Três melhores destinos para prática de espeleologia

Você gosta de espeleologia? Confira três dos melhores destinos para a prática no Brasil e no mundo!

Você sabe o que é espeleologia? A palavra vem do latim, spelaeum, que significa caverna – ou seja, é o estudo de cavernas, grutas e outras cavidades naturais. É possível descobrir muitas informações interessantes visitando lugares assim – e ainda ver paisagens lindas que nem imaginamos que possam existir.

Ficou interessado? No texto abaixo, vamos falar dos três melhores destinos para a prática de espeleologia!

Chapada Diamantina – Bahia

A Chapada Diamantina é um dos melhores destinos no Brasil para quem ama ecoturismo e aventuras. Lá é possível praticar diversos esportes radicais, fazer trilhas, apreciar a vasta flora e fauna local e ainda aprender um pouco mais sobre a geografia brasileira.

Para os amantes da espeleologia, a Chapada Diamantina também traz excelentes oportunidades: lá fica a Lapa Doce, terceira maior gruta do país, com 17 quilômetros mapeados. Esse espaço é repleto de salões amplos com estalactites, estalagmites, cortinas e outras formações rochosas.

O percurso pela Lapa Doce é feito com a companhia de um guia e todo o passeio dura 1h30. A descida até o interior da gruta é de 70 metros. Lembre-se de ir com calçados fechados!

Bonito – Mato Grosso do Sul

Não é preciso dizer que Bonito é uma cidade turística imperdível para os amantes da natureza. Você pode fazer de tudo por lá, desde mergulho até trilhas, e se impressionar com as atrações naturais da cidade. Mesmo quem não é fã de espeleologia vai curtir muito o passeio.

Os entusiastas de espeleologia, no entanto, vão se apaixonar pelo local. Em uma das grutas, você desce, fazendo rapel, um abismo de 72 metros, iluminado apenas por fendas entre as rochas, e descobre um grande lago de águas límpidas. Só admirar as cores do lago já é incrível: elas mudam de verde esmeralda para azul anil o tempo todo.

Lá embaixo, você pode fazer diversas atividades, desde contemplar as formações em um passeio de bote até fazer snorkeling! Se você ama aventuras na natureza, não pode perder uma viagem assim.

Vallecito – Califórnia, Estados Unidos

Entre os melhores destinos internacionais para quem ama espelelogia, está a cidade de Vallecito, na Califórnia. Lá fica a Moaning Cavern, a maior caverna pública do estado, onde você pode descer por aproximadamente 50 metros fazendo rapel ou caminhando os 234 degraus de escada, em uma visita guiada de 45 minutos.

A caverna guarda um sítio arqueológico em que se encontraram ossos de 13 mil anos atrás – provavelmente, pessoas que caíram na caverna quando não havia como saber sua profundidade.

O nome “caverna que geme” vem do som que a água faz quando cai em vários cantos da caverna. Porém, esse não é o único som a ser ouvido por lá: na época do Natal, um coral da cidade apresenta alguns cânticos natalinos no salão principal da caverna. Imperdível!

Esses são três dos melhores destinos para quem ama espeleologia. Liberte o aventureiro que há em você e descubra mais sobre as maravilhas naturais das cavernas e grutas!

Já está planejando sua aventura? Entre no site da MaxMilhas e garanta passagens com desconto!

Deixe um Comentário