Qual a diferença entre escala e conexão?

Na hora de viajar de avião uma das dúvidas mais frequentes é sobre a diferença entre escala e conexão de um voo. Para que você não tenha mais nenhuma dúvida sobre isso, a gente vai te explicar direitinho.

Sem tempo para ler? Aperte o play para poder escutar o conteúdo

Depois de escolher o destino das férias ou do feriado prolongado, você vai acessar o site da MaxMilhas para escolher a melhor combinação de tarifa para você. Tudo certo até aí, não é mesmo?

Você poderá escolher quantas paradas terá o seu voo ou se ele será direto. Neste caso, paradas são conexões ou escalas. E agora? Fique tranquilo! Vamos te explicar exatamente o que são escalas e conexões.

Dúvida: escala ou conexão?

Quando um voo tem escala significa que ele poderá fazer uma ou mais paradas no aeroporto, antes de chegar ao destino final. Neste caso, o passageiro não precisa descer da aeronave. Já a conexão, ocorre paradas para embarque, desembarque e abastecimento, mas a diferença é que a aeronave é trocada e você deve descer do avião.

A escala acontece geralmente por três motivos: embarque de novos passageiros, desembarque de passageiros ou para abastecer a aeronave.

Já, na conexão, mesmo que o destino não seja o seu destino final, você terá que descer da aeronave e embarcar em outra, orientado pelos agentes de bordo. Estes passageiros são chamados passageiros em trânsito.

Atenção à algumas situações

Tempo de conexão

Existem variados tempos de conexão. Quando o tempo é muito curto, o passageiro deve ficar atento pois é necessário se encaminhar imediatamente à outra aeronave.

Isso não acontece quando tempo é maior. O passageiro pode relaxar e aguardar o novo embarque.

Bagagem despachada

Geralmente, nas duas situações de escala e conexão, a bagagem que você despachou vai direto para seu destino final. Ou seja, independente do voo ter escala ou conexão, você não vai precisar retirá-la na sua parada.

Em alguns raros casos, é possível que você tenha que pegar sua mala. Se estiver inseguro quanto a isso, pergunte ao atendente quando estiver despachando se você precisará pegar sua mala no meio da viagem.

Mudança de aeroporto

Algumas conexões podem ter também a mudança de aeroporto. Por exemplo, se você pegar um voo para Porto Seguro (BA) com conexão no Rio de Janeiro (RJ), no aeroporto do Galeão (GIG), dependendo do voo, pode ser que você tenha que trocar de aeroporto, se dirigindo para o aeroporto Santos Dumont (SDU).

Neste caso, é importante se informar no balcão da companhia aérea do seu voo para saber se ela disponibiliza o ônibus que faz este trajeto de um aeroporto ao outro. Além do Rio, outra cidade que pode ocorrer esta situação é São Paulo, que conta com três aeroportos (Congonhas, Guarulhos e Viracopos, que está em Campinas).

Agora que você já sabe a diferença entre conexão e escala, compre sua passagem com a MaxMilhas e partiu conhecer lugares novos.

Deixe um Comentário