Seguro de viagem que cobre Covid

Para se adequar às necessidades que a COVID-19 gerou no mercado de turismo, algumas seguradoras já oferecem  seguro de viagem que cobre Covid. Entender a importância do seguro na hora de viajar é o primeiro passo para planejar uma viagem segura e com menos dor de cabeça. Afinal, a saúde deve ser sempre prioridade, especialmente agora.  Então, para saber tudo sobre seguro de viagem que cobre Covid, confira o conteúdo a seguir!

Os seguros de viagem não tinham cobertura para pandemia?

Os seguros de viagem oferecem coberturas médicas em geral. Eles asseguram o viajante em caso de algum acidente ou urgência que precise de atendimento hospitalar, exames e internação. Eles podem cobrir, inclusive, gastos em farmácias. Tudo depende, é claro, do pacote contratado.  Mas o atendimento específico às pandemias, em geral, não são previstos pelo seguro de viagem. E isso acontece por uma série de fatores, mas o principal é que casos como o do novo coronavírus são atípicos e, por isso, considerados “riscos excluídos”. Mas tudo mudou com a proliferação do coronavírus em todo o mundo, levando as seguradoras a se adequarem a isso.

Como aconteceu a adequação dos seguros de viagem?

Seguindo o posicionamento assumido pelos seguros de vida, as seguradoras de viagem adaptaram seus planos para incluir a cobertura em caso de contaminação pelo Covid-19.  Esse adicional é um melhoramento das opções já oferecidas e protege o viajante caso ele seja infectado durante a viagem e precise de cuidados médicos. três pessoas de máscara conversando sentados à uma mesa com um laptop e um porta guardanapos

Foto: August de Richelieu / Pexels

Agora todo seguro viagem cobre Covid-19?

Não. É importante saber que não é todo seguro de viagem que cobre Covid. Algumas oferecem a cobertura em todos os planos, outras apenas em alguns e existem ainda seguradoras que não têm o benefício. Antes de adquirir um seguro de viagem, verifique com muita atenção quais serviços são contemplados.

Leia Também: Aprenda o que é seguro viagem e saiba como escolher o melhor

Benefícios da cobertura Covid

Para a maioria dos planos que atendem os viajantes com relação à Covid, a cobertura é bastante completa. Desde o diagnóstico até a internação, o turista estará assegurado. No geral, o viajante terá direito a:

  • Reembolso do teste feito para diagnosticar o novo coronavírus
  • Despesas médicas e hospitalares em caso de consultas e internações
  • Atendimento médico presencial ou por videochamada
  • Translado do corpo, caso aconteça o óbito do paciente

Além disso, algumas seguradoras disponibilizam planos exclusivos para viagens estudantis. Outras, no entanto, se limitam a territórios de países específicos: existem as que atuam apenas no Brasil e muitas que atuam apenas nos Estados Unidos.

O que acontece se o seguro não tiver cobertura Covid?

Caso você contrate um seguro viagem que não tenha cobertura covid e manifeste sintomas durante uma viagem, o protocolo será um pouco diferente. Até o diagnóstico, o seu seguro vai cobrir os atendimentos médicos necessários, como qualquer outro seguro. O que acontece é que você precisará fazer o teste de covid e, caso o resultado seja positivo, a cobertura médica é revogada e você precisará bancar todos os custos do tratamento a partir daí. Por isso é tão importante, especialmente nos dias de hoje, contratar um seguro viagem que cubra suas despesas em caso de teste positivo para covid. Afinal, mesmo com todo o cuidado e protocolos de segurança, não tem como garantir 100% de proteção, né?

Quem já é vacinado, precisa fazer o seguro?

A resposta é “sim”! Mesmo que você já tenha sido vacinado, é importante fazer o seguro de viagem que cobre Covid. E existem alguns motivos para isso:

  • As vacinas não impedem que você seja infectado, elas garantem eficácias diferentes de tratamento caso a infecção aconteça. Ou seja, mesmo vacinado é possível que você contraia o novo coronavírus e precise de atendimento.
  • O vírus tem sofrido mutações e não tem como prever se as vacinas já existentes serão eficazes contra futuras cepas. Então é importante se precaver de  todas as formas possíveis para não ser pego de surpresa.

Por esses motivos, é importante contratar um seguro de viagem com cobertura para Covid-19 mesmo que você já tenha tomado a vacina. Assim você não precisará pagar nada a mais em caso de contaminação durante sua viagem uma vez que já vai ter investido dinheiro no seguro. funcionário de companhia aérea com máscara recolhendo lixo dos passageiros

Foto: William Navarro / Unsplash

Como se proteger em uma viagem?

Depois de saber as vantagens do seguro viagem e quais são os que oferecem cobertura para a Covid-19, tem algumas recomendações que podem te garantir um voo mais seguro. Utilizar máscaras e manter as mãos sempre higienizadas são cuidados básicos que podem te ajudar. Além disso, se atente às regras de higiene do seu destino e confira mais dicas para se proteger da Covid-19. Em caso de apresentar sintomas faça o teste e, se o resultado for positivo, opte por não viajar. Nesse caso você pode remarcar a sua passagem aérea. Contrate seguro de viagem que cobre Covid e siga as regras de segurança acima. Assim você se protege e não deixa de aproveitar. Além disso, a MaxMilhas tem tudo que você precisa saber sobre viagens na pandemia. Então acesse o nosso site e fique por dentro de todas as novidades sobre o assunto.

Deixe um Comentário