Conheça Socorro (SP), referência internacional em turismo acessível

Agora basta querer. Conheça Socorro, a cidade referência em turismo acessível no Brasil e comece a bolar sua aventura!

Quem tem problemas de mobilidade sabe – nem sempre é fácil conhecer outros lugares. No entanto, cada vez mais cresce uma nova modalidade no Brasil, o turismo acessível.

E como a MaxMilhas faz de tudo pra que nada limite o seu direito à diversão, a gente vai falar hoje sobre uma cidade que está despontando como exemplo de turismo acessível: Socorro, em São Paulo.

Então pode ir comprando sua passagem aérea barata na MaxMilhas porque e a sua viagem está só começando! Bora embarcar nessa trip!

Socorro inova em turismo acessível

Socorro, em São Paulo, é uma cidade peculiar, verdadeiro exemplo de atitudes notáveis.

Para se ter uma ideia, todos os anos ela dá um banho de sustentabilidade com suas Luzes de Natal. O projeto reutiliza mais de 400 mil garrafas pets na decoração de natal.

Por outro lado, Socorro tem uma das maiores tirolezas do país, com mais de 1 Km de extensão – a única que atravessa dois estados (São Paulo e Minas Gerais).

Mas é no turismo acessível que a Cidade Aventura, como também é conhecida, se tornou referência no país. Hoje, mais da metade das mais de 20 atividades oferecidas já foram adaptadas para cadeirantes.

Conheça Socorro (SP), referência internacional em Turismo Acessível

Esforço tem reconhecimento internacional

O esforço para implantar o turismo acessível já é reconhecido internacionalmente.

Além de ser um dos “10 Destinos Referência em Segmentos Turísticos do Ministério do Turismo”, em 2014 a cidade recebeu, na Espanha, o “Prêmio Rainha Sofia de Acessibilidade”, outorgado pelo Conselho Real para Deficiência, do governo espanhol.

Além disso, três anos depois foi a vez de receber o diploma “Destaque de Honra – Gestão Municipal” durante o evento World Company Award (WOCA) 2017, em Lisboa, Portugal.

Atitudes que fazem diferença

Encravada na belíssima Serra da Mantiqueira, a 138 Km da capital, Socorro não para de investir no turismo acessível. E não é à toa Socorro é o destino preferido de quem tem problemas de mobilidade.

Nas ruas, as ações de fiscalização são constantes nos estabelecimentos para garantir rampas de acesso dentro das normas de segurança. Por outro lado, nos pontos turísticos sinalização tátil, elevadores, rampas e barras garantem o acesso de cadeirantes.

A hotelaria também está totalmente engajada no turismo acessível, com estrutura adaptada e projetos de acessibilidade.

Para se ter uma ideia, os hotéis fazenda Campo dos Sonhos e Parque dos Sonhos foram premiados internacionalmente como os melhores no mundo para pessoascom deficiência no evento World Responsible Tourism Awards.

Em 2006 ambos foram pioneiros na área ao laçarem o projeto “Aventureiros Especiais”, com atividades de passeios de charrete e a cavalo, tirolesa, arvorismo, rapel e rafting, passeios de bicicletas, triciclos e quadriciclos adaptados, além de passeios de barcos, pedalinhos e caiaques pelo lago.

Serviços urbanos adaptados oferecem mais independência

Mas o turismo acessível não fica restrito aos hotéis e estabelecimentos comerciais. Nas ruas, os serviços urbanos oferecem mais independência aos turistas com deficiência.

No Horto Municipal, por exemplo, um jardim aromático oferece pisos alerta e direcional, mapas táteis e placas em braille para deficientes visuais, além de rampas de acesso e banheiros adaptados.

Entre as atividades adaptadas ao turismo acessível, merece destaque a Tirolesa do Pânico, com seus 160 metros de altura e 1 km de extensão.

Os parques oferecem ainda trilha, arvorismo, bóia-cross, canoagem, cavalgada, rapel, escalada, e até mesmo passeios de motos e quadriciclos, além de pulos adaptados de asa delta e parapente.

É comprar sua passagem e aproveitar ao máximo os efeitos da adrenalina.

E então, pronto pra radicalizar com o turismo acessível em Socorro? Então compre sua passagem aérea barata na MaxMilhas e prepare-se para a aventura!

 

Deixe um Comentário