Dicas para fazer um mochilão pela Serra do Cipó

O Brasil oferece muitas opções para viajantes que amam aventuras. Muitos lugares do nosso país são ótimos para fazer escaladas, trilhas, mergulhos e esportes radicais. Para quem gosta de viajar só com uma mochila nas costas, não faltam grandes roteiros!

Em Minas Gerais, por exemplo, fica a linda região da Serra do Cipó. No município de Santana do Riacho muitas cachoeiras, grutas, riachos e paredões, esse lugar atrai muitos turistas que amam o ciclismo, o alpinismo, a canoagem e o rapel.

Se você já gostou da ideia, venha conhecer essas dicas para fazer um mochilão pela Serra do Cipó!

Melhores momentos e caminhos

É possível chegar à Serra do Cipó de muitas formas. Para quem está chegando de outro estado, o aeroporto de Confins é o mais próximo, a apenas 60 km de distância. Para ir de carro, saindo de Belo Horizonte, o acesso é pela rodovia MG-010.

Se você optar pelo ônibus, saindo também de Belo Horizonte, pode pegar ônibus de duas empresas – a Serro e a Saritur. Ambas têm muitos horários para a Serra do Cipó. A viagem dura, em média, duas horas.

Quanto à melhor época para ir, podemos dizer que é entre maio e setembro, porque é o período de seca. Fora desse período, as chuvas dificultam o acesso pelas estradas de terra e aumentam o risco de tromba d’água. Fuja das épocas chuvosas para aproveitar a viagem da melhor maneira possível!

Hospedagem para o seu mochilão na Serra do Cipó

Os arredores da Serra do Cipó oferecem muitas opções de hospedagem. Para quem quer mais conforto depois de todas as aventuras do dia, uma boa ideia é se hospedar nos hotéis e pousadas das redondezas. Muitos têm piscina, oferecem café da manhã e possibilitam visões muito bonitas da serra.

Para quem prefere continuar com a aventura, também é possível acampar em um dos campings locais. Prepare sua barraca e seu saco de dormir para descansar com a natureza!

Atrações imperdíveis

Nesse mochilão pela Serra do Cipó você vai conhecer pontos imperdíveis da serra mineira. A começar pelo Parque Nacional da Serra do Cipó, em que você pode andar de bicicleta, cavalo ou mesmo a pé para desbravar as lindas paisagens locais. Nele, é possível conhecer o Cânion das Bandeirinhas, um cânion com vários poços cercados por enormes paredões.

A Cachoeira do Véu da Noiva é outro destino clássico. Com 120 metros de altura, ela forma uma imensa piscina natural na qual você pode saltar de uma plataforma de 5 metros. Como fica dentro de um camping, esse local oferece infraestrutura com quadras, banheiros e restaurantes. A entrada custa R$ 27.

Quem gosta de cachoeiras também vai adorar a Cachoeira Grande, com uma queda de 60 metros de extensão e 10 de altura, formada pelo rio Cipó. Acima dela corre um rio em que você pode fazer um passeio de caiaque. Como há um número limitado de visitantes por dia, é aconselhável que você chegue cedo. O valor é de R$ 30.

É claro, seu mochilão pela Serra do Cipó terá ainda muitos outros lugares por onde passar. Essas foram apenas algumas dicas para que ele seja mais divertido e proveitoso. O Brasil oferece ainda muitos lugares por onde se aventurar. Que tal já começar a planejar essa viagem?

Aproveite os descontos exclusivos da MaxMilhas e conheça a Serra do Cipó.

Deixe um Comentário