Turismo de aventura, os 5 destinos mais emocionantes do Brasil

Descubra os 5 destinos mais emocionantes para se praticar turismo de aventura no Brasil Buscando destinos cheios de aventura, que combinem muita adrenalina com cenários paradisíacos e ainda garantam lindas fotos de viagem? Você veio no lugar certo! Separamos os 5 destinos mais emocionantes para praticar turismo de aventura no Brasil. Mas antes de conferir nossas dicas de destino, preparamos um guia para você conferir o que é o turismo de aventura, como surgiu, quais os tipos e muito mais. Você vai sair daqui expert e com a mala pronta para viajar. Partiu?

Tá, mas o que é turismo de aventura?

O Ministério do Turismo basicamente define o turismo de aventura no Brasil enquanto experiências turísticas resultantes de atividades de aventura por lazer e diversão. Ou seja, sem fins competitivos ou de disputas. Sabe aquela atividade com riscos controlados que você pratica para se divertir numa viagem com a família ou amigos? Como arvorismo, canoagem ou mergulhar com tubarões e arraias nas Maldivas? Risos. Então, isso é turismo de aventura. E as opções de lugares para se praticar esse tipo de turismo são variadas. Desde espaços naturais, como praias e rios, a espaços construídos especialmente para essa finalidade, você tem uma gama gigante de opções. Veja também: 15 Lugares pouco conhecidos para conhecer

Muito mais do que um subproduto do Ecoturismo

Embora já tenha sido visto como um subproduto do Ecoturismo, hoje existem características próprias de mercado que definem o turismo de aventura como uma prática única e cheia de particularidades. As formas de lazer vêm se transformando no decorrer dos anos e o que percebemos é que o turismo tem acompanhado essas mudanças. Pelo menos nas últimas 3 décadas, tem se discutido muito mais sobre o conceito de turismo de aventura. Com um mundo cada vez mais ligado a questões sustentáveis, vem se percebendo uma maior aproximação do turismo com o meio ambiente. Talvez o ritmo frenético da vida urbana peça por aventuras e diversões que reconecte as pessoas à natureza. E é aí que entra o turismo de aventura, oferecendo diversão com muita adrenalina, de forma saudável e, ainda por cima, em contato com a natureza. O caráter diferenciado e desafiador das atividades garantem cada vez mais adeptos.

Quais características explicam turismo de aventura?

O que caracteriza o turismo de aventura é a prática de atividades, oferecidas comercialmente, que sejam adaptadas de esportes de aventura para recreação. Porque diferente dos esportes, aqui o prêmio recebido é satisfação pessoal. E se na prática desse tipo de turismo você venceu algum limite pessoal, como medo de altura; e sente liberdade, prazer e superação, parabéns! Você praticou o turismo de aventura da forma correta. Ah, e claro: também é necessário que a atividade não gere impacto negativo ao meio ambiente, tá? Não podemos esquecer esse ponto bem importante! 😉

Os tipos de aventuras que te esperam

Preparado para conhecer alguns tipos de aventuras para curtir as tão sonhadas e desejadas férias? Existem opções para todos os gostos. Se você curte atividades de velocidade, em solo firme ou pendurado numa rocha, temos uma opção para você.

  • Para quem é muito radical – Se você gosta muito de testar os seus limites e não tem medo de altura, esse tipo de turismo de aventura foi feito para você.
  • Nele você pode escolher entre diversas opções, como a prática de bungee jumping ou parapente. Outras opções são, por exemplo, balonismo e rapel.
  • Para quem ama água – Esse tipo de turismo é para aquelas pessoas que são um peixinho quando estão em mares, rios, piscinas e não saem da água.
  • Você pode optar por canoagem, surfe e ainda escolher entre duas modalidades de mergulho: a opção livre, quando você utiliza apenas o ar dos seus pulmões, sem ajuda de oxigênio extra; ou a opção autônoma com equipamentos de respiração.
  • Para quem deseja uma imersão na natureza – Esse tipo de turismo de aventura é para quem gosta mesmo de se enfiar no meio da natureza, seja de que tipo for.

Escolha entre arvorismo, trilhas, cavalgadas e até desbrave o interior de uma caverna praticando espeleoturismo.

Como praticar o turismo de aventura?

Bem, a primeira coisa que você precisa garantir é que esteja sendo acompanhado por um profissional da área capacitado e que a prática garanta sua segurança. Afinal, não queremos acabar a viagem antes do tempo por conta de imprevistos e machucados, certo? O bom turismo de aventura é praticado na companhia e supervisão de um instrutor. O profissional capacitado estará presente para te orientar, checar sempre seus equipamentos de segurança e garantir que nada sairá do controle. Pronto, sem contra indicações, você só precisa se jogar na aventura agora. Vamos lá?

Os 5 destinos mais emocionantes do Brasil

Conheça agora os 5 melhores destinos para turismo de aventura no Brasil. Certeza que depois de descobrir quais são, você vai contar cada minuto para conhecê-los pessoalmente. Chama os amigos, o amor e a família para ver e já marca uma super trip com todo mundo.

Chapada Diamantina

Belezas naturais e muita aventura na Bahia

Gruta na Chapada Diamantina para fazer turismo de aventura.

Leonardo Gentile, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Talvez a Chapada Diamantina seja o destino com mais opções de aventura para você. Por lá é possível fazer trilhas no Vale do Pati, escaladas nas inúmeras rochas presentes no local, rapel na Gruta do Lapão, tirolesa no Rio Pratinha e muito mais. De voo livre à flutuação nas águas cristalinas do Poço Azul, a Chapada Diamantina tem opções para toda a família. O local é tão bonito e romântico que se for com o crush, talvez já saia de lá pesquisando os destinos românticos mais baratos para levar o amorzão.

Bonito

Aventuras incontáveis na Bonito pernambucana

Homem fazendo turismo de aventura, em um rapel na cachoeira.

Ponto Extremo, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Localizada em Pernambuco, a 140km de Recife, a cidade de Bonito ganhou muito destaque nos últimos anos graças ao seu crescente turismo de aventura. Lá você pode fazer tirolesa, rapel, passeio teleférico e voo de balão. Embora tenha todas essas ótimas opções, Bonito ficou mesmo famosa pelo arvorismo. Não tem quem conheça a cidade e não fique tentado a ter esse contato especial com a natureza.

Brotas

Ótimas opções de lazer há apenas 2h30 da capital

Pessoas fazendo turismo de aventura em um rio, com um barco inflável.

Sofia Prado, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

O turismo de aventura em Brotas é realmente bem radical e quem gosta dessa modalidade, tá feito! A opção mais procurada da cidade é o rafiting, ou simplesmente o passeio em velocidade de botes pelo Rio Jacaré Pepira. Também existe a opção de fazer rapel em cachoeiras. Esse esporte se chama canionismo e também é bastante procurado. Para quem é mais conservador nas diversões, tem o arvorismo, boia cross, passeio de quadriciclos e muito mais. Confira: Aventura em duas rodas: as três melhores trilhas próximas a Belo Horizonte

Rio de Janeiro

A cidade maravilhosa tem aventuras conhecidíssimas

Vista panorâmica da cidade do Rio de Janeiro, ótimo destino para fazer turismo de aventura.

Rafael Rabello de Barros, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Você já deve ter ouvido falar sobre o voo de parapente do Rio de Janeiro, certo? A famosa aventura é foco de diversos turistas que já chegam a cidade maravilhosa sonhando em vê-la de cima. Os saltos da rampa da Pedra Bonita são feitos com instrutores e você também tem a possibilidade de optar pelo voo de asa delta. Pra te ajudar a escolher, esclarecemos: enquanto o voo parapente é mais lento, a asa delta pode chegar a 150km.

São Domingos

Você vai se encantar pelo Parque Estadual de Terra Ronca

Pessoa na Caverna Terra Ronca fazendo turismo de aventura.

Caio Ribeiro, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Em Goiás existem centenas de belíssimas cavernas que, não à toa, se transformaram em cenários de turismo de aventura. Com opções secas e molhadas, o turismo em Terra Ronca é bastante misterioso. Há cachoeiras no Parque Estadual, onde o acesso se dá por uma descida alucinante de rapel. No final da aventura você ainda pode tomar um revigorante banho de cachoeira. Fala sério, é ou não é maravilhoso? Agora que você já conheceu esses destinos incríveis, a vontade de viajar só aumenta, né?  Ah, e pode deixar que a garantia de passagens aéreas baratas fica por nossa conta! 🙂 

Deixe um Comentário