Viajar barato: melhores dicas de como economizar nas férias

Conhecer novos destinos é sempre muito bom, mas viajar gastando pouco é ainda melhor. Por isso, reunimos algumas dicas de como economizar nas férias

Viajar é maravilhoso. Afinal, é sempre muito enriquecedor conhecer novas culturas, lugares e experimentar novos sabores. No entanto, qualquer viagem envolve gastos. Por isso, é importante saber como economizar nas férias.

Gastos com passagens, hospedagem, alimentação e lazer, são muitas despesas envolvidas em uma única viagem. Sendo assim, quem quer gastar pouco precisa saber como economizar em cada um desses itens. 

Não importa se as suas férias serão no Brasil ou no exterior, existem maneiras de economizar bastante seguindo algumas sugestões bem simples. Está querendo viajar barato? Então, continue lendo este texto para saber como economizar nas férias.

1. Defina um orçamento para a viagem

Quem quer viajar gastando pouco precisa se planejar antecipadamente, caso contrário, a viagem vai acabar saindo mais cara do que deveria.

Sendo assim, é fundamental definir um orçamento para as férias. Você pode fazer isso montando uma planilha e colocando nela todos os gastos que você terá com a viagem, como:

  • Passagens;
  • Hospedagem;
  • Alimentação;
  • Transporte;
  • Gastos com ingressos para conhecer as atrações da cidade;
  • Gastos com presentes.

Ao fazer um orçamento, você saberá exatamente quanto a viagem vai custar e quanto dinheiro você poderá gastar

Para quem tem as férias em datas fixas, como 30 dias de folga uma vez por ano, é indicado começar o planejamento 12 meses antes da nova viagem.

Com tempo de sobra, fica mais fácil estabelecer objetivos em curto, médio e longo prazo, como quanto dinheiro deve ser poupado por mês, os trâmites burocráticos com documentações e vistos, se for o caso, e a tranquilidade para escolher passagens e hospedagens com o melhor custo-benefício.

Caso você não tenha a certeza de quando vai poder tirar as férias com toda essa antecedência, o recomendado é, no mínimo, iniciar os trâmites da jornada de quatro a seis meses antes da data de embarque.

Viajar no verão com preço de baixa temporada?

Confira dicas para curtir as praias do Brasil pagando menos.

Saiba como em nosso guia para os amantes do litoral.

Para começar a montar o orçamento, faça pesquisas prévias a fim de ter uma ideia de quanto custaria uma determinada viagem. Consulte sites de empresas aéreas para conhecer os preços de passagens, qual é o período mais barato para embarcar, qual é a rota mais indicada e quanto tempo seria gasto com o transporte.

2. Pesquise por melhores preços de passagens aéreas

Após definir os valores que você terá à disposição para as férias, começa a tarefa de encontrar as passagens aéreas. Esse passo pode ser um dos mais trabalhosos, pois não existem muitas saídas além de pesquisar muito.

Contudo, é possível economizar comprando passagens aéreas com antecedência. Além disso, você também pode trocar os pontos acumulados no cartão de crédito por milhas. Dessa forma, você conseguirá pagar um valor menor nas passagens aéreas. 

Em alguns sites, como no da MaxMilhas, é possível vender suas milhas na plataforma e ainda encontrar passagens com um ótimo custo-benefício.

Outra dica de economizar com as passagens é levar apenas uma mala de mão. Isso porque, as companhias aéreas cobram pelas bagagens despachadas, sendo que o valor varia de acordo com cada empresa.

Leia também: 6 dicas para comprar passagem aérea barata

3. Programas de milhagem das empresas aéreas

Outra boa dica para quem quer saber como economizar nas férias é participando de um programa de milhas de alguma das companhias aéreas que atuam no país. 

As três maiores empresas aéreas do Brasil têm os seus programas de acúmulo de milhas, em que o cliente pode trocar os pontos do cartão por créditos em milhas.

Em geral, as milhas têm validade de 2 anos, mas cada empresa tem as suas regras e pode estender ou reduzir esse período. Os cartões de crédito ligados aos programas de milhagem costumam pagar mais pontos relacionados aos gastos, que depois podem ser convertidos em milhas e usados para adquirir passagens aéreas.

Estes são os programas de milhagem das maiores empresas aéreas do país:

4. Pesquise por hotéis e outras hospedagens

Assim como no caso das passagens aéreas, também vale a pena procurar as opções de hospedagem com antecedência. Dessa forma, você vai conseguir reservar um quarto de hotel pagando um preço menor.

Além disso, uma boa dica para quem quer saber como economizar nas férias é escolher uma opção de hospedagem em uma cidade que não seja tão procurada pelos turistas, mas que fique próxima ao local que você quer conhecer.

Dessa forma, você vai conseguir encontrar quartos de hotéis com um preço ainda mais acessível.

Caso você esteja procurando um lugar para ficar nas próximas férias, também vale a pena pesquisar hotéis em sites de empresas que comparam preços e garantem as melhores ofertas para os seus clientes, como a MaxMilhas. 

5. Opte por pacotes de viagem

Para quem quer viajar com crianças, idosos ou com toda a família e gastar pouco dinheiro, vale a pena consultar pacotes de viagem   Isso porque, dessa forma, é possível conseguir bons descontos.

As operadoras de turismo têm acordos com as companhias aéreas e as redes de hotéis ao redor do mundo, , por isso, elas têm acesso a preços muito atrativos Essas tarifas também são diferentes das encontradas nos sites de reservas ou até mesmo diretamente com as empresas aéreas e os hotéis.

Além de fatores financeiros, contratar um pacote com uma agência traz ao cliente uma série de comodidades. Isso porque, as equipes dos operadores de turismo são especializadas em viagens, então, eles vão organizar toda a sua jornada nos mínimos detalhes, desde a documentação necessária para o embarque até as estadias no destino escolhido.

Para quem não é muito familiarizado com a organização de roteiros de viagem, ou tem dificuldades com línguas estrangeiras, em caso de destinos fora do Brasil, o auxílio de uma empresa especializada evita muitas dores de cabeça.

Outra facilidade de contar com um pacote de viagem é que, em geral, os custos de traslados e passeios já estão inclusos nos preços. 

Além disso, existem também as opções conhecidas como “All Inclusive”, quando todas as despesas de passagens, hospedagem, atividades, refeições e bebidas são cobradas em um único valor. 

Essa é uma ótima opção para quem quer economizar, pois ao adquirir um desses pacotes, o cliente embarca para a viagem sabendo exatamente quanto vai gastar, necessitando de dinheiro apenas para gastos extras, como para comprar lembranças e presentes.

omo vistos, autorizações e documentações necessárias para partir numa jornada de férias.

6. Viaje fora do período de alta temporada

Na alta temporada, que costuma coincidir com as férias escolares, especialmente nos meses de dezembro e janeiro, os preços das passagens e hospedagem costumam ser mais caros.

Sendo assim, se você não tem filhos em idade escolar, vale a pena programar as suas férias para o período de baixa temporada.

7. Tenha cuidado com o câmbio em viagens internacionais

Caso você vá viajar para fora do país, evite trocar dinheiro nas casas de câmbio localizadas nos aeroportos. Isso porque elas costumam cobrar taxas mais caras.

Sendo assim, procure estabelecimentos na cidade para trocar o seu dinheiro. Além disso, evite usar o seu cartão de crédito durante a viagem, visto que o valor do câmbio que você vai pagar vai depender da cotação do dólar no dia do fechamento da fatura. Portanto, se possível, opte por um cartão pré-pago.

8. Compre ingressos antes de viajar

Outra dica para quem quer economizar nas férias é comprar os ingressos das atrações antecipadamente. Dessa forma, é possível encontrar preços menores e ainda evitar filas.

Confira três destinos ideais para quem quer viajar gastando pouco 

Quem quer viajar gastando pouco também pode escolher destinos mais baratos. Por isso, separamos três cidades que possuem muitas atrações e uma boa infraestrutura para receber os turistas, mas que oferecem preços mais acessíveis, confira a seguir quais são elas:

1. Chapada Diamantina- BA

Pessoas fazendo trilha e turismo em montanhas da chapada. Imagem disponível em Shutterstock.

A Chapada Diamantina é uma ótima opção para quem gosta de natureza e curte aventuras. O local possui muitas montanhas e cachoeiras, além de algumas opções de atividades para quem gosta de esportes radicais.

Há várias opções de hospedagem e de restaurantes acessíveis que ficam perto da Chapada Diamantina.

2. Paraty – RJ

Casas brancas com portas e janelas coloridas, em Paraty. Imagem disponível em Shutterstock.

Paraty está localizada no litoral do Rio de Janeiro. Essa cidade possui muitas construções históricas, museus e igrejas antigas.

Além disso, esse município também tem belas praias e uma natureza exuberante. Paraty possui muitos hotéis e restaurantes, além de várias opções de lazer para os turistas.

3. Ouro Preto -MG

Igreja branca, com detalhes em dourado com céu ao fundo, em Ouro Preto.

Ouro preto é uma cidade histórica localizada no interior de Minas Gerais. Esse destino possui muitas atrações culturais, além de abrigar o maior conjunto arquitetônico barroco do Brasil.

A cidade tem muitas montanhas, o que é ótimo para quem gosta de ficar em contato com a natureza. 

Em Ouro Preto também é possível encontrar muitos restaurantes que servem a autêntica comida mineira. 

Agora que você já sabe como economizar nas férias, é só seguir todas as dicas que passamos neste texto para que você possa gastar menos nas suas próximas viagens.

E, na hora de comprar passagem e hospedagem, conte com a MaxMilhas para as melhores ofertas!

Leia Também: Aprenda como reservar hotel online com super dicas para facilitar a sua viagem

 

Deixe um Comentário