Roteiro do vinho: 5 destinos incríveis para enoturismo

O frio está chegando e, claro, o vinho é uma bebida obrigatória para esta estação do ano. Você que é amante de um bom vinho com certeza já planeja suas viagens com antecedência, buscando sempre os melhores destinos para provar os mais diversos tipos dessa bebida.

Pra te dar um empurrãozinho na hora de escolher os melhores destinos e roteiros, listamos 5 destinos incríveis para a prática do enoturismo. Vamos nessa? 😉

Enoturismo: viagens para apreciar os melhores vinhos

Você viu que falamos de enoturismo no começo desse texto, certo? O termo, que parece estranho, na verdade é bem simples e você pode estar praticando-o há tempos!

Enoturismo é a definição das viagens feitas para quem quer apreciar vinhos. Ou seja: é o tipo de turismo feito para conhecer vinícolas, bebidas e outros itens relacionados aos vinhos, seja no Brasil ou no mundo.

Agora que você já entendeu sobre o termo, vamos aos destinos para o seu enoturismo.

No Brasil, os roteiros de enoturismo são incríveis

Para apreciar bons vinhos, não é preciso ir longe. Aqui mesmo em nosso país existem roteiros e destinos que não deixam a desejar. Vamos aos destinos nacionais? Então, vem!

São Roque (SP)

A pequena cidade de São Roque fica localizada no interior de São Paulo, a 66 quilômetros da capital e tem como principal atrativo a Rota do Vinho.

Formada por três estradas e 31 estabelecimentos, a rota do vinho é ideal para quem quer degustar bons vinhos acompanhados de uma culinária imperdível. Vale à pena levar a família, os amigos ou ir com seu amor.

Serra Gaúcha (RS)

Localizada no nordeste do estado do Rio Grande do Sul, a região conhecida como Serra Gaúcha tem uma grande produção de uvas, o que a torna uma das maiores produtoras de vinho do Brasil.

A região é tão famosa por isso que recentemente foi destaque em um dos portais de vinhos mais importantes do mundo, o Decanter. Caso queira curtir o friozinho, a boa comida e os vinhos incríveis da Serra Gaúcha, comece sua viagem enoturística pela cidade de Bento Gonçalves.

Vale do São Francisco (BA)

Sim! Na Bahia tem vinho e, mais que isso, é a segunda maior produtora de vinhos, sucos naturais de uva e espumantes. O Vale do São Francisco engloba 7 vinícolas que estão localizadas entre o sertão pernambucano e o norte da Bahia.

Fazendo um tour em plena Caatinga, você pode conhecer Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Casa Nova, que são as cidades principais com as melhores vinícolas da região.

América Latina e Europa também têm bons vinhos

Chile

Os vinhos chilenos são muito conhecidos e, por incrível que pareça, a produção de no país tem somente 25 anos. O Chile ocupa a nona posição no ranking de produtores de vinho no mundo e é o principal exportador das Américas. São marcas que impressionam, não é mesmo?

O Valle Central é a principal região produtora de vinho no Chile e engloba  os vales de Maipo, Rapel, Curicó e Maule. A qualidade dos vinhos chilenos são incontestáveis e você pode encontrá-los com facilidade e ótimo preço em lojas de conveniência e  supermercados. Mas, vamos falar a verdade: bom mesmo é ir e fazer uma visita pessoalmente.

França

O turismo de vinhos na França é uma atividade bem comum, afinal o país é o maior produtor de vinho do mundo. Carregar este título é algo que é motivo de orgulho dos franceses.

O país ainda é o mais visitado do mundo para a prática de enoturismo. Os praticantes deste tipo de turismo viajam percorrendo vinhedos e degustando vinhos de diversas safras produzidos nas suas 17 regiões.  

Agora ficou fácil, não é mesmo? Comece agora a praticar o Enoturismo, faça o seu próprio roteiro do vinho e aprecie os melhores vinhos do mundo com a MaxMilhas! 😉

Deixe um Comentário