Conheça a charmosa Colônia do Sacramento

É muito fácil se apaixonar por Colônia do Sacramento! Localizada no Uruguai, a cidade recebeu da UNESCO, em 1995, o título de um dos Patrimônios Culturais da Humanidade. O local é uma belíssima união arquitetônica de dois países: Portugal e Espanha. A razão? Quando disputaram o território antes da Declaração da Independência, em 1825, cada país deixou muito de si na pequena vila.

Estar em Colônia do Sacramento é se dividir entre passado e presente.

Um breve passeio pelas ruas de pedra do centro histórico  já dá para ter a sensação de voltar à época colonial pelos detalhes românticos e charmosos, como carros antigos, casas bem preservadas, bicicletas, lamparinas, tochas e flores maravilhosas em tons de roxo, rosas e vermelho. Quer saber mais? A gente preparou um guia rápido dessa cidade que já mora no coração de muitos turistas e, em breve, no seu. <3

Como chegar

O Aeroporto Internacional de Carrasco (Montevidéu) fica a 180 km de Colônia do Sacramento, no Uruguai. De lá, para quem prefere dirigir, as estradas de acesso são as nacionais 1 e 21, que estão em bom estado de conservação. Existe somente um pedágio para quem vem da capital uruguaia. Agora, para quem deseja sair do aeroporto e ir de ônibus, o ideal é pegar, no terminal Tres Cruces, o trajeto Montevidéu para Colônia dura aproximadamente duas horas.

Atrações turísticas

Centro Histórico

Recomendamos que o passeio comece pelo Centro Histórico que, como já falamos no início do post, foi declarado como Patrimônio Cultural pela UNESCO. Nessa parte da cidade, ficam os principais museus, a Puerta de la Ciutadela, a Plaza Mayor, o Museu Português, o Museu Indígena,  o Museu do Azulejo, o Museu Espanhol, a Basílica do Santíssimo Sacramento, Arquivo histórico Regional e o Farol.

Uma visita guiada ao Centro Histórico de Colônia do Sacramento é uma verdadeira aula de história. O tour guiado é pago e realizado todos os dias. Para ter acesso a todos os museus, basta comprar o ticket de acesso.  Fique atento aos horários de funcionamento, pois há dias da semana em que um ou outro está fechado.

Passeio de bicicleta

Depois de apreciar o centro histórico, a dica é alugar uma bicicleta, moto ou um dos charmosos carrinhos e passear pela avenida Beira-Mar. É um passeio fácil e gostoso para fazer de bicicleta, pois ela tem só 5 km. Se preferir ir para o outro lado, em apenas 2 km chega-se à Praia de Ferrando, também ótima para descansar. E apesar de ser uma praia de rio, com água doce, o visual é de “praia” mesmo. 😉

Praias

A praia mais distante é a 5 km, em Real de San Carlos, um antigo enclave militar espanhol de 1910. Lá também fica a igreja de San Benito e a imponente Plaza de Toros. A última fazia parte de um empreendimento turístico, hoje desativado. Se você voltar para Colônia no final do dia, não deixe de apreciar o perfeito pôr do sol do farol ou do pier.

Calle de los Suspiros

É uma pequena rua da cidade que possui as casas mais antigas de Colônia. Segundo a lenda local, quem subir e descer três vezes a pequena ladeira nunca mais terá problemas amorosos. Será?

Lojinhas de artesanato

Aproveite para apreciar as lojinhas de artesanato da cidade e também alguns dos melhores restaurantes. Um dos principais pontos turísticos é o Farol, construído em 1845. Suba para ter uma vista incrível da cidade. A entrada é paga e a subida exige fôlego para superar os lances de escada, que parecem intermináveis.

Gostou de Colônia do Sacramento? Que tal ver com os próprios olhos? Busque sua passagem aérea econômica para Montevidéu agora mesmo e prepare as malas. 

 

Deixe um Comentário