada a exposições multimídia interativas, que discutem a nossa função na construção do futuro.

Quem gosta de aproveitar a noite tem diversas opções no Rio, com destaque para o bairro da Lapa, que reúne dezenas de barzinhos despojados, com mesas na calçada e música ao vivo aos pés dos famosos Arcos da Lapa. Esse é um dos pontos favoritos da boêmia carioca, no qual é possível apreciar todos os tipos de ritmos, do samba ao rock.

Na ligação entre a Lapa e Santa Teresa, a Escadaria Selarón é local de parada obrigatória para tirar fotos bem legais. Os degraus são cobertos por azulejos multicoloridos, apresentando formas geométricas, desenhos e palavras de amor à Cidade Maravilhosa.

O Rio também é palco frequente de shows de artistas nacionais e internacionais, que atraem milhares de espectadores de todas as partes do Brasil. Um dos mais famosos e concorridos é o “Rock in Rio”, que já tem mais uma edição confirmada entre setembro e outubro de 2019, no Parque Olímpico.

Região dos Lagos

A orla da capital fluminense é incrível, mas o paraíso mesmo fica nas praias de Búzios e Cabo Frio, na Região dos Lagos (a 170 km do Rio). Nessa parte do Estado a natureza é esplendorosa, com um mar de tons azuis e água cristalina. As dunas têm areia fina e branquinha, sendo usada para passeios de buggy e esportes radicais, como o sandboard.

Os praticantes de mergulhos encontram ambientes propícios para apreciar a vida marinha, que é abundante e surpreendente. Muitos surfistas buscam as boas ondas do litoral norte do Rio de Janeiro, onde até ocorrem competições profissionais.

Costa Verde

Já no litoral sul do Estado estão Angra dos Reis (a 157 km do Rio) e a histórica Paraty (a 250 km do Rio). Conhecida como Costa Verde, essa área tem uma vida natural intensa, praias de águas calmas (ideais para crianças) e centenas de pequenas ilhas.

Existem muitos hotéis, pousadas e resorts, prontos para oferecer experiências inesquecíveis para os seus hóspedes. O acesso à região é feito pela Rodovia Rio-Santos, que revela a cada curva cenários maravilhosos.

Região Serrana

Saindo do litoral, a região de serra do Estado do Rio tem cidades acolhedoras e vida pacata. Os moradores da capital têm o hábito de visitar Petrópolis, Teresópolis e Itaipava, que conta com hotéis de alto padrão, bem como hospedagens mais simples, mas cheias de charme.

Área com muitas reservas naturais, como o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, é um destino ideal para os aventureiros fazerem trilhas, escaladas e rapel em cachoeiras.

O que fazer em São Paulo?

O estado mais rico do país é considerado a locomotiva do Brasil. Afinal, São Paulo é sede de algumas das maiores indústrias do planeta, além de ter a maior população (44 milhões) e de ser o centro financeiro mais importante da América Latina.

Com excelente infraestrutura de turismo, recebe os visitantes com muito requinte, qualidade nos serviços e uma gama enorme de atrações. Aquela ideia de que o povo Paulista é sério e só pensa em trabalho cai por terra nos primeiros contatos, pois logo se vê que são pessoas alegres, gentis, caridosas e que recebem muito bem os turistas.

Destino de imigrações constantes desde o século XVI, São Paulo reúne influências de culturas de todo o mundo, que ajudam até hoje a impulsionar essa potência do Sudeste do Brasil. O legado dessa miscigenação está na arte, na música, nas construções e em cada rua deste grande estado.

Saiba agora os melhores destinos e o que fazer durante a sua visita a São Paulo.

Capital

Passagens para São Paulo

Na maior cidade do país tudo é superlativo. Desde os primeiros arranha-céus, nos anos 1920, essa metrópole cresce de maneira vertiginosa, tornando-se o ponto de partida das maiores revoluções culturais do Brasil, tanto nas artes, passando pela política e até na ética e moral da sociedade.

Apesar de ter uma imagem de “selva de pedra”, São Paulo é repleta de áreas verdes, como praças e parques, que são usados pelos paulistanos para praticar esportes, passear com a família e passar bons momentos em meio à natureza.

Um dos melhores locais para curtir ao ar livre é o Parque Villa Lobos, que tem uma ciclofaixa incrível, além de quadras poliesportivas, campos de futebol, playground para as crianças, áreas de piquenique, um orquidário e uma biblioteca, considerada uma das mais completas do país. O espaço ainda conta com restaurantes, lanchonetes, aluguel de bicicletas, pistas de skate e patins, bem como com amplo estacionamento.

No campo da gastronomia, Sampa é privilegiada, por sua enorme diversidade de restaurantes, que servem comida de todos os cantos do planeta. Das tradicionais cantinas italianas aos izakayas japoneses, dá para provar as delícias mais populares de centenas de nações.

A cidade recebe todos os anos centenas de shows de artistas internacionais, que se apresentam em estádios de futebol, ginásios, auditórios, teatros e casas de espetáculos espalhados por SP. Existem mais de mil salas de cinema na metrópole, além de centenas de teatros e espaços culturais.

Os museus de São Paulo têm acervos completos, onde podem ser apreciadas obras de nomes como Picasso, Di Cavalcanti, Miró, Tarsila do Amaral, Portinari, entre muitos outros. No MASP, um marco em plena avenida Paulista, o encanto do visitante começa do lado de fora. O museu está instalado em uma imponente construção, concebido pela arquiteta Lina Bo Bardi. Em seu interior, a instituição apresenta exposições permanentes, além de mostras temporárias, como dos pintores Caravaggio e Botero.

Aos domingos, a Paulista fica fechada para os carros, abrindo uma ótima área de lazer. Entre apresentações musicais, os números de circo e os espetáculos de teatro ao ar livre, a principal avenida de São Paulo reúne milhares de pessoas todas as semanas. Nessa região estão muitos bares, restaurantes, centros comerciais e atrações turísticas, como a Japan House, o Sesc e o Parque Trianon.

Interior

Está muito errado quem pensa que as atividades de turismo do estado se limitam à capital. O interior de São Paulo tem grande importância estratégica para a economia paulista, com um agronegócio muito desenvolvido, bem como indústrias importantes, que empregam milhares de pessoas.

Devido a essa pujança econômica, as cidades interioranas recebem muito investimento em turismo, lazer e entretenimento. Um bom exemplo é Brotas (240 km de SP), onde os aventureiros descem as corredeiras dos rios da região, que é um dos principais destinos de ecoturismo de São Paulo. Devido a essas atividades esportivas, essa pequena cidade conta com uma excelente rede de hotéis e pousadas, além de serviços profissionais de recepção de turistas.

Na Serra da Mantiqueira, as cidades na montanha são os grandes atrativos, já que contam com clima agradável durante o verão (de dezembro a março), mas que também encantam os visitantes no período do inverno (de junho a setembro). Em Campos do Jordão, os visitantes se sentem em um típico vilarejo da Europa, com casas construídas no estilo colonial, além do frio, pois os termômetros podem marcar abaixo de zero grau.

No oeste paulista, a cidade de Olímpia (a 430 km de SP) entrou nos roteiros de turismo graças aos seus incríveis parques aquáticos, que oferecem muita diversão para as famílias. As estruturas dessas termas contam com hotéis de luxo, atividades de lazer, passeios ecológicos e muito mais.

Litoral

O litoral de São Paulo, além da enorme importância econômica nos setores de portos, extração e refino de petróleo, guarda praias belíssimas do sul ao norte do Estado. Uma das mais badaladas é Maresias, que fica na cidade de São Sebastião (a 230 km da capital). O local é um dos principais pontos dos praticantes do surf, recebendo diversas competições durante o ano.

Mais ao norte fica a bela Ubatuba, que tem grandes áreas de Mata-Atlântica e uma orla de águas com tons magníficos de verde. Aproveite as centenas de ilhas da região para fazer um passeio de barco, navegando por verdadeiros santuários da natureza, dado a imensa diversidade de plantas e animais.

A cidade de Santos, a mais importante do litoral de São Paulo, fica a apenas 77 quilômetros da capital. Esse é um dos melhores destinos para quem quer fazer um “bate e volta” na praia. Com excelente qualidade de vida, Santos é uma das cidades mais procuradas por aposentados, que buscam tranquilidade e contato com a natureza.

Viu só como a região mais rica e populosa do país está cheia de atrações incríveis? Agora, basta montar o seu roteiro conforme as suas expectativas, consultar as suas milhas para viajar e aproveitar as melhores férias de sua vida.

Quer chamar os seus amigos para embarcar nessa aventura? Então vocês vão se encontrar na MaxMilhas! Só aqui você encontra as passagens mais baratas para o sudeste do Brasil. Prepare as malas e boa viagem!

Deixe um Comentário