Seguro de viagem que cobre Covid

Para se adequar às necessidades que a COVID-19 gerou no mercado de turismo, algumas seguradoras já oferecem  seguro de viagem que cobre Covid.

Entender a importância do seguro na hora de viajar é o primeiro passo para planejar uma viagem segura e com menos dor de cabeça. Afinal, a saúde deve ser sempre prioridade, especialmente agora. 

Então, para saber tudo sobre seguro de viagem que cobre Covid, confira o conteúdo a seguir!

Os seguros de viagem não tinham cobertura para pandemia?

Os seguros de viagem oferecem coberturas médicas em geral. Eles asseguram o viajante em caso de algum acidente ou urgência que precise de atendimento hospitalar, exames e internação. Eles podem cobrir, inclusive, gastos em farmácias. Tudo depende, é claro, do pacote contratado. 

Mas o atendimento específico às pandemias, em geral, não são previstos pelo seguro de viagem. E isso acontece por uma série de fatores, mas o principal é que casos como o do novo coronavírus são atípicos e, por isso, considerados “riscos excluídos”.

Mas tudo mudou com a proliferação do coronavírus em todo o mundo, levando as seguradoras a se adequarem a isso.

Como aconteceu a adequação dos seguros de viagem?

Seguindo o posicionamento assumido pelos seguros de vida, as seguradoras de viagem adaptaram seus planos para incluir a cobertura em caso de contaminação pelo Covid-19. 

Esse adicional é um melhoramento das opções já oferecidas e protege o viajante caso ele seja infectado durante a viagem e precise de cuidados médicos.

três pessoas de máscara conversando sentados à uma mesa com um laptop e um porta guardanapos

Agora todo seguro viagem cobre Covid-19?

Não. É importante saber que não é todo seguro de viagem que cobre Covid. Algumas oferecem a cobertura em todos os planos, outras apenas em alguns e existem ainda seguradoras que não têm o benefício.

Antes de adquirir um seguro de viagem, verifique com muita atenção quais serviços são contemplados. Veja abaixo alguns seguros no Brasil que oferecem cobertura para Covid-19:

Benefícios da cobertura Covid

Para a maioria dos planos que atendem os viajantes com relação à Covid, a cobertura é bastante completa. Desde o diagnóstico até a internação, o turista estará assegurado. No geral, o viajante terá direito a:

  • Reembolso do teste feito para diagnosticar o novo coronavírus
  • Despesas médicas e hospitalares em caso de consultas e internações
  • Atendimento médico presencial ou por videochamada
  • Translado do corpo, caso aconteça o óbito do paciente

Além disso, algumas seguradoras disponibilizam planos exclusivos para viagens estudantis. Outras, no entanto, se limitam a territórios de países específicos: existem as que atuam apenas no Brasil e muitas que atuam apenas nos Estados Unidos.

O que acontece se o seguro não tiver cobertura Covid?

Caso você contrate um seguro viagem que não tenha cobertura covid e manifeste sintomas durante uma viagem, o protocolo será um pouco diferente. Até o diagnóstico, o seu seguro vai cobrir os atendimentos médicos necessários, como qualquer outro seguro.

O que acontece é que você precisará fazer o teste de covid e, caso o resultado seja positivo, a cobertura médica é revogada e você precisará bancar todos os custos do tratamento a partir daí.

Por isso é tão importante, especialmente nos dias de hoje, contratar um seguro viagem que cubra suas despesas em caso de teste positivo para covid. Afinal, mesmo com todo o cuidado e protocolos de segurança, não tem como garantir 100% de proteção, né?

Quem já é vacinado, precisa fazer o seguro?

A resposta é “sim”! Mesmo que você já tenha sido vacinado, é importante fazer o seguro de viagem que cobre Covid. E existem alguns motivos para isso:

  • As vacinas não impedem que você seja infectado, elas garantem eficácias diferentes de tratamento caso a infecção aconteça. Ou seja, mesmo vacinado é possível que você contraia o novo coronavírus e precise de atendimento.
  • O vírus tem sofrido mutações e não tem como prever se as vacinas já existentes serão eficazes contra futuras cepas. Então é importante se precaver de  todas as formas possíveis para não ser pego de surpresa.

Por esses motivos, é importante contratar um seguro de viagem com cobertura para Covid-19 mesmo que você já tenha tomado a vacina. Assim você não precisará pagar nada a mais em caso de contaminação durante sua viagem uma vez que já vai ter investido dinheiro no seguro.

funcionário de companhia aérea com máscara recolhendo lixo dos passageiros

Como se proteger em uma viagem?

Depois de saber as vantagens do seguro viagem e quais são os que oferecem cobertura para a Covid-19, tem algumas recomendações que podem te garantir um voo mais seguro. Utilizar máscaras e manter as mãos sempre higienizadas são cuidados básicos que podem te ajudar.

Além disso, se atente às regras de higiene do seu destino e confira mais dicas para se proteger da Covid-19. Em caso de apresentar sintomas faça o teste e, se o resultado for positivo, opte por não viajar. Nesse caso você pode remarcar a sua passagem aérea.

Contrate seguro de viagem que cobre Covid e siga as regras de segurança acima. Assim você se protege e não deixa de aproveitar.

Além disso, a MaxMilhas tem tudo que você precisa saber sobre viagens na pandemia. Então acesse o nosso site e fique por dentro de todas as novidades sobre o assunto.

Deixe um Comentário