Quais são meus direitos em voos cancelados?

Turistas esperam frustados por voos atrasados em aeroporto

Durante uma viagem, muitos imprevistos podem acontecer: você pode se atrasar para chegar ao aeroporto, se esquecer de documentos, ter que ficar muito tempo na fila da imigração, mudar de portão de embarque em cima da hora etc. Mas nenhum imprevisto é tão chato e traz tanto desconforto quanto o voo cancelado.

Se isso já aconteceu com você, já sabe o quanto isso pode trazer incômodos. Se isso nunca aconteceu, você pode não saber o que fazer em momentos assim.

Seja qual foi o caso, no texto de hoje vamos explicar quais são os seus direito em voos cancelados. Continue a leitura para saber mais!

Por que meu voo foi cancelado?

Antes de explicar os seus direitos, é bom saber quais são os fatores que levam os voos a serem cancelados. O primeiro dele é a condição climática: ventos fortes demais, chuvas, tempestades e névoa baixa podem atrapalhar demais a visão do piloto e impedir que o voo saia. Muitas vezes, os aeroportos fecham por conta disso.

Uma manutenção não programada da aeronave, que teve problemas elétricos ou mecânicos, por exemplo, também pode causar o cancelamento caso a empresa não tenha aeronaves reservas. O excesso de tráfego aéreo, do mesmo modo, pode fazer com que o voo seja cancelado, já que todos os aviões que não decolam ou não pousam atrapalham o andamento do tráfego naquele dia.

Uma situação mais comum do que parece é o problema com a tripulação ou com o piloto. Se a tripulação tiver menos pessoas do que o necessário e a empresa não tiver uma equipe reserva em espera, o voo não poderá decolar. Do mesmo modo, se um voo não alcançar uma taxa de 30% de passageiros, ele será cancelado e os passageiros terão que ser reacomodados em outros voos.

Mas se seu voo for cancelado, independentemente do motivo, o que a companhia aérea tem que fazer por você? Veja a seguir.

Quais são meus direitos em voos cancelados?

Existem várias opções para que a companhia aérea compense o voo cancelado. Você sempre pode escolher o que for melhor para o seu caso.

  • Reembolso integral, com a taxa de embarque inclusa;
  • Remarcar o voo para o dia que for mais conveniente para você, sem qualquer custo;
  • Ser realocado para o próximo voo da mesma companhia, se houver disponibilidade de lugares;
  • Ser realocado para o próximo voo de outro companhia, se houver disponibilidade de lugares;
  • Se você não estiver em sua cidade de residência, hospedagem e transporte do aeroporto até a hospedagem (e vice-versa);
  • Se você estiver em sua cidade de residência, transporte até sua casa (e vice-versa);
  • Outro tipo de transporte para concluir sua viagem – como ônibus, van ou táxi – caso o destino seja próximo.

Saiba seus direitos em voos cancelados e conte sempre com a companhia aérea para resolver seus problemas nesses casos. Mesmo que seja um grande inconveniente, tem muitas soluções possíveis!

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