Turismo de futebol: tudo que os amantes do esporte precisam saber

É aficionado por futebol e quer acompanhar as partidas dos principais clubes ao redor mundo? Então, descubra como aproveitar o turismo de futebol!

Quem é torcedor e adora ver a bola rolando em campo, sabe que todo esforço é válido para conferir de perto os grandes clássicos, as disputas por acesso ou títulos e os embates de mata-mata que ocorrem nos campeonatos de futebol do Brasil e do mundo.

Você não vê tempo ruim em atravessar o país ou mesmo o planeta se for preciso para levantar os braços e vibrar a cada gol. Não é para menos que o turismo de futebol tem se popularizado e conquistado cada vez mais adeptos.

Afinal, além dos torneios que acontecem anualmente, há cada vez mais programas, passeios e atividades sendo desenvolvidas para atrair os apaixonados pelo esporte para além das partidas nos estádios. Pensando nisso, preparamos um post para falar sobre o assunto e mostrar como você pode aproveitar esse tipo de turismo para ter experiências incríveis. Acompanhe.

Como está o mercado de turismo de futebol no Brasil e no mundo?

O mercado de turismo de futebol, mesmo diante dos diversos cenários econômicos das nações ao redor do mundo, segue em alta. Isso se deve principalmente à democratização dos locais que recebem grandes eventos esportivos, como os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo.

Para se ter ideia, segundo balanço do Ministério do Turismo, a edição de 2014 da FIFA World Cup trouxe 3,7 milhões de estrangeiros ao Brasil que injetaram cerca de R$ 6,7 bilhões na economia do país. Já na edição de 2018, realizada na Rússia, houve um total de 5 milhões de visitantes e U$ 1,6 bilhão deixados por eles para impulsionar a economia local, segundo reportagem da rede RT.

Além disso, nos últimos anos houve um aumento de agências turísticas que promovem passeios exclusivos voltados para os apaixonados pelo esporte —, inclusive com a proposta de turismo acessível. Ou seja, programas promovidos para que os torcedores, sem distinção, tenham uma verdadeira imersão na trajetória do time pelo qual torcem.

Cidades como Barcelona, Manchester, Rio de Janeiro e São Paulo que têm grandes e conhecidos clubes ao nível mundial (como Barcelona, Manchester United, Flamengo, São Paulo e Corinthians), por exemplo, têm se destacado nesse mercado com a abertura de museus e memoriais, visitas a estádios e lançamento de exposições.

Quais os principais estádios para serem visitados pelos amantes do futebol?

Todo torcedor que se preze não perde a oportunidade de assistir a uma partida ao vivo, vendo a bola rolar em campo e indo em direção ao gol. Afinal, a energia de uma torcida unida e apoiando o clube direto da arquibancada é algo único e indescritível.

Justamente por isso, reunimos alguns dos principais estádios do Brasil nos quais você deve acompanhar, pelo menos, uma partida para vivenciar essa emoção. Pegue o seu guia de viagem e veja quais são eles:

  • Maracanã – Rio de Janeiro: está na ativa desde 1950 e é palco de grandes disputas do Flamengo, Fluminense, Vasco e os demais times que disputam o campeonato carioca. É tido como o maior estádio brasileiro — com capacidade para receber nada mais, nada menos que 78.838 pessoas;
  • Mineirão – Belo Horizonte: com abertura em 1965 e capacidade atual de 62 mil pessoas, ele foi o local do embate entre o Brasil e a Alemanha na Copa do Mundo de 2014 que resultou no 7×1 para os alemães;
  • Morumbi – São Paulo: inaugurado em 1960 e com capacidade de receber 66.795 pessoas, ele é mantido pelo São Paulo Futebol Clube e recebe os jogos do tricolor paulista;
  • Arena Castelão – Fortaleza: inaugurado em 1973 e com estimativa de capacidade de 63.903 pessoas, ela é a casa de algumas das partidas mais emocionantes do estadual cearense (como é o caso do clássico-rei que envolve os times do Ceará e do Fortaleza);
  • Arena Corinthians – São Paulo: com abertura oficial em 2014 e capacidade para 49.205 pessoas, ela é mantida pelo Sport Club Corinthians Paulista e funciona como palco para algumas das grandes partidas do Timão.

Quais são os melhores tours de futebol?

Dependendo da duração da sua viagem é possível planejar um tour personalizado para aproveitar os melhores programas de futebol em cada local. Para ajudá-lo, reunimos algumas dicas de como se organizar. Veja logo abaixo.

Tour para poucos dias

Se você permanecerá por poucos dias no seu destino, pois a prioridade é acompanhar os jogos do seu time, você pode aproveitar para conhecer o estádio do adversário e conferir os acervos que ele tem e contam a trajetória do clube. Lembre-se que a rivalidade fica só em campo, hein?!

Os estádios da Vila Belmiro (Santos), do Morumbi (São Paulo) e da Arena Corinthians (Corinthians), por exemplo, contam com museus e memoriais que valem a pena serem prestigiados e que se encaixam tranquilamente em uma viagem bate e volta.

Tour para uma semana

Vai assistir à partida do seu clube em outro país (na Libertadores, por exemplo) e aproveitar para ficar uma semana inteira no destino? Então, não deixe de incluir no seu tour uma visita aos principais estádios da região. Na Argentina, há o La Bombonera, enquanto no Uruguai há o Centenário. Já no Peru há o Monumental U.

Além disso, pesquise com antecedência sobre eventos promovidos por agremiações locais, museus temáticos, exposições dos principais times, bares e clubes esportivos nos quais seja possível acompanhar jogos e, é claro, fazer amizade com os nativos.

Tour para um mês

Por outro lado, se a sua viagem será nas suas férias do trabalho e terá duração de um mês para acompanhar um evento específico (como a Copa do Mundo ou os Jogos Olímpicos), é possível montar um roteiro bem diversificado e que não seja cansativo. Você pode, por exemplo:

  • passar pelas arenas onde ocorrem as festas para visitantes (as fan fests);
  • conferir de perto os complexos esportivos recém-inaugurados;
  • ir aos estádios das rodadas decisivas;
  • visitar os parques olímpicos;
  • acompanhar entrevistas e coletivas de atletas;
  • participar do treinamento aberto das seleções.

Quando fazer turismo de futebol fora do país?

Agora que já falamos sobre como está o turismo de futebol, quais são os melhores tours para os amantes do esporte e, inclusive, quais são os principais estádios para você conhecer, está na hora de falar quando viajar para fora do país para assistir os jogos da seleção brasileira, do seu clube local ou dos times estrangeiros que você sempre segue.

Afinal, não faltam partidas de deixar qualquer torcedor aflito, com o grito preso na garganta e pronto para celebrar como se não houvesse amanhã a cada gol feito. Por isso, veja as competições que ocorrem (parcial ou totalmente) no exterior e, sem dúvidas, merecem a sua presença.

Copa do Mundo

A primeira delas, como não poderia deixar de ser, é a Copa do Mundo que é realizada pela FIFA — e isso não é à toa. É só lembrar que ela se trata do campeonato mais importante do futebol, pois reúne diversas seleções de países tanto do Ocidente quanto do Oriente para disputarem o título de melhor do mundo.

Os jogos oficiais são realizados de quatro em quatro anos e o Brasil segue firme e forte atrás do hexa. Em 2022, o torneio volta à Ásia depois de duas décadas — já que em 2002, ela aconteceu simultaneamente no Japão e na Coréia do Sul. Dessa vez, a nação que sediará os jogos será o Catar.

Jogos Olímpicos

Fora a Copa do Mundo, você ainda tem outra competição ao nível mundial para acompanhar: os Jogos Olímpicos. Realizado de quatro em quatro anos em um país diferente, o evento conta com atletas de vários cantos do mundo e mais de 40 modalidades esportivas, entre elas o basquete, a natação, o vôlei e, é claro, o futebol.

Em 2016, por exemplo, a edição ocorreu no Brasil e o nosso país assumiu o primeiro lugar do pódio, vencendo ninguém mais, ninguém menos do que a imbatível Alemanha que dois anos antes nos tirou da competição da Copa do Mundo. Vale ressaltar que em 2020 os Jogos Olímpicos acontecem no Japão. Portanto, que tal embarcar rumo ao Oriente e torcer pela nossa seleção?

Copa Libertadores da América

Já para quem quer viajar pela América do Sul, saiba que há uma desculpa perfeita: a Copa Libertadores da América. Isso porque ela reúne os times locais de vários países do sul do continente em uma competição anual para definir o melhor o clube da região.

Isso significa que dá para acompanhar o seu time do coração e ainda conhecer diversas nações vizinhas, especialmente porque boa parte delas sequer exigem passaporte para a entrada de turistas brasileiros.

Basta lembrar que a Argentina, o Paraguai, o Uruguai e a Venezuela, por exemplo, fazem parte do Mercosul com o Brasil e a facilidade de atravessar fronteiras é uma das vantagens desse bloco comercial.

Champions League

Saindo da América para a Europa, há um dos mais tradicionais campeonatos de futebol: a Champions League (ou Liga dos Campeões, em português). É a disputa que reúne anualmente a elite dos grandes clubes europeus, como Barcelona, Real Madrid, Juventus, Ajax, Benfica, Bayern Munique entre outros.

Cada partida atrai milhares de torcedores que torcem e vibram com os principais e mais importantes jogadores ao nível mundial, como Lionel Messi, Neymar, Cristiano Ronaldo, Luka Modrić e Kylian Mbappe. Como diria Galvão Bueno: haja coração para ver para tanto jogo espetacular!

Premier League

A Premier League é outro campeonato bastante conhecido e importante. Realizado anualmente na Inglaterra — terra na qual nasceu o futebol —, ele reúne os principais clubes do Reino Unido, como o Liverpool, o Manchester United, o Chelsea e o Arsenal — times que, inclusive, também participam regularmente da Champions League.

É uma excelente oportunidade para ver algumas das disputas mais clássicas do futebol e ainda aproveitar para conhecer todas as maravilhas da terra da rainha que, cá entre nós, não são poucas!

Amistosos da seleção

Por fim, mas não menos importante, há os amistosos da seleção. Embora esses jogos não valham pontos ou títulos e ocorram principalmente como preparação para a Copa do Mundo, eles sempre são uma ótima oportunidade para ver o Brasil entrar em campo e, de quebra, viajar para diferentes destinos.

Por isso, vale a pena acompanhar o calendário da CBF e para se organizar e não perder nenhuma partida que é marcada com um bom tempo de antecedência.

Como conseguir passagens mais baratas?

Para encerrar este nosso post, não podemos deixar de falar sobre como conseguir passagens aéreas mais baratas, não é mesmo? Afinal de contas, quando se quer fazer turismo de futebol é importante conseguir trechos em conta para acompanhar os time que você deseja durante o máximo possível de partidas e o melhor: sem estourar o orçamento! Por isso, fique atento às nossas dicas para economizar mais a partir de hoje.

Faça um planejamento para comprar as passagens com antecedência

Para começar, é fundamental fazer um planejamento detalhado das partidas dos clubes que você assistirá pessoalmente. Isso porque, além dos estaduais e do Brasileirão, há outras competições nacionais e inclusive internacionais das quais eles vão (ou podem) participar, como a Copa do Brasil, a Copa Verde, a Copa do Nordeste e Copa Libertadores da América.

Tomando como exemplo apenas a série A do Campeonato Brasileiro, são 38 jogos para cada time em um período de sete meses. É óbvio que, como torcedor, o seu desejo é estar presente em todos, não é verdade?

No entanto, metade das partidas ocorre fora de casa, seja em estados vizinhos, seja em estados do outro lado do país. Além disso, há o trabalho e os compromissos da rotina que podem dificultar viagens longas e ainda por cima tão frequentes.

Logo, é necessário definir aqueles confrontos que, de fato, são mais importantes e que você não pode perder. A partir daí, é possível montar um cronograma bimestral ou trimestral de viagens e começar a pesquisar com antecedência por passagens.

Isso se torna ainda mais importante quando você não vai sozinho, mas sim com amigos. O motivo é até bem óbvio: todos terão que conciliar as agendas. Logo, quanto antes começarem a fazer isso, menos contratempos vão surgir.

Defina o período de cada viagem, mas seja flexível quanto à ida e a volta

Com o seu cronograma bem detalhado é hora de definir o período em que você embarca para cada destino. Aqui é preciso ter em mente que mesmo que a sua viagem seja bate e volta, apenas para assistir ao jogo e nada mais, é crucial ser flexível quantos aos dias e aos horários para ir e voltar dos mais diferentes locais.

Por exemplo, se você mora em Curitiba e o clube disputará uma partida no Rio de Janeiro no sábado à tarde, você deve pesquisar por voos que saem da sua cidade na sexta à noite e até mesmo no dia da partida — caso o trecho aéreo seja pela manhã e direto (o que dá, em média, 1h30min de duração).

Já para o retorno, por sua vez, dá para pesquisar por passagens no sábado à noite, no domingo. Assim, a sua rotina não é afetada e você não precisa faltar no emprego.

Fique atento aos feirões de fim de semana

Uma terceira dica bastante útil é estar sempre de olho nos feirões de passagens que as companhias aéreas promovem nos finais de semana. Isso porque se tornou comum elas lançarem tarifas promocionais exclusivas nesses períodos, especialmente quando se trata de trechos regionais (voos entre estados do Sul, do Nordeste, do Sudeste etc.).

Ou seja, dá para adquirir os trechos que você ainda não comprou por um preço inferior ao que costuma ser cobrado e, assim, não perder a chance de seguir os passos do seu time nas partidas decisivas que ele vai enfrentar!

Opte por uma bagagem de mão em vez de uma bagagem despachada

Ao viajar para outras cidades é natural que você queira levar uma mala com as suas coisas (como roupas, calçados, manto do time, equipamentos fotográficos etc.). Porém, tenha em mente que as companhias aéreas nacionais cobram um valor a mais por bagagem despachada — e isso ocorre tanto na ida quanto na volta.

Se você parar por um momento e fizer uma conta rápida, verá que esse gasto extra pode pesar (e muito) no seu bolso ao longo de um ano. Portanto, não vale a pena tê-lo toda vez que você for acompanhar um jogo do seu clube, ainda mais se as suas viagens são curtas e duram menos de três dias.

Por isso, opte por levar apenas uma mala de mão que, além de ser compacta e fácil de carregar caso seja preciso andar com ela, não tem nenhum custo adicional.

Considere utilizar uma rota alternativa para chegar ao seu destino

Uma quinta dica para economizar na compra de passagens é considerar uma rota alternativa para chegar ao seu destino. Isso porque, dependendo da data e do local para o qual você quer embarcar, pode acontecer de não haver voos com preços muito vantajosos. Essa é uma possibilidade que não deve ser descartada!

Por exemplo, suponha que você quer ir de Belo Horizonte para São Paulo, mas não encontrou nenhuma oferta que valesse a pena. Nesse caso, você estende a sua procura por trechos para cidades vizinhas (como o é caso de Campinas que fica menos de 100 km da capital paulista) até achar uma mais em conta.

Aproveite períodos de baixa estação

Ao fazer o seu planejamento de viagens, especialmente aquelas do segundo semestre, procure aproveitar os meses de janeiro a abril. Isso porque eles marcam a baixa estação no Brasil e costumam contar com uma grande oferta de promoções e descontos para voos durante todo o ano. Portanto, já dá para adquirir uma boa parte das passagens que você precisa ainda nessa época.

Procure pelas companhias low costs para viagens internacionais

Caso o time que você quer assistir participe da Libertadores, da Premier ou da Champions, não pense duas vezes: procure pelas companhias aéreas low costs que operam na América do Sul, na Europa e no Reino Unido.

Isso porque mesmo que os voos delas não tenham regalias e, em alguns casos, até cobrem por bagagem de mão e marcação de assento, o preço das passagens é mais em conta e bastante atraente se comparado ao praticado por empresas mais tradicionais e conhecidas do ramo.

Por esse motivo, vale a pena se informar sobre as tarifas que essas companhias oferecem, os países em que operam, as formas de pagamento e as comodidades que cada uma oferece. Quanto antes você se familiarizar com elas, melhor será!

Faça da pesquisa e da comparação de preços algo rotineiro

Por fim, mas não menos importante, entenda que é preciso criar o hábito de pesquisar e comparar preços de passagens se você quer fazer do turismo de futebol uma realidade na sua vida. Afinal, não é sempre que você encontrará boas promoções logo de cara.

Ou seja, é importante reservar um tempo para analisar todas as ofertas com calma, conferir quais delas cabem no seu orçamento e comparar as particularidades de cada voo — isto é, se ele é direto, com escala ou com conexão. Lembre-se sempre que perseverança é chave do sucesso (dentro e fora dos campos)!

Fora isso, não deixe de apostar em passagens inteligentes para economizar. A MaxMilhas, por exemplo, é uma plataforma na qual te mostra as melhores ofertas sempre – e ainda conta com ótimas promoções! Assim, você consegue uma boa economia nas suas viagens.

Como você viu, o turismo de futebol é a oportunidade de unir o útil ao agradável. Você confere de perto disputas entre grandes clubes e, em especial, conhece novos lugares do Brasil e do mundo. Por isso, vale a pena se planejar para adquirir passagens com um bom preço e organizar tours pelo seu destino que permitam ter uma imersão nesse esporte que é, sem dúvidas, a sua grande paixão.

Curtiu o post? Então, compartilhe-o com seus amigos. Quem sabe assim vocês não planejam uma viagem juntos para torcerem lado a lado, não é mesmo?

Deixe um Comentário