Quais são os livros mais esquecidos em aviões?

Todo ano, a companhia British Airways faz um levantamento para saber quantos livros foram esquecidos em suas aeronaves e quais são eles. A estimativa é que sejam esquecidos 500 livros e 1,4 mil e-readers!

A Bíblia, que é o livro mais vendido do mundo, representa 6% desse total. O gênero mais lido nos aviões e mais esquecido por passageiros, no entanto, é o romance. Bestsellers que figuram nas listas de mais vendidos do mundo todo são deixados em aviões a todo o momento.

Entre as biografias mais esquecidas nos voos estão a da política Hillary Clinton e do piloto Lewis Hamilton. Esses dados correspondem ao ocorrido em 2015 e, como se pode ver, os livros esquecidos nos voos seguem as tendências do mercado editorial. Veja abaixo o top 10 de livros que foram esquecidos nos aviões da British Airways em 2015:

  1. Guerra dos Tronos, de George R.R. Martin
  2. Cinquenta Tons de Cinza, de E.L. James
  3. A Garota no Trem, de Paula Hawkins
  4. Nós, de David Nicholls
  5. Garota Exemplar, de Gillian Flynn
  6. Escolhas Difíceis, de Hillary Clinton
  7. O Livro Negro, de Hilary Mantel
  8. Shotgun Lovesongs, de Nickolas Butler
  9. Inteligência Social, de Daniel Goleman
  10. Funny Girl, de Nick Hornby

 

Mas o que acontece com um livro esquecido no avião? Cada companhia aérea tem uma política. No caso da British Airways, você tem até seis meses para ligar informando que perdeu seu livro e solicitando a entrega. Caso o passageiro nunca ligue, a empresa doa os livros.

Já a brasileira TAM, manda todos para o depósito de bagagem do aeroporto, para o caso do passageiro voltar para buscá-lo. A Gol, por outro lado, manda para um lugar específico, chamado lost luggage (bagagem perdida) e espera que o passageiro entre em contato. Se isso não acontecer em até 90 dias, os livros são doados a instituições de caridade previamente escolhidas pela companhia.

Você já esqueceu algum livro em um avião? Seja um romance, um thriller de suspense, uma biografia inspiradora ou um exemplar da Bíblia, tenha certeza de que um bom livro pode fazê-lo viajar durante sua viagem e distraí-lo ao ponto de você nem perceber o tempo passar!

Deixe um Comentário