Quando ir a São Paulo: clima e melhor época

São Paulo é uma cidade de estações bem definidas. Localizada em uma zona de clima subtropical úmido, a terra da garoa é famosa pelas suas chuvas e pelo inverno muito seco. E esses são só alguns detalhes em que devemos pensar para decidir quando ir a São Paulo.

No texto de hoje, vamos falar sobre as temperaturas da capital paulista, a incidência de chuvas e todos os eventos que ocorrem na cidade para ajudá-lo a decidir quando visitá-la.

Leia mais: guia completo de São Paulo

Indíce de Conteúdo

Temperatura

Tendo as quatro estações bem definidas, São Paulo pode ter verões muito quentes e invernos muito frios. Nos meses de janeiro e fevereiro, as temperaturas podem chegar aos 30°C. Já nos meses de junho a agosto, a temperatura mínima fica mais próxima dos 10°C.

Nos meses de inverno, além da temperatura baixa, também há o problema do vento: os prédios da cidade são muito altos, impedindo a entrada do sol e facilitando as correntes de ar, o que aumenta a sensação de frio. Por isso, se você quiser visitar São Paulo no inverno, é melhor levar muitos casacos!

Quem quiser pegar climas mais amenos e agradáveis quando ir a São Paulo deve fazer sua viagem nos meses de outono (março a junho) e primavera (setembro a dezembro). Nessas épocas, a temperatura média é de 20°C, o que deixa os passeios ao ar livre mais agradáveis e exige menos roupas na mala.

Chuva

Outro fator que contribui muito para decidir quando ir a São Paulo é a chuva. Afinal, a capital paulista é chamada de “terra da garoa” por um bom motivo: chove muito na cidade! Muitas vezes, é só uma chuvinha de fim de tarde que não dura muito tempo, mas podem ocorrer temporais mais fortes.

No inverno, a incidência de chuvas é menor. Já no verão, ela aumenta consideravelmente, e é nessa época que ocorrem mais temporais, enchentes e outros transtornos causados pela chuva. Por isso, se for visitar a cidade nessa época, não se esqueça do guarda-chuva.

Eventos

Ainda que o clima seja decisivo na hora de escolher quando ir a São Paulo, a grande verdade é que a maioria das pessoas toma essa decisão de acordo com os eventos da cidade. Isso porque São Paulo recebe muitos eventos ao longo do ano e, por isso, além de conferir a previsão do tempo, conferir também a agenda cultural da cidade é essencial para escolher quando ir.

São Paulo sempre recebe diversas competições esportivas, por exemplo, como finais de campeonatos ou Fórmula 1. Também tem a Parada do Orgulho Gay, a São Paulo Fashion Week, a Virada Cultural, a Bienal do Livro, além de muitos shows de artistas nacionais e internacionais.

Por isso, visitar São Paulo é uma excelente pedida para todas as épocas do ano. Programe-se para ir ao festival dos seus sonhos, para assistir um artista famoso, para participar dos diversos eventos culturais locais e para conhecer todos os novos restaurantes da capital paulista.

São Paulo é convidativa em todas as estações do ano, para todos os tipos de turista!

Já está planejando sua viagem? Entre no site da MaxMilhas e consiga descontos nas passagens aéreas!

Deixe um Comentário