Guia para planejar uma viagem online: tudo o que você precisa saber! 

Para planejar uma viagem online é necessário fazer uma pesquisa completa sobre o seu próximo destino e definir um orçamento para curtir as principais atrações. Com as facilidades da internet, você pode acessar aplicativos e até comunidades de viajantes que vão te auxiliar a ter uma viagem completa e inesquecível!

Talvez você não se lembre bem, mas, há algumas décadas, as pessoas tinham de planejar suas viagens apenas com base em guias em formato de livro. 

Hoje, no entanto, muita coisa mudou: com um mundo de informações ao toque dos dedos, é possível — e super fácil — planejar uma viagem online, graças às facilidades da web.

Mas, afinal, como fazer isso da melhor maneira? De que modo a internet pode auxiliar a organização dos seus planos? 

Se você decidiu que quer viajar, mas ainda não sabe por onde começar, não se preocupe! 

Abaixo, vamos te ensinar o passo a passo para seu planejamento, desde a escolha do destino até o embarque. 

Vamos lá?

Como planejar uma viagem online?

Veja, a seguir, um passo a passo de como programar sua próxima viagem!

Pesquise sobre o seu próximo destino

Está pretendendo conhecer uma região diferente dentro do seu estado? A ideia é ir para outro continente? Parece óbvio, mas, antes de tudo, é fundamental ter certeza sobre o local para onde você quer viajar. 

Uma dica inicial é fazer uma lista de lugares que gostaria de conhecer. Realize uma busca rápida sobre os principais pontos turísticos e experiências que aquele local oferece e veja se é o que você procura.

Em seguida, tente observar se o que deseja é uma cidade mais badalada ou um lugar mais tranquilo para descansar. Procure também sobre como é esse destino durante o período em que você pensa em viajar. Alguns lugares oferecem atrações incríveis durante o verão, mas não são tão atrativos durante o inverno e vice-versa. 

Feito isso, procure na internet por blogs ou canais no Youtube que falem mais detalhes sobre aquele destino. Para isso, busque por palavras-chave como:

  • Nome do destino + o que fazer;
  • Nome do destino +principais pontos turísticos;
  • Nome do destino + melhores hospedagens.

Anote as principais dicas que fazem sentido e vá traçando o rascunho de um roteiro. Falaremos disso adiante, mas é um bom momento para já ir pensando: se você for visitar múltiplos destinos, por qual cidade pode começar e quais irá visitar até o destino final? 

Leve em consideração como será feita a locomoção entre esses locais, como passagens aéreas, táxis, entre outros meios.

Aliás, caso queira fazer algum passeio guiado, essa também pode ser a oportunidade de pesquisar os melhores serviços da cidade. E, claro, dar uma olhada nas hospedagens recomendadas por pessoas que já visitaram o local. 

Além disso, é muito importante buscar informações sobre o clima da região que você quer conhecer

Só assim é possível saber a melhor época para viajar, pois alguns lugares são mais agitados durante o verão. Enquanto durante as chuvas, as possibilidades de passeio são mais difíceis.

Por isso, sempre busque informações sobre o clima do lugar e os melhores meses para fazer a visita. 

Uma dica é saber exatamente como estará o clima na cidade durante a sua estadia. Alguns lugares possuem chuvas, mesmo em dias de verão. Portanto, pesquisar sobre o clima da região na época da sua estadia não pode faltar no seu planejamento. 

Além do clima, é importante saber a época da baixa e alta temporada. Isso é importante porque geralmente os preços de passagens aéreas e hospedagem possuem variações. Na baixa temporada os valores são mais em conta e a viagem acaba sendo mais tranquila.

Na alta temporada os preços se elevam e o número de turistas é maior. Pesquise muito bem e sempre compre os seus pacotes de viagem com antecedência. Assim, você consegue economizar e curtir.

Faça uma previsão de gastos

Cédulas de dinheiro em cima de um mapa mundi. 

Hora de pensar em todos os gastos da sua viagem: café da manhã (caso não esteja incluso na hospedagem), almoço, jantar, transportes entre os pontos turísticos, passeios e, claro, compras que você pode fazer. 

A ideia aqui é visualizar uma média diária de gastos e multiplicar pelo tempo de viagem.

Para saber quanto custa, em média, cada detalhe, confira os blogs e vídeos de quem já foi para o local — já que, geralmente, esses viajantes costumam compartilhar o orçamento da viagem. 

Você pode, ainda, checar nos sites de restaurantes, museus e até simular corridas em apps como Uber.

Além disso, anote o quanto poderá gastar em passagens e hospedagens. Isso é o que vai definir como você chegará ao seu destino (avião ou ônibus, por exemplo), se vai viajar de classe econômica ou executiva, se vai se hospedar em um hotel cinco estrelas ou em hostel com quarto compartilhado. 

Lembre-se: existem opções para todos os bolsos!

Outra dica para calcular o preço da sua viagem são as plataformas que ajudam os viajantes a simular os valores de passagens aéreas, passeios e hospedagem. 

Geralmente essas ferramentas fornecem os preços atualizados que as empresas de viagens estão fornecendo no dia da sua pesquisa ou da sua provável viagem. 

Essa é uma ótima opção para planejar viagem online, pois você pode ter uma noção do quanto irá gastar e assim verificar quanto de orçamento você precisa para curtir as suas férias no seu destino escolhido. 

Compare os preços

Não importa o destino, na hora de planejar uma viagem online, todos buscam pelo melhor preço. Para te ajudar nisso, é importante comparar os preços e a internet torna esse processo bem mais rápido do que ir de loja em loja.

Se for de avião, use a MaxMilhas para conferir qual companhia está oferecendo o melhor valor para o período em que você quer viajar. Você pode, também, comparar diferentes datas para encontrar um melhor preço, além de dar uma olhada nas passagens aéreas promocionais. 

Na MaxMilhas você também encontra diversas opções de pacotes de viagem e hospedagem para economizar. 

Tanto pensando no transporte quanto na hospedagem, o foco deve ser encontrar o custo-benefício que caiba dentro do seu orçamento e, claro, deixe sua viagem ainda mais incrível.

Ao planejar uma viagem online, você também pode buscar pacotes de viagem ou excursões que sejam mais baratas e seguras. 

Normalmente essa modalidade inclui diversos passeios por um preço mais em conta, o que acaba sendo bem legal para quem já busca por roteiros planejados, sem se preocupar em montar roteiros de viagem.

Converse com outros viajantes

Seja mochilão, intercâmbio ou viagem para um final de semana: trocar experiências com outros viajantes é sempre uma boa ideia. Busque por pessoas que já fizeram viagens similares à sua em redes sociais, nas seções de comentários dos blogs ou do Youtube, por exemplo. 

Atualmente há inúmeros perfis no Instagram e TikTok com dicas de viagem sobre vários destinos ao redor do mundo. Vale a pena usar as redes sociais para fazer a sua pesquisa e ficar por dentro de tudo.

Além dessas opções, há grupos de Facebook e WhatsApp que também ajudam os viajantes a fazerem escolhas mais certeiras na hora de planejar uma viagem online. 

Dentre os principais grupos de WhatsApp que você pode conferir, temos alguns que podem te ajudar:

Por meio dessa troca, você descobre quais os melhores lugares para visitar, segredos sobre o local, boas rotas e lugares com melhor taxa de câmbio, o que evitará os famosos perrengues comuns a qualquer viagem. 

Ou seja, ouvir a opinião de outros viajantes é fundamental na hora de planejar uma viagem online, pois saber as experiências de outras pessoas traz mais segurança para você e sobre o destino para o qual você irá. 

Defina seu roteiro

Pessoa estudando mapa e planejando sua próxima viagem.

Após juntar todas as informações que você conseguir sobre o destino, é chegado o momento de definir seu roteiro

Considere o tempo entre os pontos turísticos para escolher onde e quando irá visitar. O roteiro de pontos turísticos não precisa ser seguido à risca, mas você pode definir algumas opções para cada dia, levando em conta a localização deles.

Confira também o tempo de viagem entre diferentes cidades ou países e como esse transporte pode ser feito. É importante se atentar aos horários de voos, ônibus, trem e a hospedagem, para que você sempre tenha um local para ficar entre um destino e outro.

Além dos pontos turísticos, faça uma pesquisa sobre a gastronomia local e escreva uma lista de restaurantes que você queira visitar e o que cada um deles oferece, para que, na hora da fome, sempre haja uma boa opção de onde comer.

Você pode elaborar o seu roteiro manualmente ou utilizar ferramentas como o Google Maps. A seguir, saiba como fazer roteiros de viagem usando essa inovação.

Defina sua forma de pagamento

Especialmente para quem viaja para fora do país, é importante definir quais serão suas formas de pagamento durante a viagem. Isso porque muitos locais não aceitam cartão, outros não possuem tantos caixas eletrônicos ou podem nem ter agência do seu banco.

Por isso, pesquise antes sobre como outros viajantes lidaram com isso e cheque se seu banco possui agência na cidade ou se seu cartão é aceito na região. 

Não deixe de pesquisar sobre a moeda local e as formas de conversão. Isso vai te ajudar muito na hora de levar dinheiro em espécie ou fazer transações financeiras com o cartão de crédito. 

A dica aqui é sempre ter, pelo menos, duas formas de pagamento para não ficar na mão.

Guarde as informações importantes

Bilhete aéreo ao lado de um passaporte.

Como você está organizando toda sua viagem, é preciso manter as informações importantes em lugares de fácil acesso.

Documentos de identificação como RG, passaporte. O seguro viagem é outro documento importante que não pode faltar no seu planejamento.

Além deles, os bilhetes da sua passagem e a reserva da sua hospedagem também devem ser guardados com muito cuidado. 

A dica é registrá-las em algum app de bloco de notas ou no Google Drive, uma opção menos arriscada do que as anotações em papel (ninguém quer esquecer os próprios dados porque uma folha sumiu, certo?). 

No entanto, não se esqueça de contar com um bom plano de internet móvel, assim como um carregador, para acessar suas informações enquanto estiver fora de casa depois.

Baixe os apps indispensáveis

E já que o assunto são os aplicativos, use e abuse dos apps que tornarão sua viagem ainda melhor!

Confira alguns aplicativos que consideramos indispensáveis:

Google Maps

Com o Google Maps você pode pesquisar sobre o seu destino, conhecer os locais principais e montar rotas inteligentes para facilitar a sua viagem. É uma grande facilidade, pois, antes de chegar ao destino você já sabe quais são os melhores lugares e as melhores rotas.

Além disso, você pode acessar os mapas offline. Basta baixá-los e armazená-los no seu celular. Para acessar essa funcionalidade, basta ter uma conta cadastrada no Gmail, acessar o Google My Maps e fazer mapas customizados sobre a sua viagem. 

No computador, a funcionalidade pode ser acessada pelo próprio. Já no Smartphone, basta baixar o Google My Maps na sua loja de aplicativos favorita. 

O app é utilizado exclusivamente para montar mapas pelos dispositivos móveis. Quando você finaliza o seu roteiro, o mapa é salvo no Google Drive e pode ser acessado sempre que você quiser.

Para começar a montar o seu roteiro no Google Maps, siga o passo a passo:

1. Abra o Google My Maps e escolha um nome para o seu mapa

Nessa etapa basta abrir o aplicativo ou o site no computador e clicar em “Criar mapa”. Lá você colocará um nome, o que vai facilitar muito na hora de procurar o arquivo no Google Drive. 

2. Em seguida, selecione os pontos de interesse no seu mapa

Comece a preencher o seu mapa com os locais que você quer conhecer durante a sua estadia, como pontos turísticos, bares, restaurantes e atrações.

3. Defina o que você fará em cada dia de viagem

Após escolher os lugares, você saberá exatamente quanto tempo de deslocamento será necessário para chegar lá e os melhores dias. Assim, é hora de definir quando você fará isso.

Com o Google My Maps você consegue montar a ordem dos passeios de forma prática e eficiente. 

Comece pesquisando sobre os horários de funcionamento de cada atração e calcule o tempo que você quer passar em cada uma delas.

Depois, se for possível, selecione os pontos mais próximos um do outro e defina um dia para conhecer esses lugares.

Para as atrações mais distantes, programe-se para verificar com antecedência meios de deslocamento. 

No aplicativo você consegue diferenciar os dias alterando as cores dos botões de cada rota. 

Outras aplicações que você pode aproveitar no Google My Maps são:

  • Definir o caminho a ser percorrido no mapa, o que é opcional, mas pode te ajudar a ter uma ideia das ruas e vielas por onde você poderá passar;
  • Calcular o tempo entre um destino e outro;
  • Pesquisar a possibilidade de transporte público no seu local.

Google Translation/Word Lens

O Google Translator e o Google Lens são ideais para quem vai viajar para fora, especialmente se for um país cujo idioma nativo você não fala ou não domina. 

XE Converter

XE Converter é uma calculadora de taxa de câmbio para você evitar prejuízos na troca de moeda. Essencial para viagens internacionais. 

Time Buddy

World Time Buddy é um conversor de fuso horário com diversas informações sobre o tema. Bom para quem costuma se perder em relação às horas dependendo da viagem.

Sygic Travel Maps

Um aplicativo que planeja a sua viagem e gera roteiros de passeios, trazendo uma ótima praticidade para você. Com o Sygic você encontra diversas atrações, passeios, pontos turísticos, hotéis e muito mais. 

FlightaWare

Esse app é para quem morre de medo de perder o horário do voo. Com o FlightaWare, você consegue rastrear os seus voos em tempo real e ainda fica por dentro do horário de embarque e possíveis cancelamentos. 

PackPoint

O PackPoint é um app focado em organizar a sua bagagem. Funciona assim: você se informa sobre a duração da sua viagem e o clima do destino em questão. 

Em seguida, o app te ajuda a organizar todos os itens para você levar, tanto na bagagem de mão como na mala despachada.

Localeur

O Localeur é o app ideal para deixar você por dentro de tudo o que está rolando no seu destino. 

Quando chegamos a algum lugar, é normal a sensação de deslocamento e confusão. Não sabemos por onde começar, mas com o app você fica sabendo das melhores atrações para aproveitar. 

Wikiloc

Ideal para quem viaja de carro, o Wikiloc oferece trilhas de GPS espalhadas ao redor do mundo para você seguir em busca do destino final da sua viagem.

O mais interessante é que o aplicativo funciona como uma comunidade, na qual diversos viajantes registram os seus percursos e dão dicas para os outros usuários.

Couchsurfing Travel App

O Couchsurfing conecta moradores locais com viajantes. Ideal para quem busca viajar economizando na hospedagem e ainda quer um contato mais próximo com os nativos de cada região. 

O melhor é que tudo é gratuito e você ainda leva para casa muito conhecimento e cultura.

Agora, é só fazer as malas!

Seguindo esse guia, planejar uma viagem online será uma experiência prazerosa e divertida. 

Na dúvida, já sabe: pesquise bastante sobre o seu destino, anote todas as dicas, organize seu roteiro e bom passeio! E não esqueça de adquirir os melhores pacotes de passagens aéreas com a MaxMilhas!

 

Deixe um Comentário