Como chegar em Porto Alegre: 3 principais formas de acesso à capital do Rio Grande do Sul

A capital do Rio Grande do Sul é repleta de opções culturais, de lazer e de muita comida boa. Por isso, se você sempre quis conhecer essa cidade, saiba agora como chegar em Porto Alegre

Porto Alegre tem opções de lazer para todos os gostos, idades e bolsos. 

A cidade conta com vários museus importantes, como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), construções históricas, como o Mercado Público, além de também ter muita natureza e opções variadas de restaurantes

Localizada na região sul do Brasil, Porto Alegre é a capital do Rio Grande do Sul e tem boa infraestrutura, podendo ser acessada facilmente por meio de diferentes meios de transporte. 

Continue lendo este texto para descobrir quais são as melhores formas de chegar em Porto Alegre e boa viagem!

Como chegar em Porto Alegre de avião

vista das nuvens da janela de um avião

A cidade de Porto Alegre possui o Aeroporto Internacional Salgado Filho, que fica a aproximadamente 10 km do centro da cidade.

Há voos diretos para Porto Alegre saindo das maiores cidades brasileiras. Contudo, também é possível fazer conexão em algum aeroporto para chegar na capital gaúcha.

Por exemplo: para ir de avião de Salvador para Porto Alegre, você vai precisar pegar um voo até um aeroporto de São Paulo e de lá pegar outro voo para a capital do Rio Grande do Sul.

Lembrando que o número de conexões e o local onde será feita a troca de aeronave vai depender de cada companhia aérea. A viagem de avião de São Paulo a Porto Alegre costuma durar, aproximadamente, 1h40.

As maiores companhias aéreas brasileiras, como LATAM, Azul, Avianca e Gol oferecem voos diários para lá.

O Aeroporto Internacional Salgado Filho também oferece uma boa infraestrutura para os turistas, com pontos de ônibus, estação do metrô de superfície, além dos táxis. Sendo assim, você pode ir do aeroporto para qualquer lugar com facilidade. 

O valor da passagem de avião para Porto Alegre pode variar de acordo com o local de origem do passageiro e da época do ano. Contudo, é possível encontrar passagens acessíveis, além de também ser possível trocar milhas por bilhetes aéreos

    Como chegar em Porto Alegre de ônibus

    ônibus na estrada a caminho de Porto Alegre

    A rodoviária de Porto Alegre fica no Centro Histórico da cidade, uma região que abriga a maioria dos pontos turísticos da capital gaúcha, e ainda oferece várias opções de hotéis e restaurantes. 

    Além disso, na rodoviária também é possível pegar algumas linhas de ônibus urbanos para circular pela cidade. 

    As maiores cidades do Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro, possuem linhas de ônibus interestaduais que vão direto para a capital gaúcha. 

    No entanto, assim como no caso do avião, se a sua cidade não tiver um ônibus que vai até Porto Alegre, você pode ir de ônibus até uma cidade que tenha uma linha direta até a capital do Rio Grande do Sul e trocar de veículo lá. 

    Por exemplo: se você mora em Belo Horizonte, Minas Gerais, e quer ir de ônibus para Porto Alegre, você terá que ir até Campinas, cidade do interior de São Paulo e, de lá, pegar outro ônibus até a capital gaúcha. 

    A viagem de ônibus de São Paulo para Porto Alegre dura, em média, 21 horas. Já o trajeto do Rio de Janeiro até a capital do Rio Grande do Sul costuma durar por volta de um dia e 3 horas. 

    O valor da passagem de ônibus para Porto Alegre pode variar de acordo com a cidade de origem do passageiro e a época do ano. Contudo, é possível encontrar boas promoções.

    Como chegar em Porto Alegre de carro

    vista da estrada pela janela de um carro a caminho de Porto Alegre

    Se você preferir, também pode ir até Porto Alegre dirigindo. O trajeto inicial da sua viagem vai depender do seu local de origem.

    Para acessar a capital Gaúcha é preciso percorrer a BR-101 e a BR- 020, que contam com boas condições de tráfego e são bem sinalizadas.

    Quem vai sair de São Paulo com destino a Porto Alegre vai percorrer, aproximadamente, 1.132 km e passar por 18 pedágios. O tempo de viagem costuma ser de 13h. 

    Existem algumas opções de hotel na estrada, para quem quiser parar e descansar.

    Agora que você já sabe como chegar em Porto Alegre, veja qual forma se encaixa melhor no seu roteiro de viagem. 

    Se for de avião, não deixe de contar com a ajuda da MaxMilhas para encontrar as melhores ofertas de passagem!

    Deixe um Comentário