Guia para planejar uma viagem online: tudo o que você precisa saber! 

Talvez você não se lembre bem, mas, há algumas décadas, as pessoas tinham de planejar suas viagens apenas com base em guias em formato de livro. Hoje, no entanto, muita coisa mudou: com um mundo de informações ao toque dos dedos, é possível e super fácil planejar uma viagem online, graças às facilidades da web.

Mas, afinal, como fazer isso da melhor maneira? De que modo a internet pode auxiliar a organização dos seus planos? Se você decidiu que quer viajar, mas ainda não sabe por onde começar, não se preocupe! Abaixo, vamos te ensinar o passo a passo para seu planejamento, desde a escolha do destino até o embarque. 

Vamos lá? 😉

Pesquise sobre o seu próximo destino

Está pretendendo conhecer uma região diferente dentro do seu estado? A ideia é ir para outro continente? Parece óbvio, mas, antes de tudo, é fundamental ter certeza sobre o local para onde você quer viajar. 

Uma dica inicial é fazer uma lista de lugares que gostaria de conhecer. Realize uma busca rápida sobre os principais pontos turísticos e experiências que aquele local oferece e veja se é o que você procura.

Aqui, tente observar se o que deseja é uma cidade mais badalada ou um lugar mais tranquilo para descansar. Procure também sobre como é esse destino durante o período em que você pensa em viajar. Alguns lugares oferecem atrações incríveis durante o verão, mas não são tão atrativos durante o inverno e vice-versa. 

Feito isso, procure na internet por blogs ou canais no Youtube que falem mais detalhes sobre aquele destino. Para isso, busque por palavras-chave como:

  • Nome do destino + o que fazer/principais pontos turísticos/melhores hospedagens, etc. 

Anote as principais dicas que fazem sentido e vá traçando o rascunho de um roteiro. Falaremos disso adiante, mas é um bom momento para já ir pensando: se você for visitar múltiplos destinos, por qual cidade pode começar e quais irá visitar até o destino final? Leve em consideração como será feita a locomoção entre esses locais, como passagens áreas, táxis, entre outros meios.

Aliás, caso queira fazer algum passeio guiado, essa também pode ser a oportunidade de pesquisar os melhores serviços da cidade. E, claro, dar uma olhada nas hospedagens recomendadas por pessoas que já visitaram o local. 

Faça uma previsão de gastos

Hora de pensar em todos os gastos da sua viagem: café da manhã (caso não esteja incluso na hospedagem), transportes entre os pontos turísticos em questão, almoço, jantar, passeios e, claro, compras que você pode fazer. A ideia é aqui é visualizar uma média diária de gastos e multiplicar pelo tempo de viagem.

Para saber quanto custa, em média, cada detalhe, confira os blogs e vídeos de quem já foi para o local — já que, geralmente, esses viajantes costumam compartilhar o orçamento da viagem. Você pode, ainda, checar nos sites de restaurantes, museus e até simular corridas em apps como Uber e Cabify.

Além disso, anote o quanto poderá gastar em passagens e hospedagens. Isso é o que vai definir como você chegará ao seu destino (avião ou ônibus, por exemplo), se vai viajar de classe econômica ou executiva e se hospedará num hotel cinco estrelas ou em um com quarto compartilhado. 

Lembre-se: existem opções para todos os bolsos!

Compare os preços

Não importa o destino, na hora de planejar uma viagem online, todos buscam pelo melhor preço. Para te ajudar nisso, é importante comparar os preços e a internet torna esse processo bem mais rápido do que ir de loja em loja.

Se for de avião, use a Maxmilhas para conferir qual companhia está oferecendo o melhor valor para o período em que você quer viajar. Você pode, também, comparar diferentes datas para encontrar um melhor preço, além de dar uma olhada nas passagens aéreas promocionais. 

Tanto pensando no transporte quanto na hospedagem, o foco deve ser encontrar o custo-benefício que caiba dentro do seu orçamento e, claro, deixe sua viagem ainda mais incrível.

Converse com outros viajantes

Seja mochilão, intercâmbio ou viagem para um final de semana, trocar experiências com outros viajantes é sempre uma boa ideia. Busque por pessoas que já fizeram viagens similares à sua em redes sociais, nas seções de comentários dos blogs ou do Youtube, por exemplo. 

Por meio dessa troca, você descobre quais os melhores lugares para visitar, segredos sobre o local, boas rotas e lugares com melhor taxa de câmbio, o que evitará os famosos perrengues comuns a qualquer viagem. 

Defina seu roteiro 

Depois de juntar todas as informações que você conseguir sobre o destino, é chegado o momento de definir seu roteiro. 

Leve em consideração o tempo entre os pontos turísticos para escolher onde e quando irá visitar. O roteiro de pontos turísticos não precisa ser seguido à risca, mas você pode definir algumas opções para cada dia, levando em conta a localização deles.

Confira também o tempo de viagem entre diferentes cidades ou países e como esse transporte pode ser feito. É importante se atentar aos horários de vôos, ônibus, trem e a hospedagem, para que você sempre tenha um local para ficar entre um destino e outro.

Além dos pontos turísticos, faça uma pesquisa sobre a gastronomia local e escreva uma lista de restaurantes que você queira visitar e o que cada um deles oferece, para que, na hora da fome, sempre haja uma boa opção de onde comer.

Defina sua forma de pagamento

Especialmente para quem viaja para fora do país, é importante definir quais serão suas formas de pagamento durante a viagem. Isso porque muitos locais não aceitam cartão, outros não possuem tantos caixas eletrônicos ou podem nem ter agência do seu banco.

Por isso, pesquise antes sobre como outros viajantes lidaram com isso e cheque se seu banco possui agência na cidade ou se seu cartão é aceito na região. 

A dica aqui é sempre ter, pelo menos, duas formas de pagamento para não ficar na mão.

Guarde as informações importantes

Como você está organizando toda sua viagem, é preciso manter as informações importantes em lugares de fácil acesso.

A dica é registrá-las em algum app de bloco de notas, uma opção menos arriscada do que as anotações em papel (ninguém quer esquecer os próprios dados porque uma folha sumiu, certo?). No entanto, não se esqueça de contar com um bom plano de internet móvel, assim como um carregador, para acessar suas informações enquanto estiver fora de casa depois.

Baixe os apps indispensáveis

E já que o assunto são os aplicativos, use e abuse dos apps que tornarão sua viagem ainda melhor!

Confira alguns aplicativos que consideramos indispensáveis:

  • Google Maps: mapa para você em qualquer lugar do mundo. Existe, inclusive, a opção offline, onde você baixa o mapa de determinado lugar e pode consultar mesmo sem estar conectado(a) a um plano de internet;
  • Google Translation/Word Lens: ideais para quem vai viajar para fora, especialmente se for um país cujo idioma nativo você não fala;
  • XE Converter: calculadora de taxa de câmbio para você evitar prejuízos na troca de moeda;
  • Time Buddy: conversor de fuso horário com diversas informações sobre o tema para quem costuma se perder em relação às horas dependendo da viagem.

Agora, é só fazer as malas!

Seguindo esse guia, planejar uma viagem online será uma experiência prazerosa e divertida. 

Na dúvida, já sabe: pesquise bastante sobre o seu destino, anote todas as dicas, organize seu roteiro e bom passeio!

Deixe um Comentário