Descubra os encantos de Milho Verde, MG

No meio das serras mineiras, existem vários distritos que escondem belezas únicas. Um deles é Milho Verde, próximo de Diamantina. Vem conhecer mais dele aqui!

O que um lugar que tem apenas 2.000 habitantes pode reservar para um turista? A primeira resposta pode ser “nada”, mas a gente te garante que você vai mudar de ideia ao conhecer Milho Verde, pequeno distrito às margens de Diamantina e a 325 quilômetros de Belo Horizonte.

Pertencente a cidade de Serro – que faz parte do trajeto da Estrada Real -, o vilarejo foi redescoberto pelos turistas recentemente. Para se ter uma ideia, esse cantinho foi fundado em 1857 e sua população praticamente não mudou de tamanho. 

Agora, com atrativos para exploradores, é possível se hospedar e conhecer as cachoeiras que existem no distrito. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse local? Vem com a gente!

Nos caminhos da Estrada Real

Além de sua beleza individual, Milho Verde faz parte de uma estrada mais que especial. Estamos falando da Estrada Real, que começa em Diamantina e passa por cidades históricas, terminando em Paraty pelo Caminho Velho e no Rio de Janeiro pelo Caminho Novo.

Esta estrada foi fundada por Portugal nos tempos de Brasil Colônia e, atualmente, é considerada como patrimônio histórico-cultural do país. Nas cidades que compõem esses caminhos, as pedras preciosas encontradas em Minas Gerais escoavam até os portos do país. 

Milho Verde foi fundada justamente pela lavra de minerais preciosos, além de conter um posto de fiscalização para quem entrasse ou saísse de Diamantina.

O que você vai encontrar em Milho Verde

Não seria nenhum absurdo dizer que a simplicidade de Milho Verde é um atrativo em si. O modo de vida pacato dos habitantes e o fato de ser rodeado pela Serra do Espinhaço é um convite para não voltar para casa. 

Mas além de sua beleza nativa, existem alguns pontos encantadores da cidade. Dá uma olhada:

Igreja do Rosário

Ponto central do distrito, a Capela Nossa Senhora do Rosário não é só uma igrejinha qualquer. Erguida por volta do século XIX com madeira e barro, essa igreja foi o local de batismo de Chica da Silva.

A igreja conta com uma vista única, localizada em uma colina que permite uma visão total do vilarejo e dos seus arredores. É, talvez, a atração mais imperdível de todo o distrito.

Cachoeira do Moinho

Milho Verde não tem nenhuma cachoeira com grandes quedas d’água, mas isso não quer dizer que os locais do vilarejo sejam ruins. Um bom exemplo é a Cachoeira do Moinho que, como o próprio nome dá a entender, conta com um moinho e também um poço. 

O moinho, inclusive, era utilizado para transformar milho em fubá, presente em boa parte da culinária mineira. De fácil acesso, ela é perfeita para quem quer tomar um banho no meio da natureza. E não acabou: também tem um bar próximo a cachoeira que funciona na época de maior fluxo de turistas.

Cachoeira do Carijó

Um pouco mais distante de Milho Verde, a Cachoeira do Carijó está a 3 quilômetros do vilarejo e tem – assim como a Cachoeira do Moinho – um grande poço de água limpa. 

Para acessá-la, você pode seguir a estrada principal do distrito, que leva até Serro. O acesso é fácil e faz com que cada segundo nessas águas valham a pena. 

Como você viu, Milho Verde é um verdadeiro encanto para quem quer explorar a natureza. Que tal chamar seus amigos para conhecer junto com você? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e descubra esse lugar. 😉 

Deixe um Comentário