Tire suas dúvidas sobre a documentação em viagens internacionais

Para fazer uma viagem internacional, ter o passaporte em ordem é fundamental. Mas, dependendo do lugar para onde você vai, da duração ou do motivo da viagem, somente um passaporte não é o suficiente e uma série de outros documentos é exigida. Neste post, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre alguns tipos de documentação requeridas dos viajantes em várias partes do mundo. Acompanhe!

Documentação para EUA, Canadá e México

Se você quer embarcar para o Canadá, por exemplo, vai precisar, além do visto do país e do passaporte, de um seguro-saúde e também do visto de trânsito dos Estados Unidos se o voo fizer conexão por lá.

Nos EUA, além do visto, as autoridades exigem também o comprovante de passagem de volta e a apresentação de um valor em dólares que seja compatível com a duração da sua estadia.

Se o seu destino é o México, sinta-se aliviado! É o único dos três países da América do Norte que não exige visto para turistas. Mas é preciso ficar atento à sua rota de viagem, pois alguns lugares do Caribe pedem o documento.

Para pisar em terras mexicanas, os brasileiros precisam apresentar também o bilhete aéreo de ida e volta, a reserva do hotel ou carta de anfitrião, comprovante da capacidade de custeio da permanência no país e outros documentos que comprovem o motivo da viagem.

Documentação para América do Sul

Mais uma boa notícia: um acordo internacional antes restrito a países do Mercosul e depois ampliado a algumas outras nações latino-americanas permite que os cidadãos da América do Sul circulem entre os diferentes países apresentando apenas o RG. Por isso, se seu objetivo é visitar um dos nossos vizinhos por até 90 dias, não vai precisar de passaporte e nem do visto. 🙂 No Suriname, esse prazo é de até 120 dias.

Para a Guiana Inglesa, quem vai viajar a negócio precisa apresentar o visto. Já a Guiana Francesa segue as mesmas determinações que a Europa para liberar a entrada de turistas (esse é o nosso próximo tópico!).

A única exigência de alguns países sul-americanos é a apresentação do Certificado de Vacinação contra Febre Amarela. Aliás, esse é um item pedido pelas autoridades de diversos países pelo mundo. No site da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é possível saber quais são os lugares que exigem a imunização e quais são as orientações.

Um guia para seu 1º voo internacional

Confira dicas para você não passar aperto em viagens longas.

Documentação para Países da Europa

O visto é uma preocupação a menos para quem pretende viajar para a maior parte dos países da Europa, já que os brasileiros são isentos da apresentação desse documento no chamado Espaço de Schengen, estabelecido por um acordo de livre circulação entre 27 países europeus. No entanto, há algumas outras exigências: ter um passaporte válido por no mínimo seis meses e apresentar a quantia mínima de 70 Euros para cada dia de estadia.

Muita gente se pergunta se mudou algo para os turistas que querem entrar na Inglaterra depois da intenção de saída do Reino Unido da União Europeia. O país, que não faz parte do Espaço de Schengen, mantém até então as mesmas regras, que é o preenchimento de um formulário, o Landing Card, e também a comprovação de recursos para permanecer alguns dias no território local.

Formas de identificação não obrigatórias na imigração também podem ser pedidas em diferentes situações. Não esqueça a carteira de habilitação se pretende dirigir, credenciais profissionais, carteirinha de estudante, de deficiente físico ou de aposentado também podem ajudar se você tiver algum problema durante a sua estadia.

Planejar uma viagem não é fácil e exige atenção. Por isso, pesquise a fundo toda a documentação exigida pela imigração do país de destino. O ideal é conversar com quem já visitou o local e pedir algumas dicas.

Você já começou a reunir a documentação da sua viagem? Para mais dicas como essa, acompanhe a página do Facebook da MaxMilhas! Ah, para ficar sempre de olho nas passagens aéreas econômicas, deixe seu e-mail com a gente. 😉 

Deixe um Comentário