Para todos os gostos: os 13 melhores restaurantes em Recife

Não dá para sair de Recife sem experimentar um delicioso bobó de camarão e outras delícias em algum (ou alguns) desses 13 restaurantes!

Cuscuz de milho com leite de coco, tapioca, bobó de camarão, galinha de cabidela, sarapatel, bolo de rolo, bolo Souza Leão: os restaurantes de Recife estão cheios de pratos que os viajantes não podem perder. 

Experimentar a gastronomia local é uma parte muito importante do roteiro de qualquer viagem, e a capital de Pernambuco carrega na comida uma boa parte da história de seu povo. 

Qualquer um pode e deve passar por uma experiência nos restaurantes da cidade, que vão dos tradicionais aos gourmet, dos simples aos sofisticados, dos disputados aos mais reservados.

Para conhecer os melhores restaurantes de Recife, continue conosco!

Vai viajar para Recife? Confira nosso guia completo da cidade!

O que esperar da culinária em Recife?

No livro de receitas da cidade tem de tudo: carne de sol, frutos do mar, farinhas, frutas, chocolates e bebidas. 

Trata-se de uma culinária que mistura traços portugueses, africanos, indígenas e carrega toda tradição dos pescadores em suas pequenas vilas. Tudo isso com especiarias do Oriente, como canela, cravo e noz-moscada.

O resultado é um cardápio que respeita os ingredientes e preparos locais que o pernambucano adora preservar, guardando as mais tradicionais receitas a sete chaves, de geração em geração. 

Os turistas podem esperar, ainda, variedade, qualidade e quantidade nesta cidade que é o primeiro polo gastronômico no Norte e Nordeste e o terceiro do Brasil, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. 

Vai viajar para Recife? Garanta a melhor passagem na MaxMilhas!

Melhores restaurantes de Recife

Para facilitar a sua vida, vamos dividir os restaurantes de Recife entre as zonas que os turistas mais frequentam. Assim, quando você estiver em uma delas e a barriga começar a roncar, é só consultar a indicação na região em que você está! 

Restaurantes em Recife — Boa Viagem

A praia da Boa Viagem e sua animada orla concentram restaurantes e bares à beira-mar. Conheça as melhores opções para uma refeição completa ou um petisco na região:

1. Entre amigos — O bode

 

Sucesso há quase 30 anos, essa é uma das três unidades desse restaurante administrado de forma familiar. 

O cardápio visa agradar a todos, com opções como hambúrgueres, frutos do mar, massas e, é claro, a famosa carne de bode. Os principais exemplares dessa iguaria recifense são o super bode assado e o guisado de bode. 

Endereço: R. Marquês de Valença, 50 Boa Viagem

2, Entre amigos — Praia

O segundo restaurante da rede é mais clean e sofisticado, com um cardápio especializado em frutos do mar. Peixes, siri, lula, polvo, entre outros, se transformam em pratos diversos, como risoto, milanesas, assados e massas. 

Endereço: Av. Boa Viagem, 760 Pina

3. Camarada Camarão

O camarão é uma das principais delícias que os turistas buscam quando vão ao Nordeste, e, no Camarada Camarão, eles poderão encontrar um exemplar inesquecível. Por isso, é um dos principais restaurantes de frutos do mar em Recife.

Informal, rústico e elegante, o restaurante existe desde 2005 e fez tanto sucesso que já tem 14 unidades em shoppings do país. No menu, o camarão vem bem servido, em pratos como acarajés, espetos, camarões recheados, gratinados e em massas. 

Endereço: R. Baltazar Pereira, 130 – Boa Viagem

4. Restaurante Tio Pepe Boa Viagem Recife

O restaurante leva o nome de seu fundador, um espanhol que ficou conhecido na região como Pepe, e existe desde 1964. De lá para cá, se adaptou às mudanças e atualmente oferece uma gastronomia nordestina com um toque contemporâneo em uma atmosfera acolhedora e original.

Os principais pratos são peixes, frango e carnes feitos na grelha. O Dom Charque e a Dona Pepa são verdadeiros clássicos do estabelecimento. Para beber, o xerez andaluz Tio Pepe, além de ótimas caipirinhas e caipiroskas.

Além da comida e bebida de qualidade, o atendimento dos garçons é insuperável! Eles estão sempre de bom humor, contando causos famosos ocorridos no restaurante.

Endereço: Rua Almirante Tamandaré, 170 – Boa Viagem/Setúbal 

5. Bargaço Recife

Filial da rede fundada em 1971 em Salvador, o estabelecimento é uma ótima aposta para desfrutar de peixes e frutos do mar. O destaque fica por conta das moquecas e também da caldeirada, que combina camarão, lagosta, pescada, polvo e sururu.

A carta de vinho é uma das mais prestigiadas da cidade. São mais de 200 rótulos, ideais para harmonizar com os pratos. 

Endereço: Av. Engenheiro Antônio de Góes, 62 –  Pina

6. Bode do Nô

Sua história começa em 1991, em uma barraca no bairro de Afogados, mas, graças à ótima qualidade da comida tradicional, a fama cresceu e, para comportar a clientela crescente, o Bode do Nô inaugurou uma unidade em Boa Viagem. 

Considerada uma das melhores carnes de bode da região, o local serve outras opções de carnes e frutos do mar. Os petiscos também são muito procurados, pois o happy hour funciona diariamente. De sobremesa, vá de bolo de rolo. 

Endereço: Rua Dr. João Guilherme Pontes Sobrinho, 245 – Boa Viagem

Leia também: Onde ficar em Recife: lugares para se hospedar

Restaurantes em Recife — Centro

Além do Marco Zero e dos principais museus, nesta área, os turistas vão encontrar restaurantes para todos os momentos. Confira!

7. Gildo Lanches

Quem busca fugir da culinária tradicional vai descobrir que a capital pernambucana também manda bem nos lanches, e a um baixo custo. O Gildo Lanches é um restaurante em Recife para jantar tarde da noite, pois fica aberto até de madrugada. O cardápio conta também com petiscos.

Endereço: Praça do Derby, 76-100 – Derby 

8. Altar, Cozinha Ancestral 

Na lista Latin America’s 50 Best Restaurants, o restaurante de Dona Carmen Virginia é um altar de sabores da culinária africana com temperos pernambucanos e um toque da chef.

Localizado em uma casa simples, decorada com peças regionais e doadas por amigos e clientes, todos os pratos recebem elogios. O acarajé, o peixe à Inajá, o omolucum à moda Spinelli e a galinha de cabidela se destacam

A seleção de sobremesas também é elogiada, principalmente a cocada mole, servida numa panela.

Endereço: Rua Frei Cassimiro, 449 – Santo Amaro

9. Sansa

No cardápio saudável, estão saladas bem servidas, com opções de proteínas, e sanduíches saborosos. As opções podem se transformar também em crepioca. Ou seja, também é um restaurante vegetariano e vegano em Recife. 

O Sansa está entre as opções de restaurantes em Recife para almoçar, pois só fica aberto até 18h. A casa também tem opções para o café da manhã e sobremesas leves. 

Endereço: Rua Dona Maria César, 170

Você também pode se interessar: Quando ir a Recife: clima e melhor época

Restaurantes em Recife — Zona Norte

Para escapar do fluxo de visitantes, é possível percorrer a Zona Norte de Recife e se deparar com parques e museus, uma vila histórica (chamada de Poço do Panela) e mais uma porção de restaurantes. Que tal conhecer?

10. Nez Bistrô

Ele está entre os restaurantes chiques em Recife, localizado em um sobrado do século XVII tombado como patrimônio histórico, com decoração clássica, madeira e tijolinhos. 

O cardápio traz pratos de influência italiana e francesa. É o caso do carpaccio ao tartufo bianco, do steak tartare, do risoto de confit de pato e do linguine a carbonara. As refeições podem ser acompanhadas de vinhos, pois há uma carta de alta qualidade no local. 

Endereço: Praça de Casa Forte, 314 – Casa Forte

11. La Pecora Nera

O La Pecora Nera é uma das melhores opções de restaurantes italianos em Recife. Os clientes vão encontrar entradas, massas, grelhados, peixes e sobremesas, com um bom custo-benefício.

O local tem clima intimista que favorece o consumo de um bom vinho a dois, então já se prepare para surpreender mozão. 

Endereço: Praça de Casa Forte, 505 – Casa Forte

12. Caculé Comedoria

O cordel na decoração já entrega: trata-se de um restaurante onde as tradições nordestinas estão presentes! Até mesmo os pratos recebem nomes relacionados às expressões do sertão. 

O menu conta com uma riqueza dos sabores e aromas da região. Com porções bem servidas de macaxeira, escondidinho, miúdos de galinha e sarapatel, há opções como tapioca e cuscuz para quem quer pegar leve. 

Não deixe de degustar o bolo de rolo com sorvete de queijo do reino e calda de goiaba.

Endereço: R. das Moças, 859 – Água Fria.

13. JoJoo Creative Sushi

Para fechar a lista, aqui vai um delicioso restaurante japonês em Recife

O Jojoo Creative Sushi é especializado em culinária oriental e fusion. Nos pratos, muita sofisticação, criatividade e frescor, que favorecem a apresentação. Os combinados são os mais pedidos da casa. 

Endereço: R. do Marques, 43 – Parnamirim.

Agora que você já sabe onde estão os restaurantes em Recife que valem a sua visita, está na hora de fazer o seu roteiro na capital pernambucana e garantir a sua passagem aérea barata e hospedagem com o melhor preço. É pra encher o bucho!

 

fonte da imagem de capa. 

Deixe um Comentário