Passo a passo: como tirar passaporte

Sem tempo para ler? Aperte o play para poder ouvir o conteúdo! 🙂

Se você tem dúvidas sobre como tirar passaporte, não se preocupe, pois você não está sozinho nessa: a gente sabe que a documentação envolvida em um processo de viagem pode parecer complicada – principalmente quando se trata de  de uma viagem para o exterior. 

Ainda que existam alguns destinos em que você nem ao menos precisa de apresentar o passaporte para viajar, a lista de lugares em que o documento é exigido é bem grande. Por isso, trouxemos algumas dicas para te mostrar que o processo de emitir um passaporte não precisa ser um bicho de sete cabeças! 

Como tirar passaporte

1. Qual o seu destino de viagem? 

Antes de entender melhor como tirar passaporte, é importante que você entenda as exigências do seu destino de viagem quanto à documentação. 

Dizemos isso por conta do prazos envolvidos no processo. Além dos países em que você não precisa de passaporte, existem os países que não exigem visto para a entrada de turistas brasileiros, dependendo do seu tempo de estadia por lá. Pensando que o processo de visto envolve seus próprios prazos, a sua escolha de quando dar início à sua emissão de passaporte vai ser crucial para que tudo dê certo na sua viagem! 

Por exemplo, se você vai viajar para Buenos Aires, você pode embarcar portando apenas seu RG. Caso seu destino seja quinze dias em Frankfurt, na Alemanha, você pode preparar as malas e levar apenas seu passaporte, sem a necessidade de visto. Já no caso de quem sonha em conhecer Nova York, vai precisar ter em mãos o passaporte com o visto americano. 

Em outras palavras: algumas viagens vão precisar de um prazo maior para que você consiga se organizar diante da documentação necessária e, portanto, deixar para tirar passaporte em cima da hora pode complicar o meio de campo e te fazer perder a sua viagem 🙁 

Fique atento na hora de se programar! 

2. Separe os documentos necessários

Tudo bem, entendido as especificidades burocráticas do seu destino, agora é hora de de passarmos para uma das partes que levantam mais dúvidas entre quem quer saber como tirar passaporte: separar os documentos necessários para o processo!

Um ponto importante é que situações específicas demandam documentações diferentes. Durante a solicitação de emissão no próprio site da Polícia Federal, você vai perceber que vai ser necessário selecionar algumas opções até chegar no preenchimento do formulário de pedido de emissão de passaporte. 

Mas relaxa, a fim de facilitar o seu trabalho, nós listamos tudo o que você pode precisar para realizar a solicitação 😉 

Documento de identificação com foto

  • Maiores de 12 anos: neste caso, são aceitos carteira de identidade, carteira funcional, carteira de habilitação (acompanhada de outro documento que comprove local de nascimento), carteira de trabalho, carteira de identidade do indígena (ou declaração da FUNAI, no caso de indígenas não integrados);
  • Menores de 12 anos: necessário a apresentação de certidão de nascimento, caso não tenha outro documento oficial de identificação ainda;
  • Menores de 3 anos: além de ser necessário que a criança esteja presente tanto na solicitação quanto na entrega do passaporte, além da certidão de nascimento, é necessária a apresentação de uma foto no tamanho 5×7 colorida e recente; 
  • Menores emancipados: é necessário que levem o documento que comprove a emancipação.

No caso de mudança de nome

Não é necessário que todos os documentos da pessoa já apresentem o novo nome adotado, mas é preciso que você informe e comprove todos os nomes anteriores ao atual!

  • Alteração por casamento, separação ou divórcio: certidão de nascimento, de casamento, de divórcio ou inteiro teor, desde que constem com o nome atual e anterior; 
  • Alteração por mudança de sexo, reconhecimento de paternidade ou adoção: apesar de não ser necessário certidão que ateste o nome anterior, além de um documento antigo que conste o nome antigo, é recomendável que você leve o documento de sentença judicial original ou em cópia autenticada que atesta essa mudança; 
  • Alteração por decisão judicial: será necessário que você leve a certidão atualizada, em que estejam expressos o nome atual e o antigo.

Autorização para menores

Caso o passaporte esteja sendo emitido para menores de 18 anos, é necessário que seja apresentada uma autorização. O tipo de autorização varia conforme quem está acompanhando o menor ao posto da Polícia Federal, mas, independentemente da situação em questão, essa autorização deve ter sido emitida há um prazo menor que um ano da data de requerimento de passaporte

Outros documentos para ter em mãos

  • Certificado de Naturalização, no caso de você ser um brasileiro naturalizado;
  • Comprovante bancário do pagamento da GRU – Guia de Recolhimento da União (vamos falar disso mais à frente! 😉 );
  • Seu passaporte anterior, caso ainda esteja válido.

O que você NÃO precisa apresentar

  • Documento que comprove regularidade eleitoral (para passaportes emitidos à pessoas entre 18 e 70 anos) serão checados no próprio sistema da PF; 
  • Documento de comprovação de Serviço Militar (para homens entre 18 e 45 anos) serão checados pelo próprio sistema da PF. 

Atenção: lembre-se de que cópias, mesmo que autenticadas, não serão aceitas. Todos os documentos devem ser originais

No caso de maiores dúvidas, você pode acessar a lista de documentos diretamente no site da Polícia Federal aqui neste link.

3. Preencha o formulário no site da Polícia Federal

Depois que você conferiu toda a documentação que citamos no tópico anterior, acesse o site da Polícia Federal para preencher o formulário eletrônico de requerimento de passaporte.

Você vai ver que essa etapa é bem simples e intuitiva, com campos a serem preenchidos a partir de seus dados pessoais e de seus documentos. Além disso, a última etapa do formulário é uma espécie de resumo de tudo o que você inseriu nos campos ali, então fique atento e confira todas as informações passadas para que seu passaporte não tenha erros e atrase para ser emitido 😉 

PF - como tirar passaporte

4. Realize o pagamento da GRU

Com todas as informações preenchidas, você será direcionado para uma página que vai gerar um boleto de cobrança. Para tirar o passaporte, é cobrada uma taxa chamada de Guia de Recolhimento da União (GRU). 

Atualmente, o valor cobrado é de R$ 257,25 e o pagamento é realizado via boleto bancário. Somente após a confirmação do pagamento, você será liberado para realizar o agendamento da data do seu comparecimento na Polícia Federal com o seu número de protocolo.

5. Agende seu atendimento na Polícia Federal 

Com o seu número de protocolo de pagamento da GRU em mãos, volte ao site da Polícia Federal para agendar o seu atendimento em um posto da PF da sua cidade ou região. Você será redirecionado a estas páginas: 

PF - como tirar passaporte

Você pode selecionar para agendar mais de um passaporte de uma só vez. Isso torna o processo de tirar o passaporte de famílias, por exemplo, mais simples 😉 PF - como tirar passaporte

É importante lembrar que nem todos os postos de atendimento solicitam o agendamento prévio. Sendo assim, para não perder a viagem, busque mais informações no site da Polícia Federal. Outra opção é entrar em contato com a sede responsável pelo atendimento na sua cidade ou região.

6. Compareça ao posto da Polícia Federal na data marcada

Essa é uma das partes mais simples do processo de como tirar passaporte! Compareça ao posto responsável no dia marcado para o registro dos seus dados na Polícia Federal e aguarde o oficial chamar o seu nome. Não se esqueça de levar todos os documentos citados junto com o comprovante de pagamento do GRU e um comprovante de residência.

Além de conferir toda a sua documentação, o oficial responsável também vai tirar a sua foto 3×4, que será impressa no documento, recolher as suas impressões digitais e solicitar a sua assinatura.

Depois da realização desse processo, você vai receber um papel com o número do seu protocolo e uma data prevista para a entrega do seu passaporte. E voilà: seu passaporte já está em processamento de emissão!

7. Volte à Polícia Federal para retirar seu passaporte

O prazo estipulado para a produção e a entrega do passaporte é de 10 dias úteis, entretanto há, sim, casos em que o documento pode ser entregue antes da data prevista. Nesses casos, você vai receber um aviso no e-mail informado ou em uma ligação do oficial responsável pela entrega.

Para retirar o passaporte basta ir ao posto da Polícia Federal com o seu protocolo na data estipulada. O oficial vai entregar o documento e solicitar que você faça a sua assinatura no passaporte da mesma maneira que assinou o leitor digital quando levou a sua documentação.

Depois de assinar o passaporte você é liberado e está pronto para viajar para os países que não exigem visto de entrada para brasileiros. São vários lugares para conhecer e aproveitar! Caso o seu destino solicite a emissão de visto, você deve se informar sobre quais são as exigências de cada país a fim de solicitar a sua entrada e começar a arrumar as malas.

Resumo sobre o processo de como tirar passaporte

Ufa! Muita informação, né? Caso surja alguma dúvida de última hora, vamos a um pequeno resumo sobre como tirar passaporte: 

  1. Certifique-se de ter todos os documentos necessários para que você (ou para alguém sob sua responsabilidade) consiga iniciar o processo de emissão de passaporte; 
  2. Entre no site da Polícia Federal para preencher o formulário de requerimento; 
  3. Confira todos os dados informados durante o preenchimento; 
  4. Pague a GRU (e lembre-se de guardar o comprovante de pagamento!); 
  5. Agende seu atendimento no posto da Polícia Federal (caso necessário);
  6. Compareça ao posto da PF com seus documentos e guia de pagamento em mãos. Lembre-se que a sua foto 3×4, usada no documento, será tirada na hora 😉
  7. Volte ao mesmo posto da PF para pegar seu passaporte na data marcada. 

Viu como tirar passaporte é fácil? É necessário ressaltar, no entanto, que, mesmo sendo um procedimento prático, o tempo estimado para realizar todos os trâmites de tirar o passaporte pode ser um pouco demorado.

Por isso, caso você já tenha alguma viagem programada, comece a se organizar para dar início ao processo de tirar o passaporte com três meses de antecedência da data de ida. Dessa forma, você estará preparado para imprevistos ou demoras no prazo de entrega do documento! 😀

Além disso, lembre-se que dependendo do seu destino, ter o passaporte em mãos pode ser apenas o início do seu processo burocrático de viagem. Fique atento às regras de visto de cada país! 

Agora que você já sabe como tirar passaporte, já pode planejar a viagem e com isso a gente também pode te ajudar. Ache passagens econômicas e comece a riscar a lista de países que você quer conhecer!

Deixe um Comentário