Voluntariado: Como viajar o mundo ajudando pessoas

Quer viajar o mundo fazendo diferença na vida das pessoas? Veja como fazer voluntariado e ainda economizar conhecendo bem de perto as mais variadas culturas!

Que tal viajar o mundo inteiro fazendo diferença na vida de outras pessoas? Pra muita gente o voluntariado tem sido a melhor forma de colaborar com comunidades e negócios locais ao mesmo tempo em que economiza uma boa grana com hospedagem e até alimentação.

Gostou da ideia? Pra ajudar você a viajar mais e melhor, a MaxMilhas preparou um pequeno guia de como incluir o voluntariado no seu roteiro. Vem com a gente e veja como viajar vivenciando diversas culturas de um jeito diferente.

Como viajar sendo solidário

Se você acha que o voluntariado está, necessariamente, ligado a ongs ou alguma entidade, se enganou. Há, sim, várias instituições que reúnem ofertas, o que facilita um bocado o processo. Mas há várias formas de conseguir seu job e viajar sendo útil. Ser voluntário é muito mais fácil do que pode parecer a princípio.

Você pode, por exemplo, ser voluntário na reforma de uma casa, levando crianças para a escola, ajudando na alfabetização de adultos, auxiliando refugiados ou até dando banho em cachorro.

Mas o mais legal é que você pode viajar economizando um bocado enquanto presta um serviço voluntário. Um site português, por exemplo, reúne diversas mais de 150 ofertas de voluntariado em quase 70 países.

No Para Onde? É possível encontrar desde projetos e programas que se dispõem a financiar integralmente a viagem, até o work exchange, em que você ganha cama e alimentação gratuitos. Assim você consegue viajar o mundo inteiro e ainda ajudar pessoas.

Oportunidades de todos os tipos para quem quer viajar

Você acha que é só para quem é sozinho ou não tem família? Que nada, tem oportunidades para quem quiser viajar – jovens, adultos ou idosos, solteiros ou até casais com crianças. Tudo o que você tem a fazer é escolher o projeto que mais se encaixa nos seus planos. Para você ter uma ideia, eles podem durar de duas semanas a dois anos.

Assim, você escolhe o tipo de coluntariado que deseja fazer de acordo com as suas habilidades. Por exemplo, se você ama fotografia, alguns hostels na Holanda oferecem alimentação e estadia em troca de fotografias da cidade para o Facebook.

Por outro lado, se o seu forte são os músculos, pode conhecer o Nepal ajudando a reconstruir escolas destruídas por terremotos. Claro que nem tudo é glamour, mas pode ser uma ótima portunidade de conhecer lugares únicos.

A pequena cidade de Langenleuba-Oberhain, na Alemanha,  tem fartura de trabalho voluntariado para quem ama cuidar de cavalos. Hospedagem e alimentação fica por conta dos fazendeiros.

Ou seja, o que não falta é oportunidade. Há várias entidades que Veja algumas delas e comece a se planejar pra viajar!

Austrália e Nova Zelândia 

Quem curte eco-turismo e proteção de habitats encontra vários projetos de curto prazo no Conservation Volunteers Australia. O tipo de acomodação pode variar de acampamento a chalés.

Sudão

Para quem é bom em inglês, viajar para um dos países mais pobres do mundo para ensinar inglês pode fazer uma grande diferença na vida dos locais. A passagem aérea barata da MaxMilhas fica por uma conta, mas o demais custos ficam por a encargo da Sudan Volunteer Program. Pode rolar até mesmo um salário mensal.

Estados Unidos

Em troca de comida e acomodação básica, os voluntários ajudam a conservar a Trilha Apalach, uma rota clássica que abriga cerca de 2 mil espécies, muitas em risco de extinção . Ou então ajudar na sensibilização sobre os problemas ambientais pela Compass Green Project.

África

Apoiar crianças na maior favela africana, que fica no Quênia (From Kibera With Love); colaborar com vários projetos comunitários em Cabo Verde (Delta Cultura); ajudar a proteger leões (Drakenstein Lion Park); ou participar de programas de desenvolvimento comunitário e capacitação (Mama Hope).

Isso foi só um gostinho de como viajar ajudando pessoas, mas as oportunidades são muitas, do tamanho do mundo.

Quer fazer diferença sendo voluntário pelo planeta? Tudo o que você tem a fazer é começar. As passagens aéreas em promoção você já sabe onde conseguir, na MaxMilhas, é claro! Compre logo a sua e comece a fazer diferença!

Deixe um Comentário