Viagem Dia dos Pais: os melhores destinos para curtir em família

O Dia dos Pais está chegando e, com isso, muitos filhos se pegam pensando: e agora, como vou presentear o homem mais especial da minha vida?

Existem muitas opções, mas já pensou em uma viagem de Dia dos Pais? Além de ser um presente diferente e criativo, vai ser um momento em que vocês poderão acumular histórias muito especiais.

Leia também: Família grande: dicas de como economizar na viagem

Com certeza, existe um destino perfeito para vocês comemorarem essa data em grande estilo! Então, que tal trocar os tradicionais presentes do Dia dos Pais pela emoção de uma experiência sem igual?

E nada impede você de aproveitar a oportunidade para curtir o dia com aquelas pessoas que você ama: sua mãe, sua avó, seu avô, um irmão mais velho, um tio querido… O importante é celebrar a data com quem é importante na sua vida!

Neste artigo, reunimos dicas de passeios e viagens curtas de Dia dos Pais para os mais diferentes estilos. Prepare as malas e presenteie o grande homem do jeitinho que ele merece!

 

Navegue pelo conteúdo:

Para os pais aventureiros 

 

Brotas – SP

ponte em frente a uma cachoeira em Brotas

A capital do ecoturismo paulista fica pertinho da capital (cerca de três horas) e é um convite para os amantes da prática esportiva na natureza. Os passeios são variados e incluem rafting, trilhas, tirolesa, arvorismo, quadriciclo e muito mais.

Chapada dos Veadeiros – GO

casal em cima das rochas na chapada dos veadeiros

A cerca de 220 km de Brasília (DF), a Chapada dos Veadeiros une uma rica e preservada natureza local e muitas opções de diversão para quem ama aventura. Você e seu pai vão curtir diversos passeios pelos cânions, cavernas, cachoeiras e formações rochosas de cair o queixo.

Chapada Diamantina – BA

duas pessoas dentro de uma lagoa na chapada diamantina

Os pais que curtem turismo de aventura merecem uma viagem para a Chapada Diamantina! Localizada a cerca de 470 km de Salvador, ela fica em uma região rochosa, com rica natureza preservada. 

Entre os atrativos para os turistas aventureiros estão as trilhas, o rapel, a tirolesa, o mergulho, a escalada, o arvorismo, a flutuação, o mountain bike e até mesmo o stand-up paddle.

Você pode aproveitar o pacote MaxExperiências  exclusivo para esse destino. Serão 4 dias de hospedagem em Lençóis, com café da manhã. Isso sem contar nos passeios para pelo Ribeirão do Meio, Tour das Grutas, Poço do Diabo e muito mais!

Saco do Mamanguá – RJ

O Saco do Mamanguá é um refúgio de beleza paradisíaca dentro de Paraty, no estado do Rio de Janeiro. Por ser de difícil acesso, acaba atraindo menos turistas, mas conta com grande roteiro para quem curte aventura. 

Os visitantes podem curtir as trilhas desafiadoras que levam a praias quase inabitadas e com vistas de tirar o fôlego, além da prática de esportes como canoagem, snorkeling, remo e passeios de barco.

Parque Nacional de Anavilhanas – AM

Que tal se aventurar no meio da Floresta Amazônica? Localizado no Rio Negro, no Amazonas, o Parque Nacional de Anavilhanas é prato cheio para quem curte desbravar a natureza.

Segundo maior arquipélago fluvial do mundo,  conta com com 400 ilhas e 60 lagos que formam um espetacular labirinto aquático. Os visitantes podem nadar com os botos vermelhos, fazer trilhas aquáticas ou terrestres, escalar árvores e fazer passeios náuticos. 

Prepare-se para se impressionar com a riqueza da flora e da fauna local nessa inesquecível viagem de Dia dos Pais com o MaxExperiências. São 6 dias de hospedagem em hotel aconchegante, passeio de canoa, contato com natureza selvagem e muito mais! 

 

Viagem de Dia dos Pais para quem curte praia e surfe

 

Praia de Maresias – SP

A cerca de 140 km da capital paulista fica localizado um paraíso para quem ama surfar. Maresias é uma praia na cidade de São Sebastião e suas ondas de diferentes tamanhos ganharam fama mundial e acolhem surfistas principiantes e experientes.

É uma ótima opção para pais radicais.  Mas,caso o radical da família seja o filho, ainda sim o destino vale a pena. Há opções de quiosques à beira mar para aquele descanso merecido e, claro, almoço caprichado com tempero especial. 

Praia de Itamambuca – SP

imagem da praia de itamambuca

Se seu pai está buscando adrenalina, Itamambuca, no litoral norte de São Paulo,  é o lugar certo pra ele!

A praia de Itamambuca fica em Ubatuba e é conhecida por ter as maiores ondas de São Paulo, durante a  maior parte do ano. Se o seu pai está começando a se aventurar no surfe, leve em conta que, em Itamambuca, as ondas podem chegar a até 3 metros de altura.

Então esse destino é realmente para aqueles que se arriscam a pegar ondas e estão sempre em busca de novos desafios. 

Praia da Joaquina – SC

imagem mostrando a praia da joaquina

A Praia da Joaquina, em Florianópolis, é tão prestigiada que já entrou no roteiro do Campeonato Mundial de Surfe. As ondas são fortes e altas, podendo chegar a 2,5 metros. Saindo do mar, a praia impressiona pela areia branquinha e fininha.

Assim como Maresias, o local também é uma excelente opção para pais que não curtem ondas tão empolgantes assim. Há um trecho mais calmo, excelente para relaxar nas águas verdinhas.

Leia também: Conheça as festas de outubro de Santa Catarina

Praia de Maracaípe – PE

imagem dos coqueiros em frente à praia de maracaípe

O litoral do Nordeste é conhecido por suas praias calmas, mas Maracaípe é um ponto fora da curva, atraindo surfistas do mundo inteiro para pegar as ondas fortes e altas que só a praia de Porto de Galinhas tem para oferecer. 

Praia do Arpoador – RJ

pessoas sentadas na areia da praia do arpoador vendo o pôr do sol

A praia do Arpoador é ponto turístico para quem quer curtir um pôr-do-sol inesquecível no coração do Rio de Janeiro. A extremidade esquerda da praia fica recheada de surfistas nas primeiras horas do dia, quando as ondas podem chegar a até 2,5 metros de altura. 

 

Para os pais que não abrem mão do campo

 

Eldorado – SP

Imagem mostrando ponte e a parte interna de uma caverna em Eldorado

A cidade de Eldorado está a 248 km de São Paulo, e é um passeio perfeito para os pais que querem descansar apreciando as belezas do interior. Fazendo caminhadas mais leves, é possível curtir paisagens impressionantes no meio da Mata Atlântica, explorar cavernas e apreciar a natureza do local. 

Entre as principais atrações estão o Vale das Ostras, a Caverna do Diabo e a Cachoeira do Araçá.

Gramado – RS

imagem de um lago em gramado com pedalinhos

É difícil não lembrar de Gramado ao pensar em uma cidade charmosa. Localizada na Serra Gaúcha, Gramado fica a apenas 130 km de Porto Alegre e é cheia de opções divertidas para quem quer curtir uma bela paisagem e descansar.

Se for para Gramado com seu pai, não deixe de visitar o Lago Negro para passear de pedalinho e curtir as hortênsias, ou visitar o Bier Park para tomar uma deliciosa cerveja artesanal e conhecer a história da bebida.

Monte Verde – MG

imagem da cidade de monte verde

A Serra da Mantiqueira abriga Monte Verde, fascinante distrito de Camanducaia, em Minas Gerais. Pequena e aconchegante, a cidade oferece uma excelente estrutura para quem quer relaxar e admirar as belezas naturais.

Como está localizada na serra, Monte Verde costuma ter baixas temperaturas no inverno e clima ameno durante o resto do ano. Por isso, aproveite o Dia dos Pais em Monte Verde brindando com um bom vinho, que combina perfeitamente com o friozinho da época!

Ibitipoca – MG

homem indo em direção à cachoeira com os braços abertos

Os amantes da natureza simplesmente vão ficar apaixonados por Ibitipoca! Além da vasta vegetação e das montanhas, é possível conhecer cachoeiras e piscinas naturais, entre outros cenários impressionantes da cidade.

O melhor lugar para se hospedar é na charmosa vila Conceição de Ibitipoca, que conta com boas opções de hospedagem e de alimentação.

Delfinópolis – MG

vista aérea de delfinópolis

Próxima ao Parque Nacional da Serra da Canastra, Delfinópolis encanta os turistas pela rica paisagem, cheia de árvores e cachoeiras. A cerca de 430 km de Belo Horizonte, a cidade é perfeita para quem quer se divertir sem abrir mão de relaxar em belas paisagens campestres.

 

Para os pais que amam esportes radicais

 

Salto de paraquedas em Boituva – SP

homem saindo de dentro de avião para soltar paraquedas

Se tem um presente que vai impressionar os pais que amam fortes emoções é saltar de paraquedas! Boituva fica na região de Sorocaba, a menos de 110 km da capital paulista. Lá, a prática do paraquedismo é muito comum. 

Em voos duplos acompanhados por instrutores, vocês  vão sobrevoar a região, a cerca de 4 mil metros de altura. Na sequência vem a queda livre: 1 minuto a 220km/h para dar aquela descarga de adrenalina. Depois, é hora do voo livre para apreciar a vista privilegiada.

Leia também: Melhores destinos para casais aventureiros

Há diversas empresas em Boituva que oferecem os pacotes para os saltos, que podem ser pagos na hora. Em todas elas, é possível optar por incluir fotos e vídeos para registrar esse momento para sempre.

Mergulho em Ilhabela – SP

A paradisíaca ilha próxima a São Sebastião agrada também a quem busca por um roteiro com mais emoção. Ela atrai mergulhadores de todo o país que querem explorar as belezas do fundo do mar.

Há diversos pontos de mergulho em Ilhabela e arredores, como a Ilha das Cabras, Ilha de Búzios, Refúgio de Alcatrazes, Costa Sul, Costa Norte e Praia de Portinho. Em todas elas, é possível admirar uma rica paisagem aquática, com cardumes e corais.

Rapel em Bonito – MS

Rapel Boca da Onça

Bonito não recebe este nome por acaso: o pequeno paraíso localizado a apenas 200 km de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, impressiona pelas várias opções para quem curte esportes radicais.

Entre as opções está o rapel na Boca da Onça, a 55 km da cidade, conhecido como o maior rapel de plataforma do Brasil. Na prática da atividade na Boca da Onça, dá pra admirar uma vista incrível do cânion do Rio Salobra. 

Caso queira estender um pouco mais a viagem, vale a pena presentear o paizão com o pacote MaxExperiências. Ele inclui passagem aérea, 5 noites de hospedagem com café da manhã e passeios pela Gruta de São Mateus, Nascente Azul, Balneário Porto da Ilha, Estância Mimosa e Boca da onça

Rafting no Rio Iguaçu – PR

pessoas fazendo rafting

Já pensou em apreciar as Cataratas do Iguaçu, no Paraná, de um ângulo totalmente diferente? É o que acontece com quem se diverte fazendo rafting no rio Iguaçu!

O passeio começa no Cânion Iguaçu, próximo às Cataratas, e vai até a central do Macuco Safári. São cerca de 4km de travessia, sendo 2km em corredeiras extremas. Se você queria adrenalina, encontrou!

Em Foz do Iguaçu, é possível encontrar empresas que oferecem pacotes para a prática do rafting no Rio Iguaçu.

Voo de parapente no Rio de Janeiro – RJ

parapente no Rio de Janeiro

Ver a Cidade Maravilhosa do alto é uma oportunidade para poucos corajosos que encaram o voo de parapente na capital carioca. 

O passeio costuma sair da Pedra Bonita, no Parque Nacional da Tijuca e, durante cerca de 30 minutos, sobrevoa os principais pontos do Rio de Janeiro, como o Morro dos Irmãos, a Barra da Tijuca e toda a extensão do litoral da zona sul. Garantia de belíssimas paisagens.

Há opções de voos duplos, acompanhado por um instrutor, que também ajudará você e seu pai a conhecerem os principais pontos turísticos. Muitas empresas oferecem o pacote a partir da pista de Pedra Bonita.

 

Para os pais que adoram trilha

 

Pedra do Baú em Campos do Jordão – SP

Pedra do Baú em Campos do Jordão

A 1.950 metros de altitude, a Pedra do Baú já é um famoso cartão postal de Campos do Jordão, em São Paulo. É possível fazer um trecho da trilha de carro, mas os mais aventureiros podem subir até o topo a pé. 

A caminhada na trilha leva, em média, uma hora e meia dentro da mata, mas o visual vale cada minuto andado. Além disso, a infraestrutura é muito boa: o acesso é fácil e a trilha é inteiramente bem sinalizada.

Pico das Agulhas Negras, no Parque Nacional de Itatiaia – MG

Pico das Agulhas Negras

Primeiro parque nacional do Brasil, o Parque Nacional do Itatiaia abriga uma das mais estonteantes formações rochosas do País, que ocupa trechos que vão do Rio de Janeiro a Minas Gerais.

Um deles é o Pico das Agulhas Negras, o quinto mais alto do país, com 2.790 metros de altitude. Antes de fazer as malas com seu pai, vale lembrar que a trilha tem um grau de dificuldade elevado, que exige cordas em alguns pontos. A vista do topo vai fazer valer a pena todo o esforço.

Travessia dos Lençóis Maranhenses – MA

Lençóis Maranhenses

Foto: Biaman Prado/MTur

A beleza exuberante dos Lençóis Maranhenses fazem do destino um dos mais procurados do País. Mas também é possível curtir a paisagem de uma forma muito especial: fazendo a travessia dos Lençóis Maranhenses.

A trilha é intensa e dura entre 4 e 5 dias de percurso, com cerca de 30 km percorridos por dia. O trekking é diferenciado por passar por áreas desconhecidas dos turistas, reservando uma beleza excepcional, como as lagoas Bonita e Gaivota e o povoado de Atins.

Uma ótima opção é presentear seu pai com uma experiência completa. O pacote MaxExperiências, além de passagens aéreas, hospedagem e traslado, inclui  os seguintes passeios:  Betânia, America, Emendas, Lagoa Bonita, Lagoa Azul e Rio Preguiças.

Praia do Sono em Trindade – RJ

Praia do Sono em Trindade

A trilha para a praia do Sono é um passeio que sai da Vila Oratório, em Trindade, com direção a uma das praias mais bonitas do litoral fluminense. São 3,5 km de caminhada, com pontos consideráveis de subida e descida, com dificuldade fácil a média.

Leia também: 5 Lugares para tomar café da manhã no Rio de Janeiro

Ao chegar na praia do Sono, aproveite a água azul e de temperatura agradável, além da areia branca e macia. Por ser de mais difícil acesso, normalmente há poucos turistas. E, se não quiser fazer a trilha de volta, agende o retorno de barco na saída da trilha.

Morro Dois Irmãos no Rio de Janeiro – RJ

Morro Dois Irmãos, no Rio de Janeiro

O Morro Dois Irmãos é um dos destinos mais procurados por quem visita a capital carioca. Isso acontece porque o ponto turístico oferece uma vista única e privilegiada de toda a cidade.

Felizmente, chegar ao topo deste paraíso é mais simples do que se imagina: a trilha começa no Morro Vidigal e tem cerca de 1,5 km em mata fechada. O percurso costuma ser realizado em um período de 40 minutos a 1 hora.

 

Para os pais baladeiros

 

bar no Rio de Janeiro

 

Porto Seguro – BA

Nada melhor que juntar praia com um bom agito, não é mesmo? Porto Seguro, na Bahia, reúne tudo isso e muito mais!

A cidade, situada no litoral sul do estado baiano, é muito conhecida pela animação e boa oferta de festas – não deixe de visitar a Passarela do Álcool, onde tudo começa: são vários quiosques e vendedores ambulantes oferecendo drinques refrescantes e que você nunca viu antes!

Rio de Janeiro – RJ

Rua do Lavradio, na Lapa, Rio de Janeiro

Não importa qual seja o tipo de rolê preferido do seu pai: é possível encontrar um pouco de tudo na Cidade Maravilhosa. 

Seja uma noite boêmia no bairro da Lapa, um passeio pelos agitados bares de Botafogo ou curtir um bom samba em uma das várias quadras de escola de samba, no Rio de Janeiro a festa é garantida.

Florianópolis – SC

A Ilha da Magia tem uma vida noturna bem agitada, com muitas casas de show, bares, música ao vivo e as mais variadas opções para todos os gostos.

Floripa conta com mais de 40 praias, mas é Jurerê Internacional onde os amantes de uma boa balada se encontram: a região é conhecida mundialmente por ter algumas das melhores festas e casas noturnas do mundo.

Balneário Camboriú – SC

Famosa por ser a “Ibiza brasileira”, Balneário Camboriú é um dos destinos mais procurados por quem curte um bom agito noturno. A região atrai não apenas brasileiros, mas também visitantes de países como Uruguai e Argentina.

Além das paisagens naturais, as baladas e as festas de Balneário Camboriú são reconhecidas mundialmente: a cidade é palco da Green Valley e da Warung, que já foram consideradas algumas das melhores casas noturnas do planeta.

Guarapari – ES

A capital do Espírito Santo chama a atenção não apenas por suas mais de 30 praias, mas também pela grande variedade de opções de diversão noturna, que se multiplicam durante o verão.

Há áreas como a praia do Morro, com grande variedade de bares com música ao vivo, point de famílias e grupos de amigos. Já em Nova Guarapari e Meaípe é possível encontrar casas noturnas e festas para todo tipo de gosto, onde a animação só acaba com o nascer do sol.

São Paulo (SP)

Bar no Mercado Municipal de São Paulo

À primeira vista, São Paulo pode parecer um destino meio óbvio, não é mesmo? No entanto, a cidade é perfeita para quem deseja programar uma viagem de última hora e aproveitar tudo o que uma grande metrópole tem a oferecer!

Por lá, seu pai pode curtir a beleza dos parques, conferir atrações culturais nos museus e experimentar o que há de melhor em gastronomia. Se ele for do tipo consumista, também pode visitar lojas que são únicas no Brasil.

Blumenau (SC)

Museu da Cerveja, em blumenau

Foto: Secretaria de Turismo de Blumenau

Essa cidade catarinense é nacionalmente famosa por conta da Oktoberfest. Porém, você e seu pai não precisam esperar até o mês de outubro para descobrir a vocação dela para a produção de cerveja!

Não deixem de conhecer o Museu da Cerveja e fazer uma visita guiada à fábrica da cervejaria Bierland. Se o tempo disponível permitir, também vale a pena conhecer outras cidades da região, como Pomerode, Brusque e Gaspar.

Salinas (MG)

alambique de cachaça em Salinas, Minas Gerais

Foto: Agência Minas Gerais

Minas Gerais é um estado extremamente famoso pela produção de cachaça. Essa reputação é de responsabilidade da cidade de Salinas, que conta com dezenas de alambiques e é o lar de algumas das marcas mais famosas do Brasil.

Se o seu pai aprecia essa bebida tão tradicional, então não pode deixar de conhecer o município! Juntos, vocês podem visitar produtores, conhecer o museu dedicado ao assunto e, quem sabe, levar muitas cachaças para casa.

 

 

Agora que você já viu nossas dicas, que tal começar a preparar a viagem de Dia dos Pais com o seu? Conte para a gente nos comentários qual é o destino perfeito do seu paizão!

Aproveite as dicas e pesquise agora mesmo passagens aéreas baratas para curtir uma viagem em família e explorar destinos com aquele que te ensinou a andar e voar!

Deixe um Comentário