Quando ir a Manaus: clima e melhor época

Está decidindo quando ir a Manaus? Leia este texto e saiba tudo sobre os eventos anuais, temperaturas e chuvas na capital amazonense! Escolher quando ir a uma viagem pode mudar completamente sua estadia. Afinal, quem nunca aproveitou as férias menos do que esperava por causa do clima, das chuvas ou de algum evento que estava acontecendo na cidade? Na capital do Amazonas não é diferente: Manaus oferece experiências bem diversificadas para quem visita em janeiro e para quem visita em julho. Por isso, no texto de hoje, vamos dar algumas dicas que vão ajudá-lo a escolher quando ir a Manaus, pensando na temperatura, na umidade do ar e nos eventos mais famosos da cidade. Fique por dentro e tome uma decisão bem informada!

Temperaturas

Não escolha quando ir a Manaus pensando em pegar temperaturas mais frescas: as temperaturas são altas em qualquer época do ano, seja verão ou inverno. A temperatura média anual fica em 27 ºC, aproximadamente, mas passa dos 40 °C no mês de setembro. Como a umidade é muito alta e o tempo é abafado, a sensação térmica é sempre maior.

Chuvas e umidade

Entre junho e novembro, enquanto a maior parte do Brasil passa pelo inverno, Manaus enfrenta o “verão amazônico“: chove menos, porém ainda chove diariamente, e as temperaturas ficam mais altas. Em agosto, o nível dos rios está baixo o suficiente para aparecerem as praias fluviais, onde você pode tomar banho e se refrescar. Esse é um programa muito comum tanto para turistas quanto para locais nessa época do ano.

No verão, entre dezembro e maio, é que ocorre a época de chuvas em Manaus. Durante a estação chuvosa, o tempo fica ideal para quem procura o turismo de selva: os rios ficam até 15 metros mais cheios, formando os igapós (lagos) e igarapés (canais), onde você pode passear de canoa e ter um contato mais próximo com a natureza.

Eventos importantes

Você também pode decidir quando ir para Manaus de acordo com os eventos que acontecem na cidade. Por exemplo, a melhor época para conhecer o Teatro Amazonas é durante o Festival de Ópera, que costuma acontecer em abril ou maio. Artistas do mundo inteiro apresentam seus trabalhos no edifício considerado o mais bonito da capital amazonense. Outra época do ano que atrai diversos turistas é a do Carnaval. Mesmo que não seja um dos destinos mais clássicos para a festa, Manaus tem o Carnaboi, uma mistura do Carnaval que todos conhecemos com as tradições regionais mais famosas: grupos de Parintins, Caprichoso e Garantido trazem os ritmos do norte para o sambódromo. Em outubro, acontece a Festa do Boi, onde grupos de boi-bumbá alegram o público em um festival gratuito, perfeito para quem quer conhecer mais dessa tradição. Mesmo que Manaus tenha uma temperatura e umidade que não agradam todo mundo, a cidade é cheia de atrações imperdíveis para todos os tipos de turistas: quem gosta de visitar prédios históricos vai adorar o centro da cidade; quem ama a natureza tem toda uma floresta e diversos rios para explorar; e quem gosta de festas pode conhecer estilos e ritmos novos que são uma experiência única. Já decidiu quando ir para a capital do Amazonas? Entre na MaxMilhas e consiga passagens por preços imperdíveis!

Deixe um Comentário