Por que fazer passeios culturais com crianças?

Viajar em família é o melhor programa possível. Conhecer lugares novos, relaxar, provar comidas deliciosas e se divertir já é muito bom, mas fica ainda melhor quando fazemos isso com que mais amamos.

Mas muitos pais que viajam com seus filhos não sabem como encaixar os pequenos em alguns passeios durante a viagem. Crianças vão querer visitar museus, bibliotecas e prédios antigos? Vão gostar de conhecer estátuas e reservas ecológicas? A resposta é simples: claro que sim!

Por que fazer passeios culturais com crianças? Esses são cinco ótimos motivos:

Elas se interessam mais em aprender

Construções históricas, praças antigas, museus e outros lugares como esses estão cheios de história para contar. Museus de tecnologia e ciências provam experimentos científicos para qualquer visitante. Exposições de arte podem mostrar várias etapas da história da arte e vários tipos de técnicas e expressões.

Ou seja, seu filho pode aprender na prática aquilo que ele vê nos livros da escola. E aprender na prática sempre incentiva a ter mais interesse no aprendizado – porque as coisas deixam de ser uma foto em um livro para se tornarem reais. Ele vai ficar muito mais interessado em aprender se tiver esse contato.

Elas se tornam mais curiosas

Como você sabe, crianças tendem a repetir o comportamento dos adultos. Se o seu filho ver você fazendo perguntas, pesquisando e se mostrando interessado durante os passeios culturais, ele vai fazer o mesmo. E a curiosidade é a primeira porta para o aprendizado!

Nas próximas viagens, é ele quem vai querer saber o que aconteceu naquela praça, quem é o homem representado naquela estátua, quem foram os reis que habitaram aquele castelo…

Elas têm mais contato com a natureza

Passeios culturais não precisam acontecer a portas fechadas: parques e praças são ótimos lugares para aprender sobre a história e a tradição de um lugar. Por isso, levar seu filho a jardins botânicos e reservas ecológicas também é um passeio cultural!

Aproveite para conversar sobre a preservação da natureza, a importância do ecossistema e as melhores maneiras de cuidar da flora e da fauna local. Mostre os animais e as plantas, conte um pouco da história local. Seu filho vai adorar – e vai se sentir mais próximo da natureza!

Elas ficam mais criativas

Criatividade é uma caraterística muito relacionada à infância, mas ela se perde aos poucos quando não é praticada e incentivada. Em passeios culturais, seu filho ficará exposto a obras de arte, livros, esculturas e muitas outras manifestações que incentivam a criatividade.

Aproveite e o estimule também! Peça para que ele desenhe algo que viu em uma exposição ou em uma praça. Ele pode até não virar um grande artista, mas criatividade é uma característica que cai bem em todas as situações.

Elas descobrem novos hobbies

Agora vamos ao principal motivo de por que fazer passeios culturais com crianças: é muito divertido! Conhecendo novos pintores, passeando por florestas ou visitando bibliotecas, elas descobrem o amor pela arte, pela literatura, pelo teatro e pelo meio-ambiente.

E isso faz com que elas desenvolvam novos hobbies: desenhar, pintar, ler, escrever, criar artesanatos, cuidar de plantas e animais são atividades que podem virar o novo passatempo do seu filho – e, quem sabe, uma profissão no futuro.

Por isso, não prive as crianças de se divertirem em um passeio cultural só porque não parece o melhor entretenimento para elas. Elas se divertem, aprendem e curtem tanto quanto os adultos!

Pronto para planejar uma nova viagem em família? Entre no site da MaxMilhas e consiga passagens aéreas com desconto!

Deixe um Comentário